TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Escolar e o Enfrentamento ao bullying

Por:   •  4/11/2023  •  Artigo  •  3.093 Palavras (13 Páginas)  •  44 Visualizações

Página 1 de 13

GRUPO EDUCACIONAL FAVENI

                                                                               

MARIA LUCIELMA DA SILVA SOUSA

   PLANO GESTOR E SUA IMPORTÂNCIA PARA O DIRECIONAMENTO DE UMA ESCOLA

 MARTINÓPOLE –CE

2023


GRUPO EDUCACIONAL FAVENI

MARIA LUCIELMA DA SILVA SOUSA

        

   PLANO GESTOR E SUA IMPORTÂNCIA PARA O DIRECIONAMENTO DE UMA ESCOLA

[pic 1]

                                             

MARTINÓPOLE - CE

2023

 

PLANO GESTOR E SUA IMPORTÂNCIA PARA O DIRECIONAMENTO DE UMA ESCOLA

Nome[1]Maria Lucielma da Silva Sousa

Declaro que sou autor (a)¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços). “Deixar este texto no trabalho e nessa cor”.

RESUMO-  O estudo em questão trouxe considerações sobre como um bom plano de gestão pode ressignificar e mudar os rumos da escola. Todavia, sabemos que as competências do gestor dentro da gestão democrática e participativa são muitas. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa foi desenvolver uma pesquisa em que estivesse contemplado o que é um plano de gestão, seu significado, quais suas funções gerenciais, quem o compunha, como foi elaborado, quais formas seus participantes e suas respectivas finalidades. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo de cunho empírico que teve como utilização, o ambiente natural como fonte direta dos dados, para que o pesquisador, segundo Bogdan e Biklen, (1982) tivesse como principal instrumento da pesquisa, a obtenção de dados predominantemente descritivos a partir do contato do pesquisador (observador) com situação estudada e também a preocupação de trazer e abordar a perspectiva dos participantes observados. Os dados da pesquisa revelaram que a construção de parte deste plano se configurou como importante instrumento para a realização das ações e metas estabelecidas dentro do ambiente escolar porque ele tem por finalidade de dar formato à ideia de executar algo, no futuro, para atender a necessidade ou aproveitar oportunidades de qualquer instituição.

Palavras Chaves: 1. Plano. 2. Gestor. 3. Escola.


  1. INTRODUÇÃO

Um dos maiores desafios assumido pelas instituições de ensino, quer seja particular ou pública é o desenvolvimento progressivo de competências que se constitui em condição fundamental da qualidade de ensino na atualidade (LÜCK, 2009). Tendo em vista tais desafios assumidos pelas instituições de ensino, os padrões de qualidade das mesmas devem estar assentados nas competências básicas dos profissionais que nelas atuam para que haja qualidade no ensino.

De acordo ainda Lück (2009) a busca constante pela melhoria da qualidade do ensino passa pela definição de padrões de desempenho e competências dos gestores escolares, dentre outros, de modo a nortear e orientar o seu desenvolvimento.

Nesta linha de pensamento, o trabalho em questão tem como objetivo principal discutir quais as competências do gestor dentro da gestão democrática da escola, tendo em vista que esta, deve estar implicada na participação da população em tal processo (PARO, 2008).

Para um diretor gerenciar uma escola, além de muitas competências, deve ter um plano de gestão que norteie seu trabalho e o conduza a realizar suas metas e objetivos traçados ao longo dos anos que ele esteja a ocupar o cargo a quem lhe confere.

Partindo deste princípio, o referido trabalho parte da seguinte indagação: qual a importância do plano gestor dentro das instituições de ensino? Dada sua importância, o plano gestor é norteado pelos princípios do Projeto Político Pedagógico e nele contempla a Proposta pedagógica da escola além de traçar o perfil da escola.

Entretanto, espera-se com esse plano, disseminar a importância da gestão coletiva, visando maior participação da comunidade escolar e que todos os profissionais da escola possam ter acesso ao referido documento no sentido de opinar nas ações contempladas e sugerir mudanças ao longo do tempo, conforme necessidade da escola.

Sendo assim, o objetivo geral deste trabalho é refletir sobre o plano de trabalho do gestor apontando-o como sendo uma ferramenta de auxílio que se constitui em uma exposição das atividades, onde estão expressos os prazos a serem observados por toda a equipe escolar. Como objetivos específicos pode-se elencar por exemplo, sua contribuição para a melhoria e a democratização da escola; ainda  propiciar qualidade ao ensino e aprendizagem mediante compromisso com o fazer pedagógico; possibilitar a formação dos alunos de modo global com criticidade, autonomia, participação e atuação da sociedade da qual está inserido.

O trabalho em questão tem sua relevância porque caracteriza as formas e exigências sobre a função do gestor e como este deve se comportar frente as novas exigências do mundo educacional e globalizado onde o acesso a informação chega a todo momento dentro dos sistemas de ensino. Ainda, o mesmo pode contribuir para servir de suporte teórico para futuros trabalhos no mundo acadêmico.

A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica. O mesmo está estruturado em  apenas um único tópico onde aborda reflexões sobre a elaboração de um plano gestor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (113.2 Kb)   docx (24.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com