TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos

Por:   •  26/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.306 Palavras (6 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 6

ATIVIDADE INDIVIDUAL

        

Matriz Business analytics aplicado à SCM

Disciplina: Gestão da Cadeia de Suprimento

Módulo:

Aluno: Everton Gonçalves

Turma: ONL022N4-POLSCRT12T4

Tarefa: Atividade individual da disciplina de gestão da cadeia de suprimento

Cite duas atividades logísticas importantes para a boa condução da venda de SUVs entre R$ 80 mil e R$ 110 mil.  

1 - Nível de serviço é importante porque engloba uma série de atividades logísticas que focam em desde chamar a atenção do consumidor a oferecer um serviço de excelência ao cliente.

Para um produto com um valor agregado tão alto cada cliente é único e especial, ele deve ser ‘’mimado’’, porque quando contar aos amigos ele vai se lembrar de como foi tratado. Conforme o case apresentado, os produtos chamaram atenção, mas o serviço apresentado pela terceira empresa, proporcionou uma experiencia melhor. Uma propaganda simples e objetiva facilitou que o jovem do case ganhasse tempo comparando os produtos, podendo testar o carro sem que ele alterasse sua rotina.

2 – Logística de Produção para mim implica diretamente em uma venda e o fato de cumprir seu prazo. Ao fechar o negócio o cliente deseja estar logo com seu bem. Um SUV tem várias versões, e o seu valor varia de acordo com esses modelos.

O Fabricante sabe que as demandas são diferentes para cada versão e sabem que as operações têm que ser a curto prazo, por isso a produção deve estar alinhada ao gerenciamento de pedidos para que se cumpra sua programação conforme planejado.

Analise como o uso das tecnologias de ponta (big data, data mining, business intelligence, etc.) pode incrementar cada uma das atividades logísticas isoladamente.

Para um nível de serviço com excelência é indispensável obter dados para se formar uma carteira fiel de clientes.

Acredito que o Big data e Data mining são os pilares para um nível de serviço, pois um completa o outro, fornecendo dados, garimpando, e assim montando um serviço especifico para cada demanda procurada.

As empresas usam big data para descobrir e realizar os desejos dos clientes com sugestões de sites de compras e recomendação de serviços de streaming por exemplo.

O data mining usa esses dados e traz as informações relevantes e assim facilita as ações referente as áreas competentes.

Hoje temos aparelhos que parecem sentir o que estamos pensando no momento e sugerem produtos ou serviços que possam nos atender, desde o marketing até o serviço de pós-venda, sabendo assim o que o cliente valoriza mais em um produto ou serviço.

Um aplicativo importante também é o CRM (custumer relationship management) , ele faz parte de macroprocessos da cadeia de suprimentos, que olha especificamente para as necessidades dos clientes.

A Operação da cadeia de suprimentos depende de um bom ERP. O ERP possui todos os dados de uma empresa incluindo seu sistema de informações de logística. Quando se tem um sistema integrado, a obtenção de informações internas e externas são processadas de forma ágil e correta facilitando a tomada de decisão diante de trade-off logísticos, a curto, médio e longo prazo para atender as demandas internas e externas, ligando uma ponta a outra, desde os fornecedores a seus clientes, alimentando estoques, evitando rupturas, roteirizando sua frota para que não haja atrasos e até gerenciando o trabalho cuidando do bem-estar de seus colaboradores.

Explique se vale a pena implementar um modelo de negócio com business analytics ou tecnologia similar para produtos de baixo valor agregado.

Sim, vale a pena. Toda empresa visa o lucro, e a lucratividade é ligada a redução de custos independentemente do valor agregado de seus produtos. Para isso as TIC’s (tecnologia da informação e comunicação) foram desenvolvidas para minimizar erros e facilitar decisões. Tentar adivinhar o que seu cliente quer não é mais suficiente, as empresas buscam encontrar e manter uma vantagem competitiva de informações sobre seus concorrentes com Business Analytics, o uso dessa metodologia ajuda a empresa a se tornar mais inteligente e rápida o que ajuda a cadeia de suprimentos girar.

Para produtos de baixo valor agregado, sua concorrência tende a ser maior, então a estratégia deve ser focada em volume de vendas.

É necessário conhecer o mercado de atuação e suas variáveis, a flexibilidade de se adaptar deve ser um ponto crucial e quanto mais informações você tem de seus clientes mais fácil montar sua estratégia, para isso faz se necessário que os setores estejam alinhados para atender e expandir sua demanda.

Nesse caso o estoque pode ser um gargalo, pois com o aumento do volume de vendas, é necessário manter seu estoque sem falhas. Para isso existem alguns sistemas que podem ser usados para manter o controle de seu estoque.

De acordo com Ferreira Filho (2022), alguns exemplos de SIL’s:

 Order Management System (OMS) para gerenciamento dos pedidos, verificando crédito, disponibilidade de estoque, alocação de produtos aos clientes e faturamento.

O Manufacturing Resource Planning (MRP) que olha tanto para a matéria-prima em si quanto para equipamentos, maquinários e mão de obra. Ele contribui para a tomada de decisões mais inteligentes e assertivas.

O Warehouse Management System (WMS) que gerencia todas as atividades que acontecem de ponta a ponta em um armazém, que facilita o sistema receber, inspecionar, estocar, separar, embalar e expedir mercadorias da forma mais eficiente, esse sistema possui um alto nível de controle minimizando erros e evitando rupturas.

O Transportation Management System (TMS) gerencia os transportes que serão empregados nas operações logísticas da cadeia, reduzindo custos com transportes, melhorando o seu uso, as montagens de cargas, fazendo rastreio via satélite, por rádios, prevenindo assim acidentes. Um ponto interessante é a geração de informações online, isso ajuda a gerenciar os custos de frete em tempo real.

Os SIL’s devem fazer parte de um ERP, pois nele há todas as informações da empresa de ponta a ponta, sem o ERP fica difícil a eficiência nos processos.

Discorra sobre os gargalos existentes na infraestrutura logística do País e a resistência em implantar tecnologias novas ou disruptivas nas organizações. Sugira ações para romper essas impedâncias.

 A falta de investimentos, a maior concentração em apenas um modal de transporte e a burocracia são os grandes gargalos na infraestrutura logística do Brasil.

 Já que a infraestrutura é fundamental para o desenvolvimento de um país, os investimentos financeiros e tecnológicos devem ser constantes, seja por via pública ou privada, por se tratar de um país com tamanho continental isso tende a dificultar a manutenção de sua infraestrutura.

O modal mais usado no Brasil é o rodoviário e a condição das estradas brasileiras em sua maioria é precária, isso gera custos altos nos fretes, risco de acidentes, atrasos e encarecimento do produto.

A concentração em um modal único provoca reflexos negativos e isso afeta toda a cadeia de suprimentos até o cliente final com o aumento dos preços dos produtos.

O Brasil precisa de mais modais para não ficar refém e ter melhores e mais meios de escoar sua produção. Acredito que o modal ferroviário é uma ótima maneira de simplificar os processos burocráticos, cortar custos e ganhar tempo, pois um trem pode transportar maior quantidade de produtos de uma única vez. Não precisamos de uma malha ferroviária cortando todo o país, mas sim em regiões estratégicas.

 Antigamente um dos gargalos era a tecnologia na área da cadeia de suprimentos, por ser escassa ou as vezes muito cara. Hoje a tecnologia está na palma de nossas mãos, ela veio para simplificar nossas vidas, e a vida das empresas.

 Apesar de toda tecnologia as empresas têm dificuldades em tratar as informações e em muitos casos seu processamento é feito de forma manual e isso faz com que se perca tempo e ocorra erros com mais frequência.

 A consistência das informações é fundamental para a cadeia de suprimentos, ela permite que todos os setores trabalhem coordenados, logo as organizações que não possuem um sistema integrado ficaram para trás.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (200.4 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com