TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao de recursos humanos em empresas de pequeno porte

Por:   •  10/3/2017  •  Artigo  •  659 Palavras (3 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL GUAXUPÉ

ULISSES MARCIAL DE AQUINO MARQUES

      GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS PARA EMPRESAS DE PEQUENO PORTE

GUAXUPÉ

2016

1. TEMA: Gestão de Recursos Humanos

2. DELIMITAÇÃO: Para Empresas de Pequeno Porte

3. INTRODUÇÃO:        Gestão de recursos humanos é um tema bastante abordado pela administração, é algo que sofre inúmeras mudanças no decorrer dos anos, pois, quando se trata de pessoas devemos estar sempre atualizados aos interesses dos empregados em relação às condições impostas a ele. Assim, nas empresas de pequeno porte essa questão não pode ser deixada de lado, pois, quem esta lá para prestar seus serviços, com certeza, almeja boas condições salariais, trabalhistas e um ambiente bom de trabalhar.

O presente projeto parte para uma análise de como algumas empresas lidam com seus funcionários, ainda mais, sendo empresas relativamente pequenas compostas de dez a quinze funcionários que vivem quase a mesma rotina. Embora, essa rotina seja algo desgastante para quem a vive a empresa precisa estar ciente do que se passa e sempre estar a fim de diversificar o seu ambiente para uma boa relação de empresa para com o empregado e de empregado para com a empresa.

Ao longo desse projeto veremos como é feita essa abordagem na prática, quais são os métodos e estudos para que sejam efetuadas ações para que assim consigam implantar as melhores medidas para conseguir o bem para ambas as partes.

4. PROBLEMATIZAÇAO: Como fazer para que novas medidas sejam bem aceitas em um ambiente rotineiro de trabalho?

Qual a melhor maneira de se portar perante um questionamento e/ou reivindicações?

1

 5. OBJETIVO:

O projeto tem por objetivo esclarecer frequentes duvidas a respeito de como adotar medidas de melhoria no meio organizacional, seja para pagamento de funcionários, a forma de seleção de candidatos para compor a equipe e a forma que o mesmo é integrado a ela, e também a melhor maneira promover a interação da equipe, pois, em pequenas empresas tais medidas podem chegam até seus colaboradores de uma forma um pouco mais direta.

6.  JUSTIFICATIVA: A escolha do tema derivou-se do interesse pelas relações humanas, e a forma que a mesma é vista no meio organizacional atualmente. Tema de suma importância, pois em uma organização onde a preocupação inicial são seus funcionários um êxito maior pode ser alcançado seja ela o tamanho que for. Recursos humanos de uma forma geral já não é visto apenas como o local onde se fecha o cartão de ponto ou aquele responsável pela folha de pagamento, e ele quem faz a divulgação de novas vagas, promovem medidas de incentivo para seus colaboradores. Esta voltado para os interesses de quem esta dentro da empresa.

Alguns gestores se mantem mais fechado em relação a isso visando apenas o lucro, o DRH (Departamento de Recursos Humanos) tem a por função abrir os olhos desses empresários mostrando a melhor maneira de se relacionar com seus funcionários.

7. PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS: Esse projeto se baseia em uma pesquisa bibliográfica no contexto de Gestão de Recursos Humanos, onde, diversos autores nos mostra quais medidas se adequam no convívio humano em uma empresa relativamente pequena quanto ao seu numero de trabalhadores, também será feito o uso de artigos sobre o assunto para que assim seja feito o método comparativo que nos proporcionará duas visões de autores sobre o mesmo assunto, trazendo assim oque é feito em grandes empresas para que possamos colocar em empresas menores para melhor desenvolvimento da mesma quando se trata de recursos humanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (98.7 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com