TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Participação Individual Fundamentos de Gerenciamento de Gerenciamento de Projetos

Por:   •  9/1/2022  •  Projeto de pesquisa  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

TRABALHO DE PARTICIPAÇÃO INDIVIDUAL

[pic 2]

Elaborado por:

Disciplina: Fundamentos de Gerenciamento de Projetos

Turma: ONL021ZA-POPRJRS15T2

Rol escolhida: 1


Resenha crítica sobre a reunião on-line

Projeto não é algo novo, e tem sido usado por centenas de anos. Hoje, os projetos nascem devido a vários fatores, devido ao avanço tecnológico, esforço coletivo para alcançar determinado resultado, ou até mesmo para o lançamento de um produto novo.

Todo projeto tem seus princípios de acordo com o PMBOK 7º edição. “Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.” Para o sucesso de um projeto é importante que ele esteja em conjunto com a estratégia da empresa, desta forma a decisão de iniciar ou não um projeto antecede de uma análise de necessidades da organização, e o seu resultado é único.

O Business case é um documento que ajuda nesta ação de análise de necessidades. É um documento viabilidade técnica e econômica que visa definir e sustentar benefícios, avaliar a contribuição do resultado final para o negócio e suportar a tomada de decisão ao longo da execução do projeto.

Pude perceber que na empresa onde já trabalhei que teve uma falha no planejamento estratégico. Foi analisado o portfólio de projetos existentes e a replicação de um modelo de projeto que já existia. Ou seja, não teve uma adequação para o novo projeto. E como citado anteriormente, cada projeto é único, o portfólio deveria servir apenas como apoio para decisões mais eficazes.

Já ocorreu também problemas com a falta de pessoas experientes, não tínhamos um gerente de projetos e nem uma equipe específica de projetos. A responsabilidade era toda do engenheiro fiscal, que não tinha conhecimento com gerenciamento. Consequentemente veio os problemas e impactos negativos, como por exemplo o aumento dos custos do projeto durante a execução da obra, devido a falhas de comunicação da equipe e de trabalhos redobrados pela falta de materiais. A equipe ficou ociosa, gerando mais aumento nos custos e impactos no cronograma do projeto e da entrega da obra.

Com todos estes problemas citados anteriormente, concluímos que era necessária uma equipe especializada em gerenciamento de projetos, para aplicar as técnicas, conhecimentos tanto das metodologias do PMBOK quanto tecnicamente, e habilidades garantindo a melhor forma de gerenciar um projeto para que tenha um bom resultado.

Em resumo pude notar a importância de termos os projetos alinhados com a estratégia da empresa. A importância do documento business case mapeando as razões de fazer o projeto, os benefícios que pode esperar, prazos, riscos, custos e a importância de um especialista em gerenciamento de projetos para a equipe. E com isso, pude perceber também a diferença de projetos, processos, programas e portfólios, entendendo a diferença de cada e a sua relevância, pude compreender que a aplicação se torna muito mais prática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (143.5 Kb)   docx (875.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com