TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MBA GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA E AUDITORIA

Por:   •  16/2/2021  •  Monografia  •  3.442 Palavras (14 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 14

FGV- FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS

MBA GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA E AUDITORIA  

TURMA GFCA 17N.

ESTUDO DE CASO

CREDITUDO E LOJAS ZAPPIN.

Ênfase em:

CONTROLADORIA

POR

AMANDA TANACA VIEIRA

ORIENTAÇÃO

Prof. Fabio Lopes Soares

Osasco - SP

12/2020                                               

LISTA DE TABELAS

Tabela 1: Modelagem do Risco        13

Tabela 2: Probabilidade e Incidência        13

SUMÁRIO

1.        A importancia da Controladoria nas empresas.        4

2.        Referencial Teórico        5

2.1        Balanced Scorecard        5

2.2        Modelo GECON        7

3.        GERENCIAMENTO DOS RISCOS DA CREDITUDO E LOJAS ZAPPIN        10

3.1.1        Modelagem do Risco        12

4.        Passo a Passo para estruturar as empresas Creditudo e Zappin        13

5.        Operação de venda da CREDITUDO        14

6.        REFERENCIAS        15

  1. A importancia da Controladoria nas empresas.

Um excelente trabalho da Controladoria é quando a área consegue aderir uma boa estrutura organizacional, com critérios eficientes de controle e qualidade.

Sabemos que a falta de planejamento e pouca visão de mercado, tem gerado um índice significativo de falência nas empresas.

 Entendemos que grande parte das organizações não possuem um departamento de Controladoria ou pelo menos um funcionário dedicado a função.

A Controladoria possui várias funções que auxiliam, abrangem e envolvem Administração e Contabilidade:

•        Planejamento estratégico:  sua principal missão é organizar ações e metodologias a longo prazo para almejar metas objetivos da companhia.

•        Planejamento operacional: dedicação à execução do que anteriormente foi planejado estrategicamente, seguindo fatores internos e externos da empresa.

•        Controle organizacional: O objetivo do controle organizacional é administrar e elaborar padrões e critérios de análise e acompanhamento das ações tomadas dentro da organização que auxiliam no monitoramento da eficácia.

•        Controle contábil e de custos: O papel da Controladoria é garantir o controle de custos por área para acompanhar eventual desalinhamento em relação ao desempenho esperado.

O responsável por toda a área de controladoria é o Controller ou Controlador, dependendo da estrutura da organização, responde diretamente à alta administração ou especificamente ao financeiro, sua função é gerir o Orçamento Empresarial e outras funções como:

- Extrair e consolidar informações dos outros departamentos da empresa;

- Estabelecer o Planejamento Orçamentário;

- Controle administrativo global da organização;

- Relatórios de desempenho para tomadas de decisões administrativas e contábeis;

- Acompanhar o planejado x realizado conforme o objetivo da organização;

- Montar cenários de simulação.

  1. Referencial Teórico
  1. Balanced Scorecard

Nas organizações vemos que há uma grande barreira em aceitar controles e procedimentos, porem a importância da qualidade dessas informações para a tomada de decisão.  Sabemos que quanto menos automatizados forem os processos, mais difícil será para conseguir dados para calcular os indicadores.

Algumas barreiras surgirão, exigindo uma boa gestão por trás para enfrentar as dificuldades encontradas ao longo do processo de implantação. Quando não existe a automação dos processos não são automatizados, soluções alternativas podem ser obtidas com controles de planilhas manuais, por exemplo. O problema das planilhas manuais é que elas exigem tempo para serem preenchidas e, além disso, podem conter erros dado que estão sujeitas a erros humanos. Daí surge outra questão: Nem sempre a precisão é essencial. É melhor ter alguma medição, mesmo não tão precisa, do que não ter nenhuma. O fato de não possuir dados 100% precisos, não invalida totalmente o indicador, não devendo ser uma barreira para a sua implantação. Ainda em processos automatizados, às vezes são encontrados modelos de consultas e relatórios muito complexos, de difícil manipulação e com informações insuficientes. A falta ou o excesso de lideranças também podem se tornar uma barreira à implantação de indicadores. O primeiro caso pode implicar na má definição de indicadores, falta de referências e medições incorretas. Já o excesso de lideranças pode gerar restrições da alta-administração quanto à divulgação de certos indicadores, conflito de interesses e objetivos com as medições, e até mesmo não alinhamento dos indicadores com os objetivos estratégicos da organização. Por fim, para o sucesso de um sistema de indicadores, deve ser feita uma Comunicação eficaz e completa, para todos os envolvidos. Todos devem saber de que forma o seu trabalho está sendo medido e o objetivo da medição. Dessa forma, as pessoas conseguirão entender a importância dos indicadores e poderão colaborar para que a medição seja feita de forma correta, fornecendo as melhores informações para a empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)   pdf (168.5 Kb)   docx (29 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com