TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão da qualidade

Por:   •  3/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.644 Palavras (15 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

                                          UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

                                                             ADMINISTRAÇÃO

                                                 8ª SÉRIE – GESTÃO DA QUALIDADE

ALINE APARECIDA BERNARDES DE ALMEIDA SENE – R.A. 372324

JOICE CRISTINA DOS SANTOS ARRUDA – R.A 372562

LUCIMARA HELENA CIPRIANO – R.A 375882

SONIMAR SEBEN – R.A. 372728

                                              PROF(a). MONICA SARTOLANI

 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PÓLO ROSEIRA-SP

11/10/2015

Introdução

O presente trabalho tem por objetivo enriquecer o conhecimento e mensurar alguns pontos relevantes sobre um assunto que é de suma importância na vida ativa de muitas organizações, a Gestão da Qualidade, que tem seus primórdios desde os séculos XVIII e XIX, advindos da preocupação dos artesãos para com a satisfação de seus clientes, e também com a primeira guerra mundial (1914- 1918), onde vários produtos bélicos apresentaram defeito.

Tal processo visa garantir que produtos ou serviços cheguem até o consumidor final de forma segura e confiável, sendo que os mesmos tornam-se cada vez mais exigentes, e cabem às empresas se adequarem a tais normas, assim garantindo a otimização de seus processos, o que implicara no sucesso da marca e consequentemente da organização.

Etapa 1

1 – O que é Qualidade? Como seu conceito se alterou ao longo do tempo?

 Qualidade é uma palavra que tem origem do latim (qualitate), a qual pode ser compreendida como uma serie de fatores que visam melhorias e a adequação dos produtos ou serviços, que atendam as exigências de clientes cada vez mais seletivos.

2 – O que é a Gestão da Qualidade e como foi sua evolução?

A Gestão da qualidade é uma gerencia voltada para a qualidade da produção e dos serviços de uma determinada empresa, desde o recebimento dos insumos até entrega final para o cliente, visando sempre o foco nos processos evitando imprevistos e improvisos. Suas fases evolutivas são:

  • Inspeção (1990)
  • Controle Estatístico de Processos (1930)
  • Garantia da Qualidade (1950)
  •  Gestão Integrada da Qualidade Total (1970)
  • Gestão Estratégica da Qualidade Total (1990)

                                                [pic 2]

3 – Quais foram os principais gurus da qualidade?

Os principais gurus da qualidade foram:

Deming (1989): Qualidade de um produto ou serviço só pode ser definida pelo cliente e as necessidades dos clientes evoluem;

 Juran (1992): Define a qualidade como: “desempenho do produto” e ”ausência de deficiências”;

Taguchi (1954): Define Qualidade em termos das perdas geradas pelo  produto para a sociedade;

 Crosby (1986): Defende que um dos princípios que fundamentam a filosofia da administração da qualidade, é o cumprimento dos requisitos;

 Ishikawa (1980): Está associado principalmente ao conceito de "Círculos de Qualidade": Pequenas equipes, geralmente da mesma área de trabalho mantém encontros regulares de forma voluntaria com a finalidade de: identificar, investigar, analisar e resolver os problemas que surgem no trabalho;

 Feingebaum (1954): Para Feingebaum a Qualidade deve ser o único objetivo da organização, é determinada pelos clientes e pressupõe trabalho em grupo (círculos de qualidade) que exige o compromisso da gestão de topo;

 Garvin (1964): Propõe que a qualidade seja definida em relação aos competidores como arma estratégica em mercado competitivo, ao invés de se traduzir por padrões internos.

       

 4 – Quais são os oitos princípios da Gestão da Qualidade? Explicar

 Os oito conceitos básicos da Gestão de Produção são:

  • Focalização no cliente: esse princípio visa atender as necessidades do cliente, atento as mudanças de mercado e de forma que possa superar as expectativas e garantir um atendimento de supremacia para o mesmo.
  • Liderança: tal ofício advém por parte do líder, onde o mesmo se torna responsável pela motivação da equipe no desempenho de suas funções, para que ambas sintam se comprometidas a atingir os objetivos almejados pela organização.
  • Envolvimento das pessoas: é de suma importância o comprometimento e o envolvimento de todos, pois se fazem necessários trabalhos em conjunto adotando o uso habilidades saudáveis em prol da organização.
  • Abordagem dos processos: essa abordagem beneficia os processos que torna possível uma visão sistêmica da empresa em seu funcionamento, envolvendo-a em um todo, para assim explorar o alcance dos resultados de forma mais eficiente.
  • Abordagem sistêmica: tem por legado permitir que os processos sejam identificados por meio da inter- relação, de modo que haja entendimento e o gerenciamento a fim de alavancar o desempenho da organização como um todo.
  • Melhoria Continua: esse princípio é de suma importância, pois visa atender as necessidades e sanar as expectativas, atuais e futuras, tendo seu foco voltado sempre para a melhoria de seus produtos e serviços, de forma contínua e rotineira, para o encantamento e a conquista do mercado através de satisfação seus clientes.  
  •  Tomada de decisão com base nas informações: as decisões que norteiam uma empresa dentro de um sistema de gestão de qualidade deverão ser exploradas baseadas em fatos, dados concretos e na analise das informações, o qual requer implementação de um sistema de monitoramente muito eficiente e bem equiparado.
  • Parceria com Fornecedores (benefícios mútuos): a relação entre empresa e fornecedores, deverá ocorrer de forma que ambos trabalhem unidos, formando parcerias e também alianças estratégicas, para que o resultado deste trabalho em conjunto possa acarretar na valorização dos produtos ou serviços.

Etapa 2

2.1 - Ciclo PDCA

CICLO PDCA

Elementos

O que significa?

Qual a finalidade?

Plan

 - Planejamento

 - Estabelecimento do plano de ação

 

 

 - Criação de objetivos e metas

 - Localização dos problemas

 - Prosseguir no caminho para esse objetivo ser atingido

 - Determinar o método para conseguir o que se planeja

Do

 - Ação

 - Executar o planejamento

 

 

 - Treinamento dos participantes do método definido

 - Coleta de dados para análise posterior

 - Rigor para colocar em prática o plano

Check

 - Verificação

 - Análise dos resultados e metas obtidos

 

 

 - Análise dos dados apanhados

 - Detecta erros ou falhas

 - Pode ocorrer juntamente com o "Do" (plano)

Act

 - Agir de forma corretiva

 - Corrigi as falhas encontradas no "Check"

 

 

 - Investiga as causas desses erros

 - Investiga os devios no processo utilizado

 - Padronização para o sucesso do processo

[pic 3]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)   pdf (321 Kb)   docx (136.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com