TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Qualidade

Por:   •  6/6/2017  •  Resenha  •  910 Palavras (4 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        DESENVOLVIMENTO        5

2.1 UNION – UNIVERSIDADE ONLINE        5

2.2 MELHORIAS PROPOSTAS        5

3.        CONCLUSÃO        7

4.        BIBLIOGRAFIA        8


  1. INTRODUÇÃO

A modernidade dos tempos faz do celular, simultaneamente, à internet, a ferramenta mais conveniente às necessidades do usuário, uma vez que este detém a capacidade de abranger desde mídias sociais até âmbitos organizacionais. Sendo perceptível a sinergia entre o aparelho e, principalmente, a Geração Z em um mundo globalizado e conectado via 4G e Wi-Fi.

Uma das principais integrações entre contemporaneidade e usuário se da através dos aplicativos, os quais oferecem a praticidade exigida pela fugacidade da era digital, otimizando as relações e facilitando a resolução dos mais variados deveres do cotidiano.

Visando facilitar a vida acadêmica, diversas universidades como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Universidade Federal de Uberlândia (UFU); Universidade de São Paulo (USP); Universidade Federal do Rio Grande do Sul(UFRGS) aderiram esse recurso. Ao mesmo passo, em 2015, a Universidade Federal do Espírito Santo desenvolveu um aplicativo UNION - Universidade Online. Entretanto, desde então o aplicativo segue desatualizado, estritamente vinculado ao site, restrito apenas ao sistema Android e satisfazendo somente ao Campus de Goiabeiras. Mediante a isso, faz-se preciso mudanças que atendam, de fato, toda a universidade.

 


  1. DESENVOLVIMENTO

2.1 UNION – UNIVERSIDADE ONLINE 

Em setembro de 2015, os estudantes do 7º período do curso de Administração da UFES desenvolveram o aplicativo Union - Universidade Online, que reúne diversos serviços e informações sobre a UFES, visando melhorar a comunicação entre universidade e comunidade.

 O aplicativo disponibiliza o cardápio do Restaurante Universitário, calendário acadêmico, mapa com todos os nomes e localização dos prédios do campus de Goiabeiras e acesso aos vídeos da TV UFES. Além disso, também oferece informações sobre serviços gratuitos de consultoria jurídica, atendimento psicológico e ensino de línguas estrangeiras, além de orientar sobre formas de chegar à UFES por ônibus, táxi ou bicicleta.

 

2.2 MELHORIAS PROPOSTAS

Foi identificada a necessidade de atualizações e melhorias no aplicativo, visando que seja pratico para o corpo discente e docente de todos os campi e usuários de sistema iOs, buscando atender às dimensões e parâmetros da qualidade como por exemplo o desempenho técnico e funcional, fazendo com que o aplicativo não redirecione para um navegador da web e sim tenha todas as informações dentro do aplicativo, otimizando o uso.

Na opção “Refeição” disponibilizará o cardápio diário do Restaurante Universitário (RU) de todos os campi; possibilitar consulta de saldo do cartão do RU através do aplicativo nos campi que fazem o uso do mesmo.

Na opção “Biblioteca” mostrar as bibliotecas de todos os campi; Criar uma lista de espera onde o usuário possa manifestar o interesse por um livro através do aplicativo e receber notificação de sua disponibilidade para locação; consultar as data de locação e de devolução.

 Em “Calendário Acadêmico” incluir um calendário dentro do aplicativo ao invés de redirecionar para o link do edital e permitir entradas para agendamentos e lembretes de provas e trabalhos de acordo com a necessidade de cada usuário para que o aplicativo envie notificações das atividades marcadas.

 Em “Transporte” disponibilizar sites das empresas de acordo com a localização do campus para consulta de horários de transporte.

 Na opção “Mapa” disponibilizar os mapas de todos os campi, mostrando as principais localizações, como bibliotecas, cantinas, prédios, entre outros.

Tendo como objetivo a praticidade para universitários e professores, adicionar ao aplicativo as opções “Portal do Aluno” e “Portal do Professor.” Onde no “Portal do Aluno” apresentará as opções Boletim, onde exibirá notas e faltas do semestre atual; histórico, onde conterá notas e faltas do semestre passado; grade horária, exibindo o horário atual do aluno com as salas indicadas; mensagens, onde professores poderão mandar mensagens e materiais com notificações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (90.8 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com