TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DO CONHECIMENTO

Tese: GESTÃO DO CONHECIMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  Tese  •  2.557 Palavras (11 Páginas)  •  554 Visualizações

Página 1 de 11

GESTÃO DO CONHECIMENTO

AULA 2 – Empresa criadora do conhecimento – Cap. 2. – p. 39-53

“Em uma economia onde a única certeza é a incerteza, a fonte certa de vantagem competitiva duradoura é o conhecimento. Quando os mercados transformam-se, as tecnologias proliferam, os competidores multiplicam-se e os produtos tornam-se obsoletos quase do dia para a noite, as empresas bem- sucedidas são as que criam consistentemente novos conhecimentos, disseminam-no amplamente pela organização e o incorporam rapidamente em tecnologias e produtos. Essas atividades definem a empresa ‘criadora do conhecimento’, cujo negócio principal é a inovação constante.” (TAKEUCHI e NONAKA, 2008, p. 39).

A respeito da Gestão do Conhecimento, responda as seguintes questões:

1. Considerando as informações a seguir, aponte a alternativa correta:

I. Para ser útil, a informação não precisa transformar-se em conhecimento.

II. O conhecimento dos colaboradores consiste para as organizações em bens intangíveis, representado por capital intelectual.

III. O conhecimento dos colaboradores sempre foi um fator valorizado nas empresas.

IV. A gestão do conhecimento se preocupa com a criação e disseminação do conhecimento na empresa com foco principal na excelência organizacional.

V. Dados geram informações que geram conhecimento internalizado e tomam formas de ações e experiências em um contexto específico.

Estão corretas apenas as alternativas:

a) I, II e V b) I, III e V c) II, III e IV d) III e V e) II, IV e V

2. Considerando as informações a seguir, aponte a alternativa incorreta:

I. O conhecimento propicia novas idéias e inovação, logo, a gestão do conhecimento visa saber usar o conhecimento para obtenção de novas idéias e gerar processos de melhoria.

II. A empresa criadora de conhecimento não tem a preocupação de tornar o conhecimento pessoal disponível para os outros, pois a disseminação do conhecimento é um processo natural entre os indivíduos na organização, que não requer intervenção organizacional.

III. O conhecimento explícito é pessoal e específico ao contexto, de difícil formalização e por isso difícil de comunicar aos outros. No conhecimento explícito a habilidade técnica provém da experiência, da habilidade informal, onde frequentemente não é possível articular os princípios científicos e técnicos por trás do conhecimento; ele está carregado de modelos mentais, crenças, valores, perspectivas, visão de mundo.

IV. A articulação dos fundamentos do conhecimento tácito leva à conversão em conhecimento explícito que pode ser compartilhado na empresa.

V. O conhecimento tácito é formal e sistemático, pode ser facilmente comunicado e compartilhado, seja nas especificações do produto, em uma fórmula científica ou programa de computador, ou seja, refere-se ao conhecimento que é transmissível numa linguagem formal, sistemática.

Estão incorretas apenas as alternativas:

a) I, V b) I, II e IV c) II III e V d) III e IV e) I, III e V

Aula 3 – TEORIA DA CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL – pp. 54-91

3. Na empresa criadora de conhecimento existem quatro padrões de interação dinâmica, que formam um tipo de espiral do conhecimento.

Associando esses quatro padrões aos conceitos abaixo, assinale a alternativa que vincula os padrões ao conceito, na ordem da exposição abaixo:

• Aprender o conhecimento tácito do outro.

• Traduzir esse conhecimento tácito em conhecimento explícito que pode ser comunicado a todos os membros de uma equipe e para outros.

• Padronizar esse conhecimento pela equipe, que o agrupa em um manual ou livro de trabalho e o incorpora a um produto.

• Através da experiência de criar um novo produto, a equipe enriquece sua própria base de conhecimentos tácitos.

a) Articulação/externalização, internalização, combinação e socialização

b) Internalização, combinação, articulação/externalização e socialização

c) Socialização, articulação, internalização e articulação/externalização

d) Combinação, internalização, socialização e articulação/externalização

e) Socialização, articulação/externalização, combinação e internalização.

4. Sobre informação e conhecimento, analise as informações abaixo:

I. Considerando a dimensão ontológica do conhecimento organizacional, pode-se afirmar que o conhecimento é criado apenas pelos indivíduos. Uma organização não pode criar conhecimento sem os indivíduos.

II. O conhecimento, ao contrário da informação é sobre crenças e compromissos, é sobre ação. Enquanto a informação é um fluxo de mensagem, o conhecimento é criado pelo fluxo de informação, ancorado nas crenças e no compromisso de seu portador.

III. A informação proporciona um novo ponto de vista para interpretação de eventos ou objetos. Ela afeta o conhecimento, acrescentando algo a ele ou reestruturando-o. Assim, informação é um meio necessário ou material para extrair e construir o conhecimento.

IV. Considerando a dimensão epistemológica do conhecimento, o conhecimento organizacional pode ser conceituado como “conhecimento tácito” e “conhecimento explícito”..

V. O conhecimento é essencialmente relacionado à ação humana, alicerçado por suas crenças e compromissos.

Estão corretas apenas as alternativas:

a) I, III, IV e V b) II, III e V c) I, II e V d) I, II, III, IV e V e) nenhuma está correta

5. Para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com