TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão ambiental - Responsabilidade social e sustentabilidade

Por:   •  19/4/2017  •  Resenha  •  838 Palavras (4 Páginas)  •  806 Visualizações

Página 1 de 4

CAPÍTULO 1 -> A evolução histórica da questão ambiental

Nos últimos 300 anos, o desenvolvimento tecnológico foi inigualável, gerando uma incrível capacidade de produção e de controle dos elementos naturais. No entanto, também é o período histórico em que o ser humano gerou meios que podem levá-lo a extinção. O processo de contaminação excessiva do meio ambiente natural, foi acelerado com a Revolução industrial, e é fundamental que nos conscientizemos da gravidade da situação para que possamos criar meios que combatam e amenizem os danos causados pelo homem a natureza.

1.1 O homem e a natureza na pré-história

O  ser humano para sua sobrevivência sempre modificou o ambiente natural, interferindo na natureza de modo a transforma-la para melhor satisfazer as suas necessidades. O homem não afetou de maneira significativa a natureza nessa época. A capacidade de intervenção humana sobre o meio ambiente ao longo dos anos foi sendo multiplicada. A partir do momento em que os indivíduos entenderam que com a união alcançava objetivos comuns, surgiu a necessidade de organização das atividades para que esses objetivos fossem alcançados.Há mais de 8 mil anos, os homens aprenderam a domesticar os animais e a plantar sementes selecionadas, essas novas duas atividades provocaram uma revolução na história da humanidade (uma revolução agrícola), pois permitiram a fixação das pessoas e o surgimento das primeiras vilas e cidades. A partir daí surgiram novos anseios que somente poderiam ser atendidos em detrimento do mundo natural, como por exemplo: florestas foram destruídas para atender a demanda de madeira para as habitações.

1.2 A criação do ambiente cultural : o processo de urbanização

Com o surgimento da agricultura e o consequente sedentarismo, ocorre o início de um processo profundo de transformação da relação do homem com a natureza, pois a atividade agrícola exige a criação de um meio ambiente artificial para o cultivo das plantas e gado. Torna-se necessário proteger as plantações e o gado dos animais selvagens, portanto deve-se cercar determinado espaço, surge a propriedade privada. Vários animais começaram a ser extintos com a caça. Quanto maiores eram as aglomerações humanas, mais destrutivas eram do ponto de vista ambiental. Algumas áreas como por exemplo no Camboja, Ásia, a localidade de Angkhor entrou em decadência, também porque o uso insustentável dos recursos naturais causou sua destruição, o mesmo aconteceu com a civilização Maia.

(teve epidemias, devido que o homem destruiu o ambiente natural dos animais)

1.3 Industrialização e o meio ambiente

A Revolução Industrial, que teve seu início na Inglaterra no século XVIII e rapidamente se espalhou por outros recantos do planeta, promoveu o crescimento econômico e abriu as perspectivas de maior geração de riqueza, mas provocou profundas alterações no meio ambiente natural, que na realidade apontou para a perspectiva de sua destruição, na qual se utilizavam grandes quantidade de energia e de recursos naturais que acabaram por configurar um quadro de degradação contínua do meio ambiente. A industrialização trouxe vários problemas ambientais, como : alta concentração populacional, devido a urbanização acelerada; consumo excessivo de recursos naturais, sendo alguns não renováveis (petróleo e carvão mineral); contaminação do solo, água; desflorestamento; entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (84.9 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com