TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão da qualidade

Por:   •  15/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.084 Palavras (13 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2]

GESTÃO DA QUALIDADE

Cristalina

2015

[pic 3][pic 4]

BÁRBARA MARQUES DA ROCHA   RA: 391734

CAMILA APARECIDA CARVALHO  RA: 389937

JASLANE AQUINO DE SOUZA          RA: 391737

KAMILA DANTAS CAMARGOS        RA: 397785

GESTÃO DA QUALIDADE

Trabalho realizado para obtenção parcial da nota da disciplina de Gestão da Qualidade, apresentado ao Curso de Administração, sob orientação do professor presencial: Ronaldo de Souza Rodrigues.

.

Cristalina

2015

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO............................................................................................................2
  2. O QUE É QUALIDADE.............................................................................................3
  3. GESTÃO DA QUALIDADE.......................................................................................4
  4. A EVOLUÇÃO DA QUALIDADE.............................................................................5
  5. GURUS DA QUALIDADE.........................................................................................6
  1. Armand V. Feigenbaum........................................................................................6
  2. W. Edwards Deming.............................................................................................6
  3. Joseph M. Juran ………………………………………………………………....6
  4. Kaoru Ishikawa…………………………………………………………………7
  5. Genichi Taguchi………………………………………………………………....8
  1. PRINCÍPIOS DA GESTÃO DA QUALIDADE…………………………………...9
  2. CICLO PDCA………………………………………………………………………11
  1. Ferramentas de planejamento……………………………………………....….12
  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................13

2

INTRODUÇÃO

No mundo atual é muito grande a procura pela qualidade, as empresas estão cada dia mais focada em produzir produtos com excelência em qualidade, não como uma estratégia mas como uma obrigação imposta pelo mercado.

Pode se perceber que foi um longo caminho para as teorias e práticas da gestão da qualidade chegassem onde esta, mas ainda tem um longo caminho a se percorrido, principalmente nos países menos desenvolvidos.

3

O QUE É QUALIDADE?

A palavra qualidade vem do latim 'qualitate'. É o nível de utilidade esperado ou adquirido de alguma coisa, a qualidade de um produto ou serviço é quando o mesmo atende as necessidades dos seus clientes de forma desejável. Qualidade pode ser qualidade de vida das pessoas de um país, qualidade da água para o consumo ou do ar que se respira, qualidade do serviço prestado por uma determinada empresa, ou ainda qualidade de um produto no geral. Como o termo tem diversas utilizações, o seu significado nem sempre é de definição clara e objetiva, Qualidade em relação a produtos e/ou serviços, há várias definições para qualidade.        A palavra "qualidade" tem um conceito subjetivo que está relacionado com as percepções, necessidades e resultados em cada indivíduo. Diversos fatores, como a cultura, modelos mentais, tipo de produto ou serviço prestado, necessidades e expectativas influenciam diretamente a percepção da qualidade. Ao longo dos anos a qualidade tem desempenhado um papel relevante no que se refere ao aumento da vantagem competitiva para as organizações, uma vez que atrelado ao acréscimo da qualidade, encontra-se o aumento dos níveis de satisfação dos clientes, o aumento da produtividade – gerado pela redução de refugo ou retrabalho – o que, por sua vez, resulta em maior lucratividade à organização. A busca da qualidade levou à criação de órgãos certificadores para definir os padrões de qualidade, como a ISO 9001, IS0 14001, SA 8000 e PRODIR, incentivando as empresas a criarem sistemas de gestão de qualidade, fazendo um controle em produtos e serviços que lhe dessem a garantia de qualidade junto aos clientes.

4

GESTÃO DA QUALIDADE

Gestão da Qualidade é o conjunto de práticas que tem como objetivo estabelecer padrões de processo, para que eles sejam executados da maneira mais controlada passível, sem imprevistos e improvisos. a norma ISSO 9001, descreve a gestão da qualidade como “atividades coordenadas para controlar e dirigir uma organização no que diz respeito a qualidade”.  

         Após isso, surgiu o Controle de Qualidade, no começo do século XX por Frederick Taylor e Ford. Hoje, por exemplo, os consumidores cada vez mais cobram qualidade dos produtos que adquirem. De acordo com os relatórios do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (Sindec), órgão vinculado ao Ministério da Justiça existe, só para uma operadora de telecomunicações: 5.966 mil reclamações. Em seguida, vem um grupo financeiro com 4.360 queixas fundamentadas; ou seja, o cliente está com a razão.

5

A EVOLUÇÃO DA QUALIDADE

         Desde a antiguidade, a qualidade possuía diferentes formas, de acordo com o tipo de negócio. Nos séculos XVIII e XIX, os artesãos relacionavam a qualidade de um produto ao atender as necessidades de seus clientes. Com a Revolução Industrial, os artesãos perderam clientela, assim a mão de obra de trabalhos manuais foi trocada por trabalhos mecânicos, sendo necessário inspecionar todos os produtos, dando início ao modelo do Taylorismo, de produção em série.

Com a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), foram encontrados vários defeitos em produtos bélicos, mesmo havendo pessoas responsáveis pela supervisão da qualidade desses produtos. Na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a indústria foi impulsionada a produzir materiais bélicos de qualidade. Foi nesse período, que o controle estatístico de qualidade se destacou.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)   pdf (197.7 Kb)   docx (86.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com