TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE PROJETOS NO SETOR PÚBLICO (GPSP)

Por:   •  17/2/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.095 Palavras (5 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 5

1. A gestão de projetos permite realizar mais trabalho em menos tempo e com menos pessoas.

Quando a Gestão de Projetos é executada mediante estudos preliminares e com a utilização de um planejamento bem elaborado proporciona menos desperdícios de tempo e de recursos, possibilitando assim que o resultado seja alcançado envolvendo menos tempo e com menos pessoas.

Com a utilização de recursos especializados, principalmente humanos, haverá uma economia com pessoal e aumento na produtividade do projeto. Sendo a lucratividade inerente á presença do controle, permitindo a manutenção de mudanças de escopo.

2. A gestão de projetos possibilitará maior controle das mudanças de escopo.

Na Gestão de Projetos as mudanças de escopo podem ocorrer ao longo do ciclo de vida do projeto, algumas podem até ser desejáveis, outras podem inviabilizar o projeto, sendo preferível o seu término. Para que o gestor possa controlar essas mudanças e tomar decisões, são desejáveis pontos de controle ao longo do desenvolvimento do projeto, para que o gestor possa avaliar e promover ações corretivas em tempo.

De acordo com o PMBOK, um projeto possui três fatores fundamentais, o custo, o tempo e o escopo. Sendo assim, a arte de gerenciar um projeto está em manter um equilíbrio entre os três. (PMI, 2004).

Como os três são interdependentes, se mudar um os outros também se modificam. Sendo que dos três o mais difícil de se determinar é o escopo, por isso o PMBOK incluiu em 2004 um processo de “declaração do escopo preliminar do projeto” ainda na fase de iniciação, antes do planejamento.(PMI, 2004).

No planejamento existem dois processos ligados diretamente ao escopo do projeto, o “planejamento do escopo” e a “definição do escopo”. Facilitando o gerenciamento e controle das mudanças de escopo e os custos que podem ocasionar.

3. A gestão de projetos torna a organização mais eficiente e efetiva, por intermédio de melhores princípios de comportamento organizacionais.

Após a conclusão da gestão de um projeto todo conhecimento adquirido deve ser disseminado, visando estimular a utilização das melhores práticas aprendidas ao longo do ciclo de vida do projeto. Esta etapa de compartilhamento de conhecimento com a organização deve estar presente na fase de encerramento do projeto, pois trará grande produtividade e crescimento tornando a organização mais eficiente e mais eficaz para competir no mercado. É claro que a resistências às mudanças são muito comuns em organizações, em especial em organizações públicas, para isso também a gestão de mudanças deve receber especial atenção durante o ciclo de vida do projeto.

4. A gestão de projetos fornece um meio de resolver problemas.

A Gestão de Projetos cria possibilidade para resolução dos problemas, um planejamento bem elaborado e bem executado traz vantagens importantíssimas na execução do projeto, haja vista, os projetos nascem da necessidade de se aproveitar uma oportunidade externa, de se resolver problemas identificados ou de se evitar riscos identificados.

5. Todos os projetos serão beneficiados com a gestão de projetos.

Independentemente do tamanho ou tipo de projeto, todos serão beneficiados com o gerenciamento do projeto evitando com isso redução da probabilidade de fracasso de um projeto, desde que todas as técnicas de gerenciamento sejam aplicadas corretamente.

A antiga crença de que apenas projetos de grandes proporções se beneficiariam do gerenciamento de projetos já foi superada e no presente já se sabe que não importa a dimensão do projeto, o gerenciamento de projetos sempre gera benefícios para a organização. (Kerzner apud INSTITUTO A VEZ DO MESTRE – WDIREITO, 2010).

“O tamanho da organização é irrelevante, todas as empresas necessitam do gerenciamento de projetos para o seu sucesso.” (KERZNER apud SOELTL, 2006).

6. A gestão de projetos aumenta a qualidade.

O gerenciamento de projetos é considerado como a melhor alternativa para que as organizações possam manter e melhorar suas atividades rotineiras e desenvolver novos produtos, aumentar a qualidade, aproveitar oportunidades do ambiente externo e outros benefícios de uma boa gestão de projetos. Deparando-se com novos desafios as organizações vem enfrentando no presente, manter-se focada nos objetivos estratégicos e, ao mesmo tempo adaptar-se às mudanças externas, A gestão de projetos, através do planejamento e controle bem executados, mantem um nível de qualidade dentro do esperado, ou às vezes superior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (76.3 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com