TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO PLANEAMENTO ESTRATÉGICO

Por:   •  11/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.586 Palavras (15 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 15
  1. Índice

1        Introdução        1

2        Objectivos        1

2.1        Objectivos gerais:        1

2.2        Objectivos específicos        1

3        Metodologia        2

4        Justificativa        2

5        Pergunta de partida        2

6        Contextualização        2

7        Quadro Conceptual        3

8        Padaria  1º de maio        5

8.1        Histórico da empresa        5

8.2        Fases do planeamento        5

9        A importância do planeamento estratégico        5

10        AMBIENTE INTERNO        6

10.1        FORÇAS:        6

10.2        FRAQUEZAS:        6

11        AMBIENTE EXTERNO        7

11.1        OPORTUNIDADES        7

11.2        AMEAÇAS        7

12        DETERMINAÇÃO DE FACILIDADES E BARREIRAS        7

12.1        BARREIRAS        7

12.2        FACILIDADES        7

13        FORMULAÇÃO ESTRATÉGICA        8

14        EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS        8

15        ORGANOGRAMA DA PADARIA 1 DE MAIO        8

16        Conclusão        9

17        Recomendações:        9

18        Referencias Bibliografia        10

  1. Introdução

O presente trabalho debruçar-se-á sobre o planeamento estratégico, onde o grupo irá analisar uma empresa com objecctivo de procurar perceber se existe esse planeamento estratégico dentro da mesma, e caso haja tentar perceber como ela é implementada e suas fases.

O estudo desta temática surge no âmbito da disciplina de gestão geral que tem como um dos principais objectivos de monir os estudantes da faculdade de economia do curso de gestão de materias ligadas ao planeamento estratégico.

O mesmo tema afigura-se particular importância no campo da gestão, ira contribuir em grande medida para que os estudantes estejam doctados de capacidades ligadas ao assunto em questão.

Para efetivação do presente trabalho iremos consultar varias obras que debruçam-se a cerca do mesmo assunto, com intuito de perceber com profundidade  o que é  a gestão estratégica e posteriorimente fazer uma análise comparativa á realidade da empresa Padaria 1º de maio.

  1. Objectivos

  1. Objectivos gerais:

  • Avaliar a implementação do planeamento estratégico da empresa 1º de maio.
  1. Objectivos específicos

Quadro conceptual

  • Identificar a visão e a missão, os objectivos e as metas da padaria 1º de maio;

  • Descutir a importância da realização do planeamento estratégico;
  • Analisar o ambiente interno e externo da organização, junto com seus pontos fortes e fracos bem como as oportunidades e ameaças;
  • Avaliar o impacto do planeamento estratégico;

  1. Metodologia

 Metodologia é lugar do trabalho que se destina  a escolha dos métodos a usar num trabalho de pesquisa, e método é o caminho pelo qual se chega a un conhecimento. Para o presente trabalho iremos usar os metodos qualitativos e teremos como intrumento de recolha de dados pesquisa bibliografica que consiste na busca de informação com base em material publicado, entrevista e  a observação.

  1. Justificativa

O estudo deste tema foi motivado em primeiro lugar pela identificação com o mesmo por parte do grupo, e pelo mesmo enquadrar-se nas funções dos gestores, sendo futuros gestores há uma grande necessidade de estarmos doctados de conhecimentos que dizem respeito a planeamento estratégico, e pelo facto de planear ser uma das principais funções de um gestor, e analise do mesmo ira nos ajudar a melhorar a compreenção deste assunto.

  1. Pergunta de partida

Para melhor antigir os seus objectivos, as organizações devem pautar, ou seguir algumas regras uma delas é ter um planeamento, onde a empresa ira duma forma antecipada prescrever as actividades a executar, com vista a garantir a eficiência e eficácia. Com isto o grupo pretende saber de que maneira é implementada o planeamento estratégico na padaria 1º de Maio?

  1. Contextualização

Segundo Maximiano(1992), “ Organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propositos colectivos. Por meio de organização torna se possível perseguir e alcançar objectivos que seriam inantígeveis por uma pessoa. Neste contexto, iremos tentar perceber como é feito o planeamento estratégico na padaria 1º de maio.

  1. Quadro Conceptual        

Planeamento é a primeira função da gestão que determina antecipadamente quais os objectivos a serem atingidos e como se deve fazer para alcança-los da melhor maneira possível.

Segundo TEXEIRA (2011:24) Planeamento é a determinação antecipada do que deve ser feito e  como fazê-lo. Com esta definição percebe-se que no planeamento trata se de um conjunto de decisões que as organizações tomam antepacidamente com intuito de definir melhor as suas actividades e para com facilidade atingir os seus objectivos, e o planeamento é considerado uma das funções de um gestor.

Segundo TEXEIRA (2011:24) planeamento estrégico é determinação antecipada da estratégia (Analise da formulação) e da forma de concretização (Implementação).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (181.6 Kb)   docx (22.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com