TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao por competencias

Por:   •  14/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  836 Palavras (4 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

A instabilidade econômica no mercado atual causa uma instabilidade no ambiente onde a empresa esta inserida. Por isso as empresas precisam cada vez se adequar as mudanças e forças que esse contexto turbulento impõe. Diante de um mercado turbulento, somente aquelas empresas que buscam estar sempre a frente do seu tempo conseguem sobreviver.

A Cosmotec inovou, criou e ditou novos caminhos mostrando como é importante uma empresa possuir conhecimento. Possuir conhecimento pode fazer uma grande diferença entre a empresa conseguir sucesso ou não em seu mercado de atuação pois através da gestão de conhecimento a empresa pode criar inovações, fortalecer o aprendizado, potencializar a comunicação entre os setores e as pessoas (criando uma rede de conhecimento entre as pessoas pertencentes a organização). A empresa também precisa saber como gerenciar todo esse conhecimento, para que se possa extrair o melhor das pessoas e ter sucesso na aplicação do conhecimento. A gestão do conhecimento trata do gerenciamento do conhecimento que existe na organização, aquele conhecimento que pertence as pessoas da organização, para que elas trabalhem de maneira adequada para, por exemplo, produzir e lançar cada vez mais inovações e obter sucesso nos mercados que atuam.

Segundo Nonaka (2008), p.41)

A essência da inovação é recriar o mundo de acordo com uma visão ou um ideal determinado. Criar novos conhecimentos significa, bem literalmente, recriar a empresa e todos nela em um processo de autorrenovação pessoal e organizacional sem interrupções. Na empresa criadora de conhecimento, inventar o novo conhecimento não é uma atividade especializada, é uma forma de comportamento, na verdade, uma forma de ser, na qual todos são trabalhadores do conhecimento – isto é, empreendedorismo.

A gestão do conhecimento é composta por um processo de criação de conhecimento que incentiva e promove ações e cria contextos e situações para que as pessoas possam produzir e criar novos produtos. Ela também é composta pelo processo de disseminação do conhecimento através da promoção de ações que façam com que o conhecimento alcance pessoas nas organizações e que essas pessoas tenham acesso ao conhecimento que acontece na empresa. E por ultimo o processo de absorção de conhecimento que são ações que permitem que as pessoas na organização tenham oportunidade de aprender, entender e interagir com o conhecimento que existe na empresa.

Não se deve esquecer que o novo conhecimento começa sempre com o indivíduo onde o conhecimento pessoal de um indivíduo é transformado em conhecimento organizacional para a empresa como um todo. Por isso os funcionários devem estar conscientes a respeito da intenção estratégica da organização.

Segundo Nonaka e Toyama (2008, p.94):

No processo, a criação do conhecimento ocorre quando os atores abraçam o ambiente e sintetizam o conhecimento tácito e o explicito através das interações com os outros e com o ambiente.

A empresa que propicia o ambiente de trabalho favorável a inovação e a criatividade dos seus colaboradores estão aberta as suas contribuições, permitindo que sua equipe esteja sempre motivada e que o clima no local de trabalho seja satisfatório. Porem o empreendedor deve analisar o mercado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (43.6 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com