TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao de capital de giro

Por:   •  25/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.786 Palavras (8 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 8

TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA

GILSIMARIA LEITE DO NASCIMENTO –  RA 7118515568

ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FINANCEIRO

Atividades Práticas Supervisionadas apresentadas a disciplina de Planejamento Estratégico Financeiro, como requisito a adquirir conhecimento e parcialmente frequência avaliativa para conclusão do semestre.

Orientador: Henrique Lachi

        


Sumário

  • Introdução....................................................................................................................2
  • Relatorio...................................................................................................................3
  • Balanço Patrimonial..................................................................................................3
  • Lucro tempo de retorno e preço................................................................................4
  • Gerenciamento da Qualidade ...................................................................................5
  • Bibliografia........... .......................................................................................................10

Introdução

Este trabalho consiste na elaboração de um relatório gerencial sobre a Indústria de Alimentos Gostosos e Nutrientes Ltda. Este relatório deverá enfatizar a redução de um determinado custo, seja no processo produtivo, seja nos Custos Indiretos de Fabricação, ou até mesmo nas despesas operacionais da empresa. E, através de um Relatório Administrativo para a Diretoria da empresa, destacar a importância e o impacto que essa atitude trará ao futuro da empresa.
A Gestão financeira tem como um de seus objetivos o oferecimento de informações aos gestores que possam auxiliar na tomada de decisões e que é imprescindível para uma boa gestão, a mesma coloca a disposição do gestor a informação sobre custos de seus bens, mercadoria ou serviços, independente do ramo da atividade da empresa. O presente trabalho tem como objetivo falar sobre: Análises de Custos, Gerenciamentos e demonstrações de orçamentos. 

Relatório

  • Custo fixo - O texto nos trás que os custos fixos não são realmente fixos quando o mesmo sobe gradativamente até atingir certo percentual de sua capacidade.
    Os mesmos têm oscilações de valores dentro da atividade a que se referem.
    Podemos dizer que estes percentuais são acréscimos de desempenho de função.
    Exemplo: Estoque parado, depreciação, mão de obra e etc.

  • Custo variável – Os verdadeiros custos variáveis são os de matéria prima.
    Muitas vezes calculando certa quantidade do mesmo para x produto.
    Dependendo da situação da máquina da ou até mesmo da preparação do mesmo ocorrera perda de produtos, levando a produção de menos quantidade do que o previsto.
    Podemos chamar também de custo variável tudo aquilo que não é fixo, que estar realmente envolvido de forma fixa e contínua no processo como um todo. Ex: energia elétrica, embalagens.

Custeio por ABC – Favorece melhor visualização de custos.
Este método permite que as atividades possam ser analisadas de forma ampla favorecendo o aperfeiçoamento de processos, auxiliando as organizações a se tornar mais lucrativas e eficientes. Com isso podemos reduzir os custos visualizando e atuando com método de programas de redução desses custos com atuação mais seletiva e eficaz sobre o comportamento dos custos na organização.

Pode também alinhar por departamento as atividades geradas e agregá-los ao próprio centro de custo a que está relacionado. É possível determinar assim os produtos custeados e os super custeado buscando assim melhorias nas decisões gerenciais.
Quando o produto esta sendo direcionado ao seu centro de custo específico, o mesmo pode ser avaliado podendo obter assim reduções com alguma alternativa de melhoria.
Chamamos este método de analise de custo, processo que facilita a organização a descobrir onde encontra - se a dificuldades e qual melhor método que se possa aplicar.
Podemos encontrar dois estagio neste tipo de custeio, custeio por atividade e dos objetos.
A atribuição de custos às atividades é feita de forma criteriosa de acordo com as prioridades que são: Alocação direta, rastreamento, rateio. E como vantagens podem ressaltar também, informações gerenciais menores necessidade de rateio arbitrário. O mesmo atendem princípios fundamentais da Gestão financeira, identificação de forma transparente, possibilita a eliminação ou redução das atividades que não agregam valor ao produto dentre outros.

Se por um lado temos vantagens agregadas às atribuições de custos, por outro aparecem também as desvantagem tais como gastos elevados para a implantação, necessidade de revisão constante, falta de pessoal competente, informações de difícil extração etc.
A tarefa de escolha das atividades em que serão divididos os custos é muito difícil.
É preciso ter conhecimento árduo da empresa e sua estrutura principalmente.

Lucro tempo de retorno e preço.

Para que se faça um planejamento de modo correto é preciso compreender alguns conceito e avaliar a viabilidade do seu empreendimento. Começaremos por saber o que e lucro?

Na orçamentação de custos e despesas operacionais, a contabilidade terá relevância, pois apresentará os valores históricos, relacionando o nível de operações com os correspondentes desembolsos, tais como: tributos sobre vendas, folha de pagamento, despesas gerais de produção, despesas administrativas e de vendas, despesas financeiras, etc.

A contabilidade, como fornecedora de informações regulares e acumuladas sobre desembolsos relativos a custos e despesas operacionais, será uma grande fonte histórica de dados para a projeção orçamentária de tais despesas.

Com base no valor acumulado anual de tais desembolsos, pode-se prever a dinâmica futura de tais gastos, incluindo: 

1.   Os efeitos da variação de preços sobre produtos e serviços consumidos na atividade operacional.

2.   As eventuais variações físicas/quantitativas do consumo, relacionadas á expansão ou redução de negócios.

3.  Subsídios para despesas novas que serão exigidas em função de novos produtos ou serviços a serem lançados.

VARIAÇÃO DE PREÇOS 

A tendência é que os preços, em mercado livre, tenham convergência para os principais índices de inflação. Assim, um orçamento com base histórica na contabilidade precisará estimar tais índices e aplicá-los sobre os valores nominais incorridos no exercício anterior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (143.6 Kb)   docx (38.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com