TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Estratégica em Tecnologia da Informação

Por:   •  5/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.439 Palavras (6 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 6

Taxipet

Um transporte para seu amigo

Jan/ 2017

[pic 2]



Elaborado por:

Disciplina: Gestão Estratégica em Tecnologia da Informação.

Turma:

Tópicos desenvolvidos

- Apresentação e objetivos

- Desenvolvimento

  • Serviços.
  • Produção
  • Distribuição
  • Logística

- Considerações finais e recomendações

- Referências bibliográficas.

Apresentação e objetivo

Dadas as análises feitas pela a ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software (2016), o Brasil ainda se destacou em 2015, se comparado às demais economias mundiais, com um crescimento dos investimentos em Tecnologia da Informação de 9,2% em relação a 2014 em conjunto com os dados da ABINPET (Guia do empreendedor, 2014) de que o mercado pet ainda não esgotou seu potencial e ainda continuam apresentando dados de crescimento, temos um novo nicho a ser explorado pela empresa Minas Móvel.

Para isso será utilizado o modelo Delta em evidenciando a importância do vínculo com o cliente e buscando adequar-se ao atual ambiente em que as empresas estão inseridas. Levando-se em consideração toda uma expectativa positiva em relação aos dois setores, este relatório tem como objetivo a apresentação do projeto de um novo produto para desenvolvimento de mercado pela empresa Minas Móvel. Sendo estruturado em 4 fases.

  • Serviços: como o serviço será estruturado para atendimento a esta oportunidade;
  • Produção: iremos analisar como o serviço será produzido;
  • Distribuição: com as informações sobre a hospedagem do serviço;
  • Logística: este tópico informará sobre a logística para que o cliente (meio de transporte) ou pessoa física (dono de animal de estimação) possa acessar e utilizar o serviço.

Por fim, iremos descrever as conclusões e recomendações finais deste relatório com destaque para a forma de atuação da Minas Móvel para que o sistema se destaque no mercado.

 

Desenvolvimento

        As novas estratégias de negócios da Minas Móvel, para o alcance de vantagem competitiva será de acordo com o que Porter e Barney desenvolveram como modelo Delta. (MASCENA; PIMENTEL; FISCHMANN; POLO, 2012, p. 3), que consiste em estratégias genéricas, recomendando que elas sejam em um número amplo, com possibilidades de acréscimos e de adoção simultânea de mais de uma estratégia, desde que compatíveis.

Segundo Hax e Wilde II (1999), o Modelo Delta oferece quatro contribuições: define posicionamentos estratégicos como fontes de rentabilidade; alinha essas estratégias de posicionamento com as atividades da empresa, buscando congruência entre direcionamento e implementação estratégica; introduz um processo adaptativo para capacitar a organização para responder às turbulências do ambiente; e apresenta as métricas granulares que direcionam a organização em indústrias complexas. (apud MASCENA; PIMENTEL; FISCHMANN; POLO, 2012, p. 4).

        Para isso as etapas de serviços serão executadas conforme descrito abaixo:

Serviços

        O produto a ser desenvolvido seria um aplicativo que congregassem pessoas que oferecem serviço de transporte de animais de estimação, de forma que esses prestadores de serviços estivessem conveniados a pet shops e pudessem fazer os trajetos em dias de banho e tosa, para que não houvesse a necessidade da presença do dono, assim como apenas transporte do animal de um local para outro, havendo a possibilidade de agendamento prévio de corridas.

        Para as clínicas veterinárias o serviço é interessante pois cria um diferencial ao estabelecimento, sem que ele tenha que investir nesse recurso, já que a corrida será cobrada pelo aplicativo a pago pelo dono do animal, e também para o cliente já que ele poderá monitorar o caminho do seu pet (quando destinado a um local que não inclua sua presença) através de GPS.

Produção

        A produção do produto se dará em duas fases:

  • 1ª fase: elaboração do aplicativo e credenciamento de motoristas e clinicas.

Dentro da elaboração do aplicativo estarão os modos de viagem (ida a clínica veterinária – pet sozinho ou acompanhado - e deslocamento entre locais também com a possibilidade de o pet estar sozinho ou acompanhado), onde o cliente poderá escolher entre as clinicas conveniadas a qual lhe agrada mais/ já é cliente.

Nessa primeira fase já estará implantado o modo de viagem desacompanhado em que o dono poderá ver qual o caminho que seu animal percorreu e se chegou ao seu destino, que será feito através de GPS.

  • 2ª fase: pagamento dos serviços da clínica veterinária.

Assim como ‘corrida’ será possível em um segundo momento que o pagamento dos serviços que o animal recebeu sejam feitos pelo aplicativo, com a conta chegando através de um aviso no celular do cliente, em que estará listado todos os procedimentos pelos quais o animal passou.

        As duas fases não necessariamente irão ser desenvolvidas em separado, podem inclusive avançarem concomitantemente para aproveitamento da equipe de desenvolvimento para não gerar gastos desnecessários.

Distribuição

        Como o aplicativo envolve transações financeiras e dados pessoais e altamente recomendado o uso de um data center próprio para que a empresa tenha o máximo de segurança possível aos dados que serão recebidos.

        Para a parte dos transportes serão feitos contatos com cooperativas que já trabalham com essa modalidade de viagens, que de preferência tenha algum tipo de controle de dados similar ao da Minas Móvel, para maior facilidade de conexão dos mesmos. O rastreamento GPS se dará por aplicativos já existentes que serão integrados ao que está sendo desenvolvido (como exemplo Wase).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (194.5 Kb)   docx (812.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com