TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão da qualidade

Por:   •  25/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.308 Palavras (14 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 14

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA SANTO ANDRÉ

                                   Ariana Aparecida Machado dos Santos

                                   Juliana Barbosa torres

                                   Marcelo Azevedo Pereira

                                   Priscila França dos Santos Paris

                                   Ulisses Ricardo Mateus

Implantação de Sistemas da Qualidade - Relatório 1 

                                       Santo André

                                            2015


                           

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA SANTO ANDRÉ

 

                                Ariana Aparecida Machado dos Santos- 8819338546

                                Juliana Barbosa torres- 9088485118

                                 Marcelo Azevedo Pereira- 9017392482

                                 Priscila França dos Santos Paris- 8819355966

                                 Ulisses Ricardo Mateus- 9088394364

A Importância da Qualidade e Suas Premiações

Trabalho de pesquisa para compor nota do segundo bimestre do segundo semestre de dois mil e quinze para a matéria de Implantação de Sistemas da turma do terceiro semestre do curso de Gestão da Qualidade 

Orientador: Marcelo Ferrucci 

                                                             Santo André

2015



Sumário

1        Passo 1        

1.1        Relatório        

2        Passo 2        

2.1        Melhoria Contínua, Utilização do PDCA        

2.2        Problemas No Processo: Excesso de retrabalho        

Referências bibliográficas        



  1. Passo 1

  1. Relatório

Em pleno século XXI, muitas organizações buscam a excelência em seus processos produtivos através da Gestão da Qualidade. Existem algumas premiações que foram criadas para que as organizações alcançassem o nível de excelência, através da troca de informações, de ideias e de soluções entre as empresas locais, como se fosse uma avaliação de seus processos produtivos, que proporcionam grandes benefícios para a organização e seus clientes. Assim esse artigo retrata o estudo da importância da Instituição do prêmio da Qualidade e seus benefícios advindos com a implantação de um prêmio dessa importância.

O tema Qualidade aborda todos os aspectos da vida cotidiana, qualidade de vida, controle de qualidade, sistemas de gestão da qualidade, qualidades nos processos e qualidade total. Desta forma o termo Qualidade acelera e acrescenta modificações nos processos organizacionais em busca da excelência, tornando o a organização mais competitiva e buscando vantagens competitivas.

Segundo Porter em (1986), criar uma estratégia competitiva significa utilizar meios (políticos, diretrizes, etc.) organizacionais para atingir os objetivos a curto, médio e longo prazo.

No momento de competitividade interna, a qualidade é um meio de manutenção da vantagem competitiva e a permanência no mercado.

A qualidade em vigor trata-se da satisfação do cliente mediante a superação de suas expectativas, o cliente então passou a ser o foco principal das organizações com atendimento de suas necessidades explícitas e implícitas.

Aumentar a produtividade, eficiência para as atividades e processos, reduzir custos e alcançar novos mercados torna-se cada vez mais importante para as organizações por meio da qualidade de seus recursos tangíveis e intangíveis, esse é o caminho mais curto ao cumprimento ao disposto nos critérios de excelência utilizados pelos prêmios de Gestão da Qualidade.

Os prêmios da qualidade se iniciaram no Japão, através da JUSE - União Japonesa de Cientistas e Engenheiros – que institui o Prêmio Deming em 1951, com a finalidade de premiar organizações públicas ou privadas que obtivessem bons resultados na aplicação de técnicas estatísticas. O prêmio funciona como uma ferramenta competitiva para várias organizações, visto que era direcionado às empresas que comprovassem um desempenho organizacional superior, a partir de critérios pré-estabelecidos pela JUSE. Dessa forma o prêmio Deming serviu como base para elaboração de outros prêmios de qualidade que tinham o mesmo objetivo, divulgar a importância da qualidade como elemento fundamental na busca da excelência no desempenho das empresas.

Para avaliar as empresas participantes da premiação, são utilizados nos critérios de avaliação, saber: liderança e constância de propósitos, Visão de futuro, Foco no cliente e mercado, Responsabilidade Social e Ética, Decisões Baseadas em Fatos, Valorização de Pessoas, Abordagem por Processos, Foco nos Resultados, Inovação, Agilidade, Aprendizado Organizacional e Visão Sistêmica.

Esses fundamentos são os pontos considerados como necessários para se construir uma gestão que leve a empresa a um bom desempenho e servem como referencial como critérios de excelência.

A grande contribuição do prêmio é a possibilidade de identificar em que estágio da qualidade encontra-se a Gestão.


  1. Passo 2

  1. Melhoria Contínua, Utilização do PDCA

T.W. Espumas empresa de porte grande multinacional de origem canadense, voltada ao segmento automotivo localizada na região do ABC em São Bernardo Do Campo. Indústria e comércio de espumas para assento e encosto dos bancos automotivos com Missão de ser o fornecedor preferido pelos seus clientes e Visão de ser responsável ao seu colaborador por saúde e segurança.

  1. Problemas No Processo: Excesso de retrabalho

O ciclo PDCA é um método gerencial de tomada de decisões que é aplicado para garantir o alcance das metas necessárias à sobrevivência de uma organização. Quanto mais informações forem agregadas ao método, maiores serão as chances de alcance das metas e maior será necessidade de utilização de ferramentas apropriadas para processar e dispor essas informações durante o giro do PDCA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)   pdf (213.9 Kb)   docx (191.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com