TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Por Competências

Por:   •  16/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.040 Palavras (5 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

...............................................................................................................................

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - GESTÃO POR COMPETÊNCIAS

PORTFÓLIO 01

Tipos e formas de mudanças organizacional

...............................................................................................................................

Guarulhos

2015

PORTFÓLIO 01

Tipos e formas de mudanças organizacional

Trabalho apresentado ao Curso de Engenharia de Produção e Gestão da Qualidade da Faculdade ENIAC para a disciplina  de Gestão por Competências.

Prof.

Guarulhos

2015

[pic 2]

ATIVIDADE PROPOSTA  

Parte I – Questões para discussão

1) A mudança organizacional é o movimento de uma organização de seu estado presente e em direção a um estado futuro para aumentar a sua eficiência. As forças a favor da mudança organizacional incluem forças competitivas, forças econômicas, políticas e globais, forças demográficas e sociais e forças éticas. As organizações muitas vezes são relutantes em mudar porque a resistência à mudança nos níveis da organização, de grupo e de indivíduo tem dado origem à inércia organizacional. Conceitue cada uma das forças a favor da mudança organizacional (competitivas, econômicas, políticas e globais, demográficas e sociais e éticas) e por que algumas empresas são relutantes em mudar?

Como não se mudam rapidamente estruturas internas frutos de uma ação adaptativa desenvolvida durante anos, a resistência à mudança pode ser diminuída à medida que se dê possibilidades de ação ao indivíduo, dentro da nova estrutura, onde ele possa utilizar os meios de ação e cognição desenvolvidos na estrutura organizacional anterior para identificar-se com o novo projeto de organização proposto, adaptando parcialmente suas estratégias de ação às novas perspectivas que lhe são oferecidas. Trata-se de efetuar um diagnóstico anterior do sistema social e de prever-se, dentro do processo de mudança organizacional, uma estrutura de transição que oferece aos atores sociais um espaço de reconstrução indenitária individual ou coletiva.

Com base no raciocínio citado acima, pretende-se propor a criação de mecanismos pelos quais os indivíduos possam negociar e criar uma nova identidade social a partir das experiências pré-existentes e do enfrentamento a desafios novos que exijam novas posturas e reações. Neste processo seriam desenvolvidas uma cultura e estrutura organizacional de transição, que dependendo do grau de mudança, evoluiria gradualmente para até o modelo desejado. Propõe-se também que a organização disponibilize formas de aprendizado e adaptação às novidades àqueles funcionários que se interessarem em acompanhar a mudança no ritmo em que ela acontece. Políticas que permitam a desvinculação dos sub-grupos e indivíduos que não conseguem se adaptar à nova cultura, como programa de demissão voluntária, por exemplo, também podem ser utilizadas para facilitar a transição.

2) Conceitue e explique em que diferem a mudança evolucionária e a mudança revolucionária?  

 O longo período de mudança evolucionária é subitamente marcado por um ataque de turbulência revolucionária na qual a organização altera rapidamente muitos de seus padrões estabelecidos. Depois dessa turbulência, a organização procura saltar novamente para uma estabilidade. Encontram-se então longos períodos de estabilidade rompidos por períodos tumultuados de mudanças revolucionárias.

 Os principais instrumentos de mudança evolucionária são a teoria dos sistemas social e técnico, o gerenciamento da qualidade total e desenvolvimento dos trabalhadores e as equipes de trabalho flexiveis. Os principais instrumentos de mudança revolucionária são a reengenharia, a reestruturação e a inovação.

3) O que é um processo de negócios e por que, a reengenharia é um instrumento de mudança comum? Por que a reestruturação  é necessária para que a reengenharia ocorra?

O processo de negociação começa bem antes do momento em que as pessoas se sentam à mesa. Uma negociação bem sucedida requer um cuidadoso trabalho de planejamento estratégico, que envolve diversos passos e pessoas.

 A reengenharia introduz mudanças em três níveis da empresa: o operacional, o de gestão de processos e o de gestão de negócios. Para a implementação da Reengenharia do processo empresarial, a empresa deve enfrentar dois problemas básicos: limitar os projetos e ser realista.

Deve ser feita em base continua, em vez de mudanças globais, procurar introduzir  séries de pequenos projetos, alterando –se a empresa por partes. Assim reduz-se o risco de e abrevia-se a demora dos resultados, permitindo que a empresa se mantenha continuamente atualizada em relação aos concorrentes, às regulamentações governamentais e ao ambiente do mercado.

4) Qual é o objetivo da pesquisa-ação? Comente cada uma das principais etapas da pesquisa-ação.

O seu objetivo é favorecer as discurssões e a produção cooperativa de conhecimentos específicos sobre a realidade vivida, a partir da perspectiva do esmorecimento das estruturas hierárquicas e das divisões em especialidades, que fragmentam o cotidiano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (102.8 Kb)   docx (55.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com