TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Ambiental

Por:   •  12/3/2018  •  Exam  •  1.006 Palavras (5 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 5

Disciplina: GESTÃO AMBIENTAL – UA 06

Aluno: Taciana de Oliveira Julio

Polo: Faculdade de Tecnologia de Mogi Mirim "Arthur de Azevedo"

Turma: 20172 - Tecnologia em Gestão Empresarial - EAD                                                         

Apresente suas respostas para as 5 questões neste mesmo arquivo

Todas as questões valem 2,0 pontos

  1. Os resíduos sólidos (RS) são o resultado das atividades de empresas ou da comunidade. Em virtude de suas características, a literatura estabeleceu uma classificação, levando-se em conta diversos fatores, tais como: origem, grau de periculosidade, natureza, dentre outros. Assinale a alternativa correta em relação à classificação dos resíduos sólidos:

( x )

a)

Os resíduos sólidos urbanos compreendem: resíduos domésticos ou residenciais; resíduos comerciais e resíduos públicos.

(  )

b)

Os resíduos “Classe II A” (chamados pela literatura e legislação de “Não inertes” são desprovidos de quaisquer propriedades, tais como: biodegradabilidade, combustibilidade ou solubilidade em água.

(  )

c)

Em virtude da quantidade de resíduos sólidos gerados pela sociedade, é desnecessário estabelecer uma classificação, pois todos devem ser enviados para o aterro sanitário, independentemente de suas especificidades.

(  )

d)

Os resíduos líquidos e os gases, ainda que perigosos, por se encontrarem nessas respectivas  formas, não podem ser considerados resíduos sólidos para quaisquer fins.

(  )

e)

Para fins de efetividade de Política de Gestão de Resíduos Sólidos, a separação dos resíduos sólidos de acordo com a sua categoria (papel, vidro, metal, plástico, orgânico, etc) nas residências, deve ocorrer ainda que o município não disponha de serviço de coleta seletiva.


  1. A razão de se estabelecer via legislação uma classificação dos resíduos sólidos, reside no fato de que cabe ao Poder Público promover políticas sobre seu gerenciamento, evitando quaisquer riscos à saúde humana e estabelecer formas de lidar com a coleta e disposição dos mesmos. Em relação a esse tema, assinale a alternativa correta:

(  )

a)

Resíduo sólido industrial, por definição legal, existe somente na forma “sólida”.

(  )

b)

Os resíduos sólidos industriais estão entre aqueles que apresentam um menor grau de periculosidade para a saúde e o meio ambiente.

( x )

c)

Os resíduos de Classe I (considerados perigosos) são aqueles que apresentam periculosidade, inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade ou patogenicidade; gerados principalmente nos processos produtivos, em unidades industriais e fontes específicas.

(  )

d)

Em função de tratados e acordos internacionais que possuem efetiva aplicação e fiscalização, inexiste qualquer tipo de lixo espacial que possa oferecer qualquer risco ao Planeta Terra.

(  )

e)

Não é possível afirmar que o nível econômico e a natureza das atividades econômicas da população tenha qualquer relação com a quantidade de lixo gerado. 

  1. Os aterros sanitários, como visto na UA 06, são de extrema importância para o gerenciamento dos resíduos sólidos, constituindo-se em um poderoso instrumento na preservação dos recursos naturais e evitando danos ambientais das mais diversas ordens. Em relação às potencialidades dessa importante ferramenta de gestão ambiental, assinale a alternativa que não representa um de seus benefícios:

(  )

a)

Evita a percolação do chorume no lençol freático, preservando os recursos hídricos.

(x)

b)

Sua utilização pressupõe que haja a separação dos resíduos inorgânicos, possibilitando a reciclagem, uma vez que aos aterros destinam-se os resíduos orgânicos.

(  )

c)

Permitem a captação do chorume e produção de biogás, com a conseqüente geração de energia elétrica.

(  )

d)

Evitam a proliferação de insetos, mau cheiro e outros malefícios à saúde, fenômenos que geralmente são comuns aos lixões clandestinos.

(  )

e)

Por serem de baixo custo, podem ser implementados em quase todos os municípios.


  1. Os impactos sócio-ambientais gerados pelos resíduos elétricos e eletrônicos são merecedores de especial atenção, em virtude da incapacidade natural que o meio ambiente tem de absorver os impactos oriundos de seu descarte inadequado. Por essa razão, o Brasil vem desenvolvendo políticas públicas voltadas ao combate dessa situação. As afirmações apresentadas abaixo correspondem ao atual panorama acerca do descarte dos resíduos eletrônicos em nosso país, exceto em relação ao que se afirma em uma das alternativas abaixo elencadas. Identifique-a.

(  )

a)

Resíduos de Aparelhos Elétricos Eletrônicos (RAEE) são chamados popularmente no Brasil de “sucata de informática”, “lixo eletrônico” ou “lixo tecnológico”.

(  )

b)

Tanto os resíduos oriundos das atividades de Informática e comunicações (monitores, computadores, impressoras, telefones, fax etc.) quanto à chamada “Eletrônica de entretenimento” (televisores, aparelhos de som, leitores de CD etc.) são considerados lixo eletrônico.

(  )

c)

Em face da expansão do mercado de eletrônicos, é altamente recomendável que se estabeleça uma política pública voltada exclusivamente para a coleta e descarte desse tipo de material.

(x )

d)

Apesar dos aparelhos elétricos e eletrônicos apresentarem componentes tóxicos em sua composição, muitos desses componentes tóxicos são biodegradáveis, o que reduz seu impacto ambiental por ocasião do descarte.  

(  )

e)

O Brasil é signatário da Convenção da Basileia, um tratado que tenta combater o trânsito internacional de resíduos perigosos dos países desenvolvidos para nações em desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (136.2 Kb)   docx (47.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com