TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão da Cadeia de Suprimentos Análise

Por:   •  24/11/2018  •  Resenha  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 2

Assunto: Gestão da Cadeia de Suprimentos: Análise de uma Indústria Moveleira do Oeste do Paraná.

Fonte: Back, Luani. Schrippe, Patricia. Pazuch, Catiussa Maiara. Weise, Andres Dittmar. Kovaleski, João Luiz. Iberoamerican Journal of Industrial Engineering, Florianópolis, SC, Brasil, v. 7, n. 14, p. 55-71, 2015.

Com o grande aumento da competividade no meio empresarial, tornou-se necessário as empresas buscarem desenvolver métodos cada vez mais aprimorados e eficientes. E utilizando-se de metodologias gerencias adequadas teremos, por fim, ferramentas de auxilio de tomada de decisão da empresa. Uma das metodologias utilizadas, é a Gestão da Cadeia de Suprimentos,

O trabalho dos autores baseiam-se em uma análise feita sobre a configuração da cadeia de suprimentos de uma indústria moveleira na cidade de Medianeira no oeste do Paraná.

A cadeia de suprimentos contempla desde as matérias-primas até a entrega do produto acabado ao usuário final, gerir essa cadeia é uma tarefa bastante complexa, pois envolve diversos seguimentos dentro e fora da empresa, dentre eles, podemos destacar: fornecedores, compras, instalações, logística, marketing e finanças, com a finalidade de aumentar ganhos, eficiência, diminuir custos de produção e a satisfação dos clientes

 A gestão da cadeia de suprimentos dever ter como auxilio ferramentas de TI, softwares e outras tecnologias de apoio para tomada de decisão.

A indústria moveleira no Brasil é composta basicamente por micro e pequenas empresas, que tem como matéria-prima principal madeiras maciças e painéis de madeira (compensado, aglomerados e MDF), o ramo moveleiro é um grande negócio global, e este vem crescimento muito rapidamente, frente á alta competitividade, vem ganhando mercado, produzindo mais, com qualidade e tempo hábil, buscando sempre cada vez mais a minimização dos custos. O fator primordial para as industrias de moveis se manterem competitivas é o domínio de tecnologias, seja em equipamentos, matéria-prima, design, estratégias comerciais, distribuição.

Os autores utilizaram para realização deste trabalho uma metodologia dividida em duas partes: planejamento e caracterização do ambiente de pesquisa. Na primeira parte, planejamento, recorreu a levantamento bibliográfico sobre o objeto de estudo da pesquisa onde permitiu obter uma base de conhecimentos para a problemática teórica e prática; na segunda parte, caracterização do ambiente de pesquisa, procurou-se dissecar a indústria moveleira objeto da pesquisa desde sua evolução temporal, aos tipos de moveis fabricados, a quantidade de colaboradores, o tamanho de sua infraestrutura, até o seu reconhecimento a nível nacional e internacional.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (83.8 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com