TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao da qualidade

Por:   •  13/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 2

ATPS GESTÃO DE QUALIDADE

 
Assistir os três vídeos, fazer uma sinopse de cada um dos vídeos e analisar a contribuição e aplicabilidade. 


• Histórico da Qualidade.

É quase  impossível, conhecer as origens da  qualidade, pois ela é tão antiga como o próprio homem.

Nos séculos XVIII e XIX, a qualidade era controlada pelos artesãos, que acompanhavam desde a concepção do produto até a sua venda, incluindo as atividades de detecção e correção de erros.

A partir da produção em massa, os artesãos foram sendo substituídos por mão de obra não especializada, gerando produtos em série para consumidores distantes e não identificados. C

Aconteceu uma grande revolução na organização e, com a racionalização do trabalho, procurava-se uma alta produtividade por meio do trabalho em série, o que provocou uma diminuição da qualidade dos produtos.

Durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) a situação se agravou. Inúmeros defeitos em produtos militares, bélicos foram detectados.

 • História da Qualidade Total.

A história da qualidade começou com a Revolução Industrial e a disseminação da produção em série.  A qualidade como conhecemos hoje só surgiu por causa da segunda guerra mundial pois já existia uma certa preocupação com a qualidade dos produtos, o que significava garantir que todos os produtos fabricados teriam as mesmas características e não apresentariam defeitos, na medida do possível.

Para isso, foram criados os inspetores de qualidade, responsáveis por inspecionar produto por produto que foi logo substituído pelas “técnicas estatísticas de controle da qualidade”, criadas por Walter Andrew Shewhart que, então, trabalhava na Western Eletric, por volta de 1920.

Mesmo que a qualidade sempre tenha sido adotada por uma questão de sobrevivência como na Segunda Guerra Mundial, no pós-guerra  seus princípios e técnicas promovem melhorias tais que, atualmente, as empresas de maior sucesso, são aquelas que adotam as ferramentas de gestão da qualidade.

• Controle Estatístico de Processo e Plano de Ação:

O vídeo nos mostra que devemos sempre usar o controle estatístico, ele nos orienta em como agir e analisar melhor as causas atribuláveis do processo, reduzir a variedade e em como continuar sempre medido e revendo  os limites  do gráfico controle.

Através do vídeo pude conhecer melhor a historia e histórico da qualidade e como aplicar ela no dia a dia da empresa, mantendo um maior controle sobre os processos da empresa.

Foi possível perceber que a gestão da Qualidade é uma abordagem abrangente que visa melhorar a competitividade, a eficácia e a flexibilidade de uma organização por meio de planejamento, organização e compreensão de cada atividade, envolvendo cada indivíduo em cada nível. É útil em todos os tipos de organização.

A gestão da qualidade total é indispensável para um negócio, ela exige a consciência dos responsáveis e o respeito pelo consumidor. Fatos que potencializam os resultados de uma relação, pois dificilmente uma empresa voltada para a Qualidade Total será surpreendida com problemas e insatisfações e sim passara a representará uma necessidade na vida do consumidor, conquistando sua retenção por longo tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (78.1 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com