TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE PESSOAS I

Tese: GESTÃO DE PESSOAS I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  Tese  •  2.559 Palavras (11 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 11

1. INTRODUÇÃO

As relações de trabalho, gestão de pessoas e a responsabilidade social empresarial, vêm sendo cada vez mais importantes nas organizações, uma vez que por meio destes. Tenha mais sucesso. Na seqüência veremos: Gestão de Pessoas, Relações de Trabalho, Responsabilidade Social Empresarial e as considerações finais, respectivamente. A teoria da relação de trabalho surgiu e ganhou projeção na Alemanha nazista, através do anticontratualismo, também na Itália facista com o institucionalismo. Esses sistemas visavam a economia do Estado, onde o trabalhador e o empresário não tinham liberdade de escolha, senão trabalhar e produzir. O trabalhador era um hipossuficiente. Seu estado de necessidade retirava-lhe o poder de escolha, obrigando-o a trabalhar para manter-se. Do outro lado, o empresário era obrigado a contribuir para a produção nacional. Os direitos e obrigações de cada um estavam dispostos num Estatuto editado pelo Estado. Não havendo o acordo de vontade que caracteriza o contrato, entendiam que se tratava de uma relação de trabalho não contratual. Em oposição a essa corrente havia o contratualismo intervencionista, que apesar de verem a hipossuficiência do trabalhador e de estabelecer garantias legais mínimas que não poderiam ser renunciadas, permitiam que outros direitos fossem negociados segundo a vontade das partes. O trabalhador era protegido por garantias mínimas, conservando o poder de escolha para quem, onde e de que forma trabalhar, além de poder negociar direitos supervenientes à garantia mínima. Essa corrente de pensadores via na relação de trabalho contratual.

2.DESENVOLVIMENTO

Há mais de 125 anos a GE tem demonstrado comprometimento absoluto como desempenho baseado na Integridade, que é considerado o valor número um da empresa. Ao mesmo tempo em que conquista novos negócios e se expande para novas regiões, estabelecendo um marco sólido de crescimento sustentado, constrói uma reputação internacional de conduta legal e ética. Seus princípios e balizadores de conduta estão a seguir.

• Obedeça às leis e regulamentos aplicáveis à nossa conduta nos negócios em todo mundo;

• Seja honesto justo e confiável em todas as suas atividades e relacionamentos na GE;

• Evite qualquer conflito de interesse entre assuntos profissionais e pessoais;

• Estimule uma atmosfera na quais práticas trabalhistas justas se estendam a todos os membros da diversidade da GE.

• Esforce-se para criar um local de trabalho seguro, assim como proteger o meio ambiente;

• Através da liderança em todos os níveis, mantenha uma cultura na qual a conduta ética seja reconhecida, valorizada e exemplificada por todos os colaboradores.

Atualmente a preocupação com o meio ambiente esta cada vez presente, as grandes e pequenas empresas têm sido cada vez mais responsabilizadas pela correta utilização dos recursos naturais, aproveitamento dos resíduos industriais, coleta seletiva, e com o retorno dos produtos depois de findo seu ciclo de vida, como na logística reversa. Essa tendência ocorre pela conscientização do consumidor moderno e da conseqüente procura de produtos e atitudes que gerem melhoria para o meio ambiente ou comunidade, valorizando aspectos ligados à cidadania. As companhias atualmente para manter bases sólidas, devem ter um desenvolvimento de estratégias empresariais competitivas por meio de soluções socialmente corretas, ambientalmente sustentáveis e economicamente viáveis. A GE, empresa global, leva a questão da sustentabilidade de uma forma extremamente profissional, legal e ética, visto a complexidade dos seus produtos; esta preocupada com questões ambientais, se utiliza da parceria com a empresa SLOTTER que tem como

Responsabilidade a análise do produto informando quais os cuidados no estoque, manuseio, transporte e qual o descarte adequado de seus produtos.

Um time sem fronteiras, operando no suporte ao cliente com tecnologia, produto e serviços de motores excepcionais. Essa visão é alcançada através do suporte ao ciclo de vida do produto do cliente, e com nosso compromisso com a segurança, confiança, eficiência, e contínuo comprometimento com o empregado.

3- GESTÃO DE PESSOAS I

A moderna Gestão de Pessoas consiste em várias atividades, como descrição e análise de cargos, planejamento de RH, recrutamento, seleção, orientação e motivação das pessoas, avaliação do desempenho, remuneração, treinamento e desenvolvimento, relações sindicais, segurança, saúde e bem estar, etc.

A administração de Recursos Humanos refere-se às políticas e praticas necessárias para se administrar o trabalho das pessoas, que são:

1. Análise e descrição de cargos.

2. Desenho de Cargos.

3. Recrutamento e seleção de pessoal.

4. Admissão de candidatos selecionados.

5. Orientação e integração de novos funcionários.

6. Administração de cargos e salários.

7. Incentivos salariais e benefícios sociais.

8. Avaliação do desempenho dos funcionários.

9. Comunicação aos funcionários.

10. Treinamento e desenvolvimento de pessoal.

11. Desenvolvimento organizacional.

12. Higiene, segurança e qualidade de vida no trabalho.

13. Relações com empregados e relações sindicais.

Essas políticas e práticas podem ser resumidas em seis processos básicos:

1) Processo de agregar pessoas: são os processos utilizados para incluir novas pessoas na empresa. Podem ser denominados processos de provisão ou de suprimento de pessoas. Incluem melhorar a produtividade e os resultados no trabalho.

A área de Recursos Humanos é responsável por ações como recrutamento, seleção, treinamento, planos de cargos e salários, contratação, remuneração e questões trabalhistas. Contudo, para uma atuação estratégica, deve, ainda, adotar medidas para desenvolver talentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com