TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA E AUDITORIA

Por:   •  29/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.998 Palavras (16 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 16

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA E AUDITORIA

TURMA 47

JULIANA DENLESCHI FERNANDES LUIS

LETICIA HIDALGO PINEDA

ROSANGELA HENRIQUE DA SILVA

ESTUDO DE CASO:

A Empresa Creditudo E Zappin

SANTO ANDRÉ

2019

Sumário

Introdução 3

  1. GECON 4
  2. Análise empresas Zappin e Creditudo...............................................................................5
  3. Contas a Pagar e Receber ......................................................................................................6

 3.1 Contas a Pagar.................................................................................................................6

        3.2 Contas a Receber.............................................................................................................7

  1. Controle Interno e Administração de Liquidez .....................................................................7
  2. Ciclo Operacional e Ciclo Financeiro .....................................................................................9
  3. Gestão de Risco ...................................................................................................................10

6.1 Descrição de Riscos segundo o IBGC ..............................................................................10

6.2 Processos de Gerenciamento de risco ...........................................................................11

       6.3 Modelagem de Risco da Empresa Creditudo .................................................................12

7.  Governança Corporativa – Venda da Empresa ....................................................................13

8.   Organograma Empresa Creditudo .......................................................................................15

9.   BSC – Balanced Scorecard ....................................................................................................15

10.   Conclusão ...........................................................................................................................20


 

 Introdução

Estaremos fazendo um estudo de caso das empresas Zappin e Creditudo, nesse estudo vamos apresentar uma analise dos principais problemas enfrentados pelas empresas e mostrar como a controladoria pode trazer melhorias.

Como o mercado esta em constante mudança, a competividade cada vez maior e os consumidores mais exigentes, as empresas acabam precisando de uma estrutura bem delineada para a sua sobrevivência, com informações rápidas e precisas, diante dessas situações a controladoria assume um papel importante, pois fornece mais informações para as tomadas de decisões, disponibilizando informações sobre as demais áreas da empresa, para seus acionistas, sócios e gestores.

A controladoria foca rigorosamente nos controles dos processos, com objetivo de auxiliar na tomada de decisão, disponibilizar informações eficazes e aumentar a transparência, de modo que possa maximizar a lucratividade.

Com base nisso, apresentaremos o modelo GECON com objetivo de conduzi-la melhor, para atingir resultados planejados, aumentar eficiência e satisfação dos clientes.

  1. GECON

O modelo GECON começou a ser estruturado por Catelli nos anos 70, é um modelo de gestão econômica com ênfase na administração por resultado econômico, que visa a eficácia empresarial e a eficiência das atividades operacionais da empresa. O modelo compreende nos seguintes elementos: modelo de gestão empresarial, um sistema de gestão empresarial, um modelo de decisão, mensuração e informação do resultado econômico.

Para Catelli, os modelos tradicionais pouco serviam no processo de tomada de decisão. Para ele, o melhor indicador da eficiência é por resultados econômicos de cada área.

Modelo de gestão empresarial

O modelo de gestão empresarial tem como objetivo potencializar o resultado econômico, para isso o modelo de gestão estabelece princípios, normas, praticas, ideias e valores para tomada de decisão da gestão da empresa.

Sistema de gestão empresarial

O sistema GECON promove uma transparência e maior envolvimento das áreas, cada área é responsável por atingimento de um resultado e o resultado de todas as áreas resulta no resultado da empresa considerando a missão preestabelecida.

O sistema é estruturado com base na missão da empresa, visando orientar a sua atuação na verdadeira razão de existência da empresa.

Mensuração do resultado econômico

O modelo de mensuração identifica, mensura e reporta os resultados da empresa, de modo que os resultados financeiros e operacionais fiquem separados. Nesse modelo, o valor da empresa aumenta ou diminui de acordo com o que o mercado atribui para os ativos.

Acreditamos que o modelo GECON é ideal para as empresas Creditudo e Zappin por se tratar de um modelo que consiste um sistema de informação e um sistema de gestão.

  1.  Análise empresa Zappin e Creditudo

 Para a implantação do sistema de Informação e Gestão Econômica (GECON), realizamos o diagnóstico dos controles das empresas Zappin e Creditudo.  

A loja Zappin foi constituída durante a década de 70, pela família Soprano, para vendas de bens de consumo duráveis e não duráveis. Após a década de 90, a loja Zappin constituiu um novo braço comercial, liberando vendas a prazo. Temos depois, associou com investidores e surgiu uma nova empresa para atuar no ramo de empréstimo consignado, chamada Creditudo.

Após analisarmos detalhadamente a empresa Creditudo pudemos destacar diversos pontos determinantes para atual situação da empresa:

- Prazo de retorno muito longo, gerando um descasamento entre o contas a pagar e a receber, gerando problemas no fluxo de caixa.

- Falta de controle interno, que foi determinado no início pelo Sr. Soprano a não contabilização de todas as operações, que consequentemente geraria um descontrole no estoque e no financeiro da empresa. Além disso, todo o controle interno era realizado por planilhas de EXCEL, essa falta de controle não permite que o Sr. Soprano e os investidores tenham uma visão geral do negocio, podendo ter problemas com o fisco, dificuldades para obtenção de empréstimos junto aos banco, dificuldades para localizar problemas, fazendo com que os erros sejam cometidos e não corrigidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)   pdf (317.5 Kb)   docx (79.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com