TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao de qualidade finalizada

Por:   •  9/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  866 Palavras (4 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa 3

Passo 2

  1. 5S – Os 5S surgiram no Japão, durante a reconstrução do pais após a segunda guerra, onde os americanos ensinaram aos japoneses algumas técnicas de controle de qualidade, são estas Seri, Seiton, Seisou, Seikestu, Shitsuke, em português, Senso de Utilização, Sendo de Ordenação, Senso de Limpeza, Senso de Saúde e Senso de Autodisciplina.

Os 5S têm como objetivo facilitar o aprendizado sobre qualidade, e cuidar da qualidade nos setores de base como cuidar do ambiente, dos equipamentos, dos materiais, dos métodos e das pessoas.

  1. Kaizen – Tendo origem também no Japão o Kaizen, em português, Mudança Continua, é usado para transmitir a mensagem de a melhoria continua deve ser um habito em todos os aspectos da vida. Num ponto de vista empresarial, o Kaizen é uma metodologia que permite melhorar gradualmente a produtividade e dessa forma baixar os custos da empresa.

Segundo o Kaizen, as melhorias devem ser realizadas diariamente, de forma gradual tanto na empresa quanto nos trabalhadores e em suas vidas pessoais. Seguindo a filosofia do Kaizen, devemos alcançar estabilidade emocional e no emprego, ambiente de trabalho agradável e um sistema simples e funcional na organização.

  1. Seis Sigma – O Seis Sigma foi desenvolvido por Bill Smith com o objetivo de maximizar os processos dentro da empresa e eliminar o maior volume de os defeitos possíveis. Podemos defini-la como uma estratégia gerencial com foco nos resultados de qualidade, resultados financeiros e satisfação dos clientes buscando sempre a melhoria nos processos, produtos e serviços ofertados.
  2.  Quais as perspectivas estratégicas do Seis Sigma?

As principais estratégias do Seis Sigma sao baseadas em duas principais estratégias são chamadas de DMADV (Definir objetivos, mensuração e identificação, analisar, design de detalhes, verificar design) e DAMIC (Definir problema, mensurar os aspectos do problema, analisar, melhorar o processo, controlar ações futuras.)

  1.  Quais as caracterizações dos projetos Seis Sigma?

As características principais dos projetos realizados no Seis Sigma são o DMAIC que é usado geralmente para projetos com foco em melhoria de negócios já existentes na empresa.

Já o DMADV é focado na criação de novos produtos e processos.

  1.  Explicaque a equipe Seis Sigma e seus papéis.

O principal papel do Seis Sigma numa organização atual, esta exatamente no uso da metodologia e das ferramentas estatísticas já descritas nos tópicos acima. Pois se concentrando na redução dos erros, falhas e defeitos utilizando de técnicas especificas, é possível se alcançar a melhoria continua nos processos de produção.

Passo 3

‘’ A má esterilização do equipamento dentário em um hospital de St. Louis, no Estado de Missouri, nos Estados Unidos, pode ter exposto cerca de 2.000 veteranos de guerra a vírus como o da hepatite C e o da AIDS, informou nesta quarta-feira (30) o Departamento de Assuntos de Veteranos.

Na segunda-feira (29) o governo enviou 1.812 cartas a veteranos que receberam tratamento na Clínica Dental John Cochran entre o dia 1º de fevereiro de 2009 e o dia 11 de março notificando que eles poderiam ter contraído doenças.

Segundo a agência, o risco é "extremamente baixo", mas mesmo assim recomendou aos afetados que realizem exames para detectar possíveis problemas. Um comunicado divulgado hoje pelo Departamento de Assuntos de Veteranos diz que o equipamento "não foi esterilizou seguindo as especificações exatas" recomendadas pelo fabricante do mesmo.

O Centro Médico de Veteranos de St. Louis oferece tratamento médico a mais de 50 mil veteranos cada ano. ’’

FONTE: Folha de São Paulo - 01/07/2010 -14h24min.

Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/760249-negligencia-expos-2-mil-veteranos-ao-virus-da-aids-nos-eua.shtml

No estudo acima, é possível notar que a má gestão de qualidade no consultório acabou por colocar em risco a vida de 2.000 pessoas. Nesse caso, temos a que proporções a falta de controle de qualidade pode atingir. A solução para esse caso, seria implantar alguma ferramenta de qualidade a qual pudesse suprir a necessidade do hospital, ou seja, implantar uma ferramenta de qualidade que revisasse e assegurasse que os instrumentos utilizados nos pacientes estejam devidamente esterilizados e prontos para reuso. Seria possível alcançar esse controle de qualidade estabelecendo um padrão de higienização, onde cada instrumento passaria pela esterilização ate atingir um padrão aceitável que não ponha em risco a saúde dos demais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (121.8 Kb)   docx (298 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com