TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao por competencias

Por:   •  9/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  6.900 Palavras (28 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 28

Visão geral

[pic 1]

Apresentação da disciplina:

Na disciplina de Gestão por Competências e do Conhecimento você terá a oportunidade de compreender a inter-relação existente entre a gestão de pessoas e o processo de gestão por competências e de estudar os conceitos e definições sobre competências, habilidades e as atitudes fundamentais ao profissional de gestão de pessoas. Além disso, será levado a conhecer os elementos iniciais da gestão do conhecimento, bem como a teoria voltada ao conhecimento tácito, conhecimento explícito e as formas de conversão do conhecimento, e por fim, refletirá sobre a universidade corporativa.

[pic 2]

 

Objetivos:

Nessa disciplina os alunos serão levados a:

  • Refletir sobre a gestão de pessoas contemporânea.
  • Entender a relação entre Gestão De Pessoas E Gestão Por Competências.
  • Conceituar competência.
  • Conhecer a ferramenta do coaching para o desenvolvimento de competências.
  • Compreender a relevância do conhecimento para as organizações.
  • Saber o que é a metodologia da gestão do conhecimento.
  • Diferenciar conhecimento tácito de conhecimento explícito.
  • Discutir sobre o modelo de universidade corporativa.

[pic 3]

Conteúdo Programático:

Webaula 1 – O processo de Desenvolvimento das Competências

  • O cenário contemporâneo da gestão de pessoas.
  • Gestão por competências: conceituação e fundamentos.
  • Atributos diferenciadores da competência.
  • Competências comportamentais.
  • Conhecimentos, habilidades e atitudes essenciais ao profissional de gestão de pessoas.

 

Webaula 2 – O conceito da Gestão do Conhecimento

  • O conhecimento como diferencial para as organizações.
  • A exigência do cenário contemporâneo.
  • O conceito de gestão do conhecimento.
  • Conhecimento tácito e conhecimento explícito.
  • O modelo de universidade corporativa.

[pic 4]

Metodologia:

Os conteúdos programáticos ofertados nessa disciplina serão desenvolvidos por meio das teleaulas de forma expositiva e interativa (chat - tira dúvidas em tempo real), aula atividade por chat para aprofundamento e reflexão e webaulas que estarão disponíveis no Ambiente Colaborar, compostas de conteúdos de aprofundamento, reflexão e atividades de aplicação dos conteúdos e avaliação. Serão também realizadas atividades de acompanhamento tutorial, participação em fórum, atividades práticas e estudos independentes (autoestudo) além do material didático da disciplina.

[pic 5]

 

Avaliação Prevista:

O sistema de avaliação da disciplina compreende em assistir a teleaula, participação no fórum, produções textuais interdisciplinares (portfólio), realização de avaliações virtuais e avaliação presencial embasada no material didático, teleaulas, webaula e material complementar.

 [pic 6]

Critérios para Participação dos Alunos no Fórum:

Quando houver fórum de discussão o aluno será avaliado quanto ao conteúdo de sua postagem, onde deverá comentar o tópico apresentando respostas completas e com nível crítico de avaliação pertinente ao nível de pós-graduação. Textos apenas concordando ou discordando de comentários de outros participantes do fórum sem a devida justificativa ou complementação não acrescentam em nada ao debate da disciplina, sendo assim, devem ser evitados. Os textos devem sempre vir acompanhados das justificativas para a opinião do discente sobre o conteúdo discutido, para que assim, possamos dar continuidade ao debate em nível adequado. Além disso, podem ser utilizados citações de artigos, livros e outros recursos que fundamentem a opinião ou deem sustentação a sua posição crítica sobre o assunto. Deve ser respeitado o tópico principal do fórum, evitando debates que não tem relação com o tema selecionado pelo professor.

[pic 7]

Habilidades e competências

Espera-se que, ao final dos estudos, os alunos possam conhecer a área da gestão de pessoas contemporânea, bem como a metodologia de apoio às organizações: a gestão por competências e seus fundamentos. Além disso, possam reconhecer a importância do conhecimento como diferencial para as organizações atuais, buscando geri-lo, por meio da gestão do conhecimento, de forma a beneficiar a organização e as pessoas.

WEBAULA 1

 

O Caminho da Gestão de Pessoas

Antes de iniciarmos o nosso conteúdo, quero convidá-lo para que descreva sua opinião sobre o espaço ocupado pela gestão de pessoas nas empresas. Quais estratégias devem ser adotadas pela área, que ações devem implementar, qual a postura deve ter o profissional, como deve ser a relação com os acionistas ou executivos e, qual a sua missão com relação a equipe de colaboradores da organização? São tantas perguntas, muitas reflexões e grande necessidade de mudanças.

Vamos construir esse cenário contemporâneo da gestão de pessoas juntos. Faça uma anotação particular sobre esses questionamentos para resgatar posteriormente.

Mas antes de abordarmos o nosso conteúdo, gostaria de conhecer um pouco sobre a experiência profissional de cada um. Acesse o fórum e faça sua apresentação pessoal nos contando sobre sua atuação profissional: qual seu trabalho e que atividades você desenvolve na empresa em que trabalha. Assim, aproveitamos para nos conhecer melhor.

Seja bem-vindo à nossa webaula!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54.1 Kb)   pdf (434.5 Kb)   docx (237.8 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com