TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BULLYING: UM PROBLEMA DENTRO E FORA DOS MUROS ESCOLARES

Por:   •  16/5/2016  •  Monografia  •  3.840 Palavras (16 Páginas)  •  651 Visualizações

Página 1 de 16

BULLYING: UM PROBLEMA DENTRO E FORA DOS MUROS ESCOLARES

FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUÍS

JABOTICABAL

2015


BULLYING: UM PROBLEMA DENTRO E FORA DOS MUROS ESCOLARES

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Educação São Luís, como exigência parcial para a conclusão do curso de Pós- graduação em Gestão Escolar.

Orientadora: Profa. Dra. Adriana da Silva Turqueti

FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUÍS

JABOTICABAL

2015

Dedico

Aos meus pais e familiares, com respeito e muito amor.

AGRADECIMENTOS

A Deus, pelo dom da vida.

Aos familiares, por todo o incentivo.

Aos amigos, pelo companheirismo e troca de aprendizagens.

Aos professores, por todos os valiosos ensinamentos.

À orientadora, Dra. Adriana da Silva Turqueti, pela contribuição e dedicação.

A Educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (MANDELA).


RESUMO

Este trabalho tem o intuito de realizar um estudo centrado no conceito atual de violência escolar: bullying, a fim de desmistificar suas causas e consequências, buscando possíveis e plausíveis soluções. Todavia, o principal objetivo deste trabalho é discutir sobre a importância de conscientizar nossos jovens a respeitar e valorizar as diferenças uns dos outros, de forma que nenhum jovem seja vítima de qualquer tipo de violência, seja dentro ou fora dos muros escolares. Por essa razão, foi feito um estudo amplo abrangendo a ideia de que os comportamentos inadequados e violentos dos alunos no contexto escolar podem estar relacionados a problemas familiares, de relacionamentos com a sociedade em geral ou ligados diretamente com o próprio ambiente escolar. Sendo, portanto, necessário que nós educadores trabalhemos projetos de conscientização, para que não se tenha qualquer resquício de bullying em toda a comunidade escolar.


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

1 Bullying: o que é, suas causas e consequências?        

2 Bullying: como conscientizar jovens a eliminar este problema do contexto escolar?        3

CONSIDERAÇÕES FINAIS        8

REFERÊNCIAS        9

INTRODUÇÃO

Este trabalho faz um estudo centrado no conceito atual de violência escolar: bullying, a fim de desmistificar suas causas e consequências, buscando ressaltar a importância dos educadores trabalharem projetos de conscientização, para que não se tenha qualquer resquício de violência em toda a comunidade escolar.

Para realizar este trabalho, foi feito um levantamento bibliográfico de textos críticos, documentos, internet e outros materiais de estudo.

Este trabalho conta com dois capítulos. O primeiro capítulo aborda o que significa bullying, suas causas e consequências. E o segundo busca ressaltar possíveis e plausíveis maneiras de como conscientizar jovens a eliminar este problema de todo o contexto escolar.

Evidentemente, foi gratificante realizar este estudo sobre o tema bullying, uma vez que não foi só possível ampliar meus conhecimentos acerca deste conceito, mas também refletir sobre práticas, ações e até mesmo dificuldades que interferem direta ou indiretamente no processo de ensino e aprendizagem, sendo parte integrante do contexto escolar.

1 BULLYING: O QUE É, SUAS CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS?

De acordo com a reportagem da revista Nova Escola (Agosto de 2009) "Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas." Ou seja, são atitudes propositais, que mesmo psicológicas, ferem o ser humano com igual ou maior intensidade que cicatrizes de violências físicas.

A violência escolar tem se constituído, nos últimos anos, em um problema social de amplitude mundial. Amplamente divulgada e explorada pelos meios de comunicação, tornou-se tema de debate público e vem despertando o interesse de um número crescente de pesquisadores. O fenômeno, que possui determinações complexas, tem colocado à baila a relação professor-aluno, que assume, em algumas situações, não nos parece exagero dizer, uma  certa dramaticidade. (LOPES; GASPARIN, 2003, p.295).

Desta forma, ainda que o bullying aconteça em outros contextos, é no escolar que ele se intensifica, ou seja, é no âmbito escolar, que tais atitudes têm graves consequências negativas, interferindo não só na aprendizagem e rendimento do mesmo, mas também nos aspectos sociais, de modo a ocasionar transtornos, traumas ou síndromes psíquicas, que resultam em indivíduos reclusos, isolados ou até mesmo violentos, capazes de buscar na morte (própria ou do colega) a "solução" para seus problemas.

Infelizmente, enquanto educadores, podemos observar que o cotidiano escolar é marcado por brigas ou mesmo xingamentos que podem deixar de ser meras situações corriqueiras para se tornar relações conflituosas de bullying. É claro, entretanto, que nem toda "piadinha ou brincadeira" pode ser vista como ato de bullying, já que mesmo de mau gosto, há atitudes que são feitas sem intenção de humilhar, intimidar ou ameaçar o outro. Sendo, portanto, não caracterizadas como bullying, mas ainda sim formas de violência.

[...] as causas da violência nas escolas, fenômeno que vem aumentando nos últimos anos, os alunos apontaram os principais motivos, que procuramos analisar, agrupando-os da seguinte maneira: a agressividade dos próprios alunos que afeta a luta pela afirmação de sua identidade, e que não é reconhecida pelos educadores; o descaso da escola e a violência, sobretudo verbal, dos professores e funcionários contra os jovens; a influência da mídia; e a negligência da família. (NJAINE; MINAYO, 2003, p.125).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.8 Kb)   pdf (226 Kb)   docx (24.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com