TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão da Tecnologia da Informação

Por:   •  14/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  819 Palavras (4 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 4

Gestão da Tecnologia da Informação

Estudo de caso da empresa Minas Móvel

08/2018

[pic 2]


Elaborado por: Carlos Manoel Barbosa Netto Júnior

Disciplina: Gestão da Tecnologia da Informação

Turma: MBA Gestão Empresarial - Online

Tópicos desenvolvidos

Abordagem de ações estratégicas para melhoria nos processos internos da

Minas Móvel  , envolvendo as áreas de:

  • Produção;
  • Distribuição;
  • Logística;
  • Serviços.

Apresentação e objetivo

A Tecnologia da Informação é  uma ferramenta chave para garantir vantagem às organizações, pois confere  agilidade e eficácia para solução de problemas e otimização de processos (LAURINDO, 2006).  A informação possui grande importância nas decisões estratégicas e nos processos de tomada de decisões, bem como no controle das operações empresariais.

Para que a Minas móvel possa se manter competitiva no mercado, diante de novas soluções e tecnologias que avançam rapidamente no nosso dia a dia, este relatório tem por objetivo apresentar novas estratégias para as áreas de produção, distribuição, logística e serviços.

Desenvolvimento

Abaixo, estarão descritas as atividades necessárias para o desenvolvimento dos processos da Minas Móvel, para sua produção, distribuição,  logística e finalmente as atividades a serem definidas e executadas no processo de serviço.

Produção

A Minas Móvel com o rápido crescimento atingido precisa sistematizar o seu setor de produção de forma a reduzir os desperdícios. Para isso é interessante a utilização de sistema ERP (planejamento dos recursos da empresa). As empresas precisam utilizar algum sistema de gestão, com capacidade de controlar a produção, para gerenciar seus negócios, identificar problemas e conseguir melhor proveito de suas máquinas e colaboradores. O objetivo de um sistema ERP é organizar as informações da empresa de forma centralizada e gerir o seu fluxo por toda a sua operação. Isso permite acesso rápido e confiável a informações da indústria, possibilitando a tomada de decisões gerenciais baseadas em dados reais e centralizados. O aumento da produtividade tanto de máquinas como de colaboradores sem dúvidas é um dos principais benefícios diretos em implantar um sistema de ERP industrial.

Distribuição

A Minas Móvel deveria adotar o modelo  B2C (Business to Consumer) para distribuição dos seus produto Neste modelo a venda é feita entre a empresa e o consumidor final, não passando por processo de revenda entre um ponto e outro.É possível criar uma plataforma especializada para gerir o e-commerce com facilidade e um sistema de gerenciamento de relacionamento com clientes. Logo poderá ser customizado o atendimento para cada cliente de forma a atender melhor suas necessidades.  Assim, será monitorada o progresso da empresa, detectado ameaças e oportunidades com facilidade, na tela do computador ou mesmo do celular, em ferramentas ao mesmo tempo poderosas e de simples manuseio.

Logística

O controle de estoque da Minas Móvel é uma operações que pode ser feita na nuvem assim tems-se uma série de pontos positivos. Pois na tecnologia Cloud Computing os dados não ficam armazenados nos computadores da empresa, correndo os mais variados riscos. Eles ficam em servidores na internet, com elevado nível de segurança. E não são todas perdidas caso aconteça algum problema no escritório da empresa, por exemplo.

O sistema online proporciona uma visão mais ampla do estoque e permite um controle mais rígido e eficiente, sem compras de produtos em excesso ou desperdícios desnecessários. Assim, se você observa que um produto específico tem muita procura, consegue fazer mudanças de rumo rápidas no planejamento de vendas. O estoque não é uma área isolada da empresa e precisa estar conectado com os demais setores, para que as informações sejam integradas com agilidade e eficiência para todos os demais processos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (172 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com