TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão da qualidade

Por:   •  14/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  606 Palavras (3 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 3

Gestão da Qualidade

A Qualidade pode ser definida como um estado dinâmico associado a produtos, serviços, pessoas, processos e ambientes que atendem ou excedem expectativas.

Em uma organização a Qualidade é definida por alguns fatores, mas é importante ressaltar em especial a expectativa do cliente, isto significa que a gestão da qualidade do produto deve se preocupar em manter os padrões, focando a visão e a missão organizacional.

O termo Qualidade Total representa a busca da satisfação, não só do cliente, mas de todos os “stakeholders” e também da excelência organizacional da empresa e seus principais expoentes são: W Edwards Deming, Joseph M Juran, Philip B Crosby.

Administração por processos

O conceito de gestão por processos nada mais é do que a interação entre as várias atividades que são realizadas nas empresas pelos diversos departamentos. É um método utilizado para rever, melhorar e padronizar processos de trabalho. Utiliza estratégia abrangente, sistemática e estruturada que garante a participação efetiva dos envolvidos, independente do nível hierárquico, promovendo o comprometimento com a qualificação do processo de trabalho.

ISO 9000

O ISO 9000 é um conjunto de normas que se refere a garantia da qualidade em um projeto desenvolvido, produção, instalação e serviços associados, tendo como principal objetivo a satisfação do cliente pela prevenção de não conformidades em todos os estágios envolvidos no ciclo da qualidade da organização

ISSO 9001

A ISO 9001 é um componente estratégico de uma organização que define requisitos para o sistema de gestão da qualidade e a forma como uma empresa deve ser gerenciada, tendo o objetivo de identificar e atender as necessidades dos clientes.

A organização que atende a ISO 9001 precisa estar sempre bem posicionada em relação a estrutura determinada pela norma isto é, Projetar e administrar o sistema de gestão com processos de forma correta, perseguir a melhoria continua, medir e analisar a adequação,estabelecer política e objetivos dentre outros.

Uma empresa que é certificada pelo ISO possui uma estrutura diferenciada dos seus concorrentes, ela se posicionara de forma correta frente as seus gerenciamentos de processos, e suas metas sempre terá grande proficiência.

Implementação de Sistemas de Gestão

Para a implementação de sistemas é necessário cinco etapas:

Diagnostico organizacional, onde é definido o plano estratégico da organização focando a missão, visão, objetivos e metas.

Capacitação inicia-se a conscientização da cúpula estratégica.

Conscientização,do corpo gerencial isto é a conscientização dos empregados pela implementação do novo sistema de gestão.

Sistematização e documentação do sistema de gestão é o resumo dos processos da organização, todos os processos da organização ficam disponíveis em forma de documentos e disponíveis para os funcionários consultarem e propor melhorias.

Implementação e treinamento, nesta fase cada funcionário para por um treinamento sobre o novo sistema e é ensinado sobre os processos que atua.

GESTÃO DA QUALIDADE

Material do aluno II

Ter uma boa gestão da qualidade pode decorrer vários benefícios, tal como economia em matéria prima, redução de desperdícios, aumento do prestigio na empresa e um numero menor de reclamações dos consumidores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (58.7 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com