TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE DO MERCADO: MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

Por:   •  25/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.189 Palavras (9 Páginas)  •  535 Visualizações

Página 1 de 9


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

2.1 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA ..........................................................4

2.2 MÉTODOS QUANTITATIVOS ..............................................................................6

2.3 ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE ........................................................................8

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS ...................................................................................10

4 REFERÊNCIAS ......................................................................................................11



  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho vai tratar dos temas estudados no segundo semestre do curso de administração de empresas, onde fazem parte as seguintes disciplinas: Microeconomia e Macroeconomia; Métodos Quantitativos; Ética, Política e sociedade. Partindo dos conceitos estudados realizamos uma pesquisa de campo, onde entrevistamos o Sr. Dirceu dono da empresa Dirceu Mercearia Ltda. O nome fantasia do estabelecimento é Mercearia e Restaurante Alberto. Nosso intuito é de verificar qual estrutura de mercado melhor se encaixa e ainda analisar os dados da pesquisa dentro dos métodos quantitativos para verificar quais conclusões se chega, a pesquisa foi realizada dia 19 de outubro de 2015 a partir 11:00h. No primeiro momento entrevistamos o dono do estabelecimento logo depois os funcionários e cliente que chegavam e saiam. Os dados coletados referem-se os produtos que são oferecidos na mercearia, e aos clientes que frequentam, é um mini mercado com um diferencial, possui um restaurante no ambiente.


  1. DESENVOLVIMENTO

2.1 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

Vivemos em uma sociedade onde a concorrência de mercado é extrema, quanto mais atrativos forem oferecidos mais as companhias se destacam. Ao realizar uma pesquisa de campo na cidade de Rio Grande – RS num mercado chamado de Mercearia e Restaurante Alberto, cuja razão social é Dirceu Mercearia Ltda., onde o estabelecimento possui dois ambientes, de um lado o mini mercado e do outro o restaurante, chama a atenção é que os dois, cada um com seus produtos e atendimento diferenciados se relacionam com perfeita harmonia, segundo o proprietário Dirceu, um ajuda o outro a chamar clientela.

 Na mercearia a uma grande variedade de produtos de todos os tipos, desde material de limpeza e higiene pessoal até legumes e frutas, pães e carnes e outro alimento como feijão arroz, etc. No restaurante é oferecido um bife livre com comida caseira com preço acessível de R$ 12,00. Devido a grande quantidade de produtos a clientela é bem variada, tanto financeiramente quanto sexo ou idade, dês de trabalhadores de firmas em seus horários de almoço até crianças comprando chocolate. O perfil dos clientes é diversificado podemos dizer que atendemos classe alta, média e baixa renda, o estabelecimento trabalha com dinheiro, cartões e vale refeição e alimentação. Pelo fato de não ter muita variedade de marcas, os clientes acabam não escolhendo muito.  Os produtos mais vendidos são os de uso e consumo constante. Exemplos de produtos de vendas dia a dia: pão, queijo, presunto, frutas e as refeições no restaurante ao lado. Os clientes não questionam muito o valor, pois o mesmo é igual ao da concorrência e quando não temos o produto especifico que o cliente procura sempre têm outras opções similares. A alteração de preço dos produtos não acontece com frequência, na área de alimentícios o preço sofre mudança mínima de valor, dificilmente um alface ou uma carne dobra de valor, se o produto sobe acompanhamos o valor para não termos desfalque de lucro, sempre com a preocupação de não abusar nos preços, a inflação é devida mas não nos prejudica tanto pois não temos um suporte de supermercado. Como todo estabelecimento o fornecedor depois do cliente é a fonte de lucro de um negócio, procura sempre negociar prazos ou até descontos no pagamento avista, os valores são estudados, os produtos calculados, pois em compras de grande quantidade, o pequeno valor pode fazer a diferença no acumulativo, ou seja, comprando por menos o lucro é maior. No ramo do estabelecimento é o único do bairro, pois possui o diferencial o restaurante que atrai clientes para a mercearia, relata o entrevistado, Tem outro mini mercado a dois quarteirões dali, mas não causa perda significativa nas vendas.

Após a dialogo com o proprietário do estabelecimento realizamos uma pesquisa com alguns clientes que entravam e saiam, foram entrevistadas quinze pessoas.

Segue abaixo tabela com os dados da entrevista.

Tabela 1- Dados da entrevista

Pessoa

Idade

sexo

Est. civil

Filhos

Freq. Que vai ao merc.

Tempo gasto

Forma de pag.

Produtos mais freq.

1

23

F

Solteira

Não

1 na sem.

20 min.

Cartão

Pão

2

54

F

Viúva

3

2 na sem.

50 min.

Avista

Frutas

3

19

F

Solteira

1

1 na sem.

20 min.

Avista

Pão

4

75

M

Viúvo

2

5 na sem.

30 min.

Avista

Pão

5

22

F

Casada

Não

3 na sem.

45 min.

Avista

Pão

6

34

F

Separado

2

2 na sem.

40 min.

Cartão

Legumes

7

32

M

Casado

Não

3 na sem.

1 hora

Avista

Carne

8

38

F

Casada

1

3 na sem.

40 min.

Cartão

Frutas

9

25

F

Casada

Não

1 na sem.

20 min.

Cartão

Pão

10

40

M

Casado

4

2 na sem.

1 hora

Avista

pão

11

25

F

Separado

2

1 na sem.

1 hora

Cartão

Carne

12

32

F

Casado

1

2 na sem.

30 min.

Avista

Carne

13

38

F

Casada

1

3 na sem.

40 min.

Cartão

Frutas

14

25

F

Casada

Não

1 na sem.

20 min.

Cartão

Legumes

15

29

M

Solteiro

Não

2 na sem.

30 min.

Avista

pão

Fonte: Gabrielle (Out. 2015).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (160.3 Kb)   docx (52 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com