TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Estratégica de Operações

Por:   •  29/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 3

Exercícios: Gestão Estratégica de Operações

  1. Apresente a hierarquia de operações de uma pequena empresa no ramo de indústria e outra de comércio ou serviço
  2. Quais as principais diferenças entre clientes internos e clientes externos

 Cliente é todo aquele (pessoas, segmentos e organização) que mantém contato com sua empresa ou a quem você direciona seus serviços e/ou produtos. Somente o cliente pode determinar se a qualidade de um serviço é boa ou não é e dizer-nos que quem ou com quem. São identificados como:Cliente interno: são todos aqueles que fazem parte do nosso dia a dia dentro do ambiente de trabalho como o diretor da empresa, o gerente, a recepcionista dentre outros, ou seja, o cliente interno pode ser aquele ao qual prestamos serviços com produtos e mão de obra dentro da própria instituição. Por exemplo, a copeira que serve o cafezinho para o administrador ou o técnico de informática que faz a manutenção do computador do setor financeiro.
Cliente externo: são aqueles que mantêm a empresa financeiramente através das compras de produtos e da mão de obra oferecida pelo empreendedor, por exemplo, ao irmos ao supermercado fazer compras, nos tornamos um cliente externo, porque estamos comprando produtos que são oferecidos por aquela rede ou corporação. 
Todos os clientes são importantes dentro ou fora de uma corporação independentemente se ele é externo ou interno, por isso, cabe à empresa trata-lo da melhor forma possível e criar métodos de qualidade que faça com que o mesmo esteja por dentro das atividades empresariais, seja na compra de produtos ou prestações de serviços.

  1. Descreva as principais vantagens e desvantagens de proteger a produção do meio ambiente.

Devido ao ambiente turbulento em que a maioria das organizações atua faz com que a função produção tenha que se ajustar a novas situações. A produção é vulnerável às incertezas do ambiente onde atua quanto à oferta e demanda de produtos ou serviços.Uma forma dos gerentes de produção tentarem minimizar estes efeitos é isolar a produção do ambiente externo, das seguintes maneiras:

Proteção física:  envolve a construção de um estoque de recursos, de forma que qualquer interrupção de fornecimento possa ser absorvida pelo estoque. Serve tanto para matérias-primas quanto para produtos acabados.

Proteção organizacional: é uma função de isolamento do pessoal da produção com o ambiente externo, onde as outras funções organizacionais agem formando barreiras ou proteções entre as incertezas ambientais e a função produção. É feito pelo pessoal de apoio (escritórios, etc). Seu uso excessivo tem sido criticado por modelos japoneses, que prevêem maior interação de pessoal da fábrica com fornecedores/clientes externos Desvantagens de se proteger a produção

O tempo de espera para comunicação entre a função protetora e a função produção torna as mudanças difíceis. Quando a função protetora reage, a produção já se moveu para o problema seguinte. A produção nunca conhece o ambiente onde atua (por exemplo, mercados de trabalho e tecnológico) que a ajudaria em novos desenvolvimentos. A produção nunca é exigida para assumir responsabilidades sobre suas ações. Há sempre outra função para se atribuir culpa, além do surgimento de conflitos entre funções. A proteção física envolve a manutenção de grandes estoques, que são caros, de recursos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (94.4 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com