TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão X e Y: Capacitação e Formação para o mercado de trabalho.

Por:   •  30/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  6.887 Palavras (28 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 28

FACULDADE DE TECNOLOGIA PORTO SUL[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLÓGICO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

4º Módulo.

PRAIA GRANDE

2016

FAPS

Gestão X e Y: Capacitação e Formação para o mercado de trabalho.

Gilson da Silva Salas

Patrícia Cristina Guia da Mata

Roberta de Cássia Coelho Nascimento

Trabalho apresentado para disciplina de Gestão de Pessoas, ministrado pela       Prof.ª Patrícia Rezende.

PRAIA GRANDE

2016

resumo

INTRODUÇÃO

No contexto atual muito se fala sobre as diferenças dos indivíduos e ferramentas administrativas utilizadas para a gestão dos mesmos, mas antes de entender o mecanismo de integração e gestão de conflitos é necessário conhecer quem são esses indivíduos, sua cultura, visão e posicionamento no mercado de trabalho. Com tantas diferenças comportamentais que necessitam de acompanhamento do gestor, ao decorrer dos anos se tornou necessário essas divisões para melhor compreensão.

Gerações X, Y, Z. Antes de iniciarmos falando das Gerações X e Y, lembramos que a geração que antecede a X denomina-se Baby Boomers, geração essa  que fez parte do mercado de trabalho logo após a Segunda Guerra Mundial, geração conhecida como geração paz amor por sua aversão a conflitos armados, em sua maioria essa geração hoje ocupa cargos de diretoria, gerência e etc. Nossa enfoque será as gerações posteriores a essa justamente pelo atrito entre a informatização e mudanças drásticas no cenário econômico e empresarial.

A Geração X segundo Solomon (apud MÜLLER e DEWES, 2012):

Nascidos entre 1966 e 1976, os membros dessa geração também são chamados de lerdos ou baby busters devido a sua alienação e preguiça. A maioria dos membros dessa geração parece estar determinada a ter famílias estáveis. Sete em cada dez economizam com regularidade boa parte de sua renda. Eles tendem a ver o lar como expressão de individualidade e não de sucesso material. Mais de metade está envolvida em projetos de melhorias de sua casa, com isso, concordaremos, nem são tão preguiçosos assim.

Essa geração acompanhou as “Diretas Já“ e o fim da Ditadura. Perfil que ainda encontra um pouco de resistência a mudanças, insegurança com novos processos e o medo de perder o emprego, céticos e não enxergam o sucesso como as demais gerações.

“A geração Y, também conhecida como geração do milênio, nomes pelos quais tem sido chamado o grupo dos nascidos entre os anos 1980 e 2000, compõem atualmente grande parte dos alunos das universidades” (FARIAS e CARVALHO, 2016). Essa geração já nasce informatizada, diferente da anterior que acompanhou todo processo de informatização a geração Y descendem de comunicação instantânea, cenário informatizado e em constantes mudanças no cenário empresarial pois já nascem na globalização.

O que esse choque de culturas pode ocasionar as empresa? Como um individuo que nasceu na Era da Informação pode gerir um individuo preso as processos e culturas enraizadas com o decorrer dos anos? Como mediar os conflitos ocorridos quando gerações tão diferentes fazem parte de uma mesma equipe, como transformar isso em força de trabalho. 

  1. GESTÃO DE PESSOAS E A GERAÇÃO X E Y

Os profissionais de gerações distintas estão transformando o ambiente e as práticas das organizações, e o resultado dessa interação vai depender de como as empresas estão lidando esses diferentes perfis. Um bom começo, segundo analistas, é estimular o trabalho em grupo aproximando as gerações em torno de objetivos comuns.

Os jovens no mercado de trabalho tem sido objeto de estudos, na forma como se comportam e se relacionam nas organizações, nas suas trajetórias de carreiras, nos seus anseios profissionais. A chamada Geração Y, dos nascidos após 1979, é considerada como desafiadora para as organizações pelas suas características diferenciadas. (MINELLA, BORGES e KARAWEJCZYK, 2013)

A Geração Y foi criada de maneira muito diferente, tendo um momento diferente da geração anterior e por isso têm outros desafios, limitações e características. O clima organizacional é um dos desafios encontrados por todas as gerações, mas cada uma se comporta de uma forma.

Uma das características sobre a geração Y é a sua resistência em respeitar a hierarquia de uma organização. Alguns autores mais enfáticos dizem que essa resistência, na verdade, é a de seguir ordens, ser subordinado a alguém, devido aos mimos recebidos pela geração que os criou (os Baby-Boomers).

Entre as décadas de 1980 e 2000 surgiu essa geração, eles sendo informais e ansiosos, não criam vínculos dentro das organizações. Sempre atualizados a tecnologia, procuram obter crescimento imediato dentro da empresa. São ambiciosos, e prezam pela rapidez das ações.

Essa geração vêem a hierarquia baseada na meritocracia não importa a quem ele será subordinado, contanto, que seja por mérito não por tempo, o respeito é pelo o que esse profissional representa, pelo seu posicionamento ético, sua postura dentre os conflitos, e sua atuação no ambiente organizacional. Para que essa ideia seja assimilada por outras gerações, precisa haver uma comunicação entre eles e uma cultura organizacional clara a todos.

Apesar de serem vistos como atualizados na tecnologia, essa geração precisa ter o cuidado na gestão de pessoas, pois precisam entender que sua postura hoje será exemplo para a próxima geração, conhecimento também requer cuidado, para que no futuro possam utilizar as ferramentas corretas e uni-las as pessoas, de forma que, a subordinação seja vista como processo de aprendizagem e sua hierarquização os degraus necessários para um bom profissional ser construído.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.7 Kb)   pdf (293.8 Kb)   docx (29.4 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com