TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geopolitica- Países Andinos

Por:   •  4/5/2015  •  Resenha  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  2.100 Visualizações

Página 1 de 2

Os blocos econômicos foram criados com a finalidade de desenvolver o comércio de determinada região, para o inicio do desenvolvimento econômico, inicia-se a eliminação das barreiras alfandegária entre os países, assim o custo do produto se torna menor, e torna maior poder de compra dentro do bloco, elevando o nível de via de seus habitantes.

A Comunidade Andina de Nações (CAN)- Com sede em Lima(Peru)- A criação dessa comunidade levou-se a necessidade de construir blocos econômicos, sub- regionais de integração, no final da década de 1960. Os países integrantes da Comunidade Andina são Bolívia, Colômbia, Equador e Peru. A Venezuela foi líder pleno até 2006, porém retirou-se devido a incompatibilidade entre a política econômica do país e as políticas de integração andina.

Aspectos Econômicos de América Andina

Está fundamentada em atividades primárias, como, agricultura, pecuária, pesca e a mineração. Na agricultura, os camponeses mais pobres que cuidam dessas áreas de tradicionais produções, eles dependem muito da fertilidade do solo, os cultivos mais comuns são milho, arroz, trigo, cevada e batata. Não há tratamentos do solo, e as áreas são cultivadas até a exaustão havendo queimadas, é bem comum que abandonem a terra que já não serve mais e com isso ocorre uma troca de área, assim eles começam na pecuária.

Na pecuária, ocorre a criação de rebanho, bovinos, ovinos e a criação de gado leiteiro, em baixa produção está situado na região central do Chile, a produtividade do setor pecuário não abastece o mercado interno, o que resulta em constantes importações . A pesca também é uma importante atividade, ocorrendo no Peru, Equador e na Colômbia, as técnicas são muito antigas o que também ocorre a baixa produtividade.

Os recursos minerais que se destacam são : o petróleo na Colômbia e no Equador; o cobre, no Chile; a bauxista, o estanho e o gás, na Bolívia; a prata e no Peru; o chumbo.

Na Segunda Guerra Mundial, que surgiu a história indústrial dos países andinos, para a importação de produtos industriais, surgiram obstáculos, então os países criaram a sua própria indústria como única opção, para poder suprir os mercados internos. Com tudo isso formou-se na América Andina, uma indústria de bens de consumo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (39 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com