TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Beneficios

Por:   •  29/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.443 Palavras (6 Páginas)  •  1.574 Visualizações

Página 1 de 6

EXERCÍCIO I - GESTÃO DE BENEFÍCIOS

  1. Quais são as fontes de custeio dos benefícios?
  1. As empresas, os próprios funcionários e o Estado.
  2. A flexibilização e os empregados
  3. Os benefícios legais e os concedidos pelos sindicatos.
  4. Misto, auto-gestão e terceirização.
  5. A pesquisa salarial.

  1. Indique três exemplos de benefícios que atendem às necessidades financeiras dos trabalhadores:
  1. Plano de saúde, auxílio-creche, vale-alimentação.
  2. Vales, carro e seguro de vida.
  3. Alimentação na empresa, previdência privada e grêmio.
  4. Empréstimos, previdência privada e cooperativa de crédito.
  5. Vale-transporte, segura de vida e cooperativa de consumo.
  1. Algumas empresas o praticam quando das férias dos funcionários.  Nesses casos, o benefício não tem o caráter de restaurar necessidades financeiras, ao contrário, visa respaldar os funcionários em relação aos gastos futuros, relacionados ao lazer, às viagens decorrentes das férias. Estamos nos referindo a (ao):
  1. Antecipação de 13º salário
  2. Antecipação de 14º salário
  3. PLR (Participação nos lucros e resultados)
  4. Empréstimo
  5. Crédito bancário direto por consignação
  1. Analise os tipos de benefícios, classifique-os de acordo com a nomenclatura abaixo e a seguir assinale a alternativa que expresse a sequência obtida: M - Monetário; R - Recreativos; S - Supletivo; A - Assistenciais ( ) Estacionamento privativo dos empregados ( ) Grêmios ou clubes ( ) Seguro de vida em grupo ( ) Horário móvel de trabalhos ( ) 13º salários. ( ) Passeios e excursões programadas ( ) Assistência odontológica
  1. S, R, A, S, M, R, A
  2. S, R, S, A, M, R, A
  3. S, R, S, S, M, R, A
  4. S, R, M, S, M, R, A
  5. Nenhuma das alternativas
  1. Sobre a classificação dos benefícios sociais quanto a obrigatoriedade, temos:
  1. Responsabilidade e mútua
  2. Supletivos e Espontâneos
  3. Monetários e Não monetários
  4. Compulsórios e Legais
  5. Legais e Espontâneos
  1. O controle do orçamento deixou de ser uma preocupação individual para ser um foco de discussão em termos da sociedade. As empresas podem fazer sua parte auxiliando os funcionários na tarefa de controle e melhor uso do recurso financeiro. Manter um cartão de crédito corporativo para que todos os funcionários possam de reorganizar e manter o controle de suas contas, é uma ação correta? Qual o objetivo do cartão corporativo?
  1. Explique por que razão os juros do empréstimo consignado são mais baixos que os juros dos outros empréstimos concedidos pelos bancos.

Pelo fato do pagamento do empréstimo ser feito através da folha de pagamento, há uma garantia de que o empregado efetuará os seus pagamentos à instituição financeira

  1. Há uma grande variedade de benefícios sociais. Eles podem ser classificados genericamente em relação à sua exigência legal em benefícios legais e benefícios espontâneos. São considerados benefícios legais, EXCETO:
  1. Salário família.
  2. Seguro de acidentes pessoais.
  3. Auxílio refeição.
  4. Assistência médico-hospitalar.
  5. Salário Maternidade

  1. Quais são os principais fatores que determinam a condição de um empréstimo especial, analise as alternativas abaixo e escolha uma das opções:

I - É motivado por questões mais graves, que implicam em gastos de grande monta, que só podem ser pagos com a dilatação do prazo de pagamento.

II - Reembolso: entre 6 e 12 meses.

III- Cobram juros de mercado.

  1. Apenas a alternativa I está correta.
  2. As alternativas I e II estão corretas.
  3. Apenas a alternativa II está correta.
  4. As alternativas II e III estão corretas.
  5. As alternativas I e III estão corretas.

  1. Sobre o benefício de Previdência Privada, analise:
  1. O déficit na previdência social e uma aposentadoria com um valor abaixo do padrão mantido durante o exercício da profissão levam as empresas a buscarem planos de previdência complementar. A previdência privada tem se configurado como um dos meios mais visados para garantir uma aposentadoria com mais qualidade de vida.
  2.  A previdência privada é um mecanismo de planejamento pessoal financeiro. Sua finalidade é auxiliar na aquisição de renda vitalícia fundamental para quem deseja garantir um padrão de vida equivalente na ocasião da aposentadoria. E, para isso, as empresas assumem um papel fundamental na concessão desse benefício.
  3. Por ser um programa de longo prazo e uma necessidade subentendida do ser humano, a implementação de um programa de previdência complementar colabora para o fortalecimento do vínculo empregatício e consolidação da relação entre a organização e o funcionário.

Assinale a alternativa correta:

  1. Apenas as alternativas I e II são corretas.
  2. Somente a alternativa III está correta.
  3. As alternativas I, II, III estão corretas.
  4. Apenas as alternativas I e III são corretas.
  5. Nenhuma das alternativas estão corretas

  1. Marque a alternativa correta para o significado do benefício Posto Bancário.
  1. Proporciona aos trabalhadores certas comodidades, como por exemplo, não ter que se deslocar da empresa ou de casa até o banco, para resolver seus compromissos financeiros, pois funciona como agência bancária.
  2. Proporciona aos trabalhadores certas comodidades, como por exemplo, não ter que se deslocar da empresa ou de casa até o banco, porém não há atendimento pessoal.
  3. Proporciona aos trabalhadores a vantagem de cobrir despesas decorrentes de viagens, refeições, entre outras.
  4. Proporciona aos trabalhadores empréstimos que geralmente só são concedidos em caso de emergência.
  5. Proporciona aos trabalhadores ajuda financeira caracterizada pela extensão da gravidade do problema vivido.

  1. Sobre a classificação dos benefícios sociais quanto a natureza, temos:
  1. Responsabilidade mútua
  2. Supletivos e Espontâneos
  3. Monetários e Não monetários
  4. Compulsórios e Legais
  5. Legais e Espontâneos
  1. Remuneração é a soma de tudo que é periodicamente pago ao funcionário por serviços prestados, incluindo:
  1. salários somente.
  2. benefícios financeiros somente.
  3. salários e gratificações somente.
  4. gratificações adicionais e benefícios financeiros somente.
  5. salários, gratificações adicionais e todos os benefícios financeiros.
  1. Dentre os diversos benefícios financeiros temos um que é muito importante, especialmente para os empregados de baixa renda, pois ficam pouco tempo desprovidos totalmente de dinheiro.
  1. Décimo terceiro salário.
  2. Vale.
  3. Empréstimo consignado.
  4. Adiantamento quinzenal.
  5. Doação.
  1. Para Chiavenato, Idalberto (2009), os pacotes de benefícios sociais são constituídos de facilidades, serviços, vantagens e conveniências oferecidos aos empregados, para suprir suas necessidades, sejam elas fisiológicas, de segurança, sociais e de auto realização, em sequência cronológica. Assim sendo, de que forma os empréstimos são concedidos pelas empresas para a sua força de trabalho?
  1. São geralmente concedidos em caso de emergência, pagos em folha de pagamento de três a seis parcelas mensais e consecutivas e a maioria das empresas não cobra juros pelos empréstimos concedidos.
  2. São geralmente concedidos em caso de emergência, pagos em folha de pagamento de cinco a sete parcelas mensais e consecutivas e a maioria das empresas não cobra juros pelos empréstimos concedidos.
  3. São geralmente concedidos em caso de emergência, pagos em folha de pagamento de sete a onze parcelas mensais e consecutivas e a maioria das empresas cobra juros pelos empréstimos concedidos.
  4. São geralmente concedidos em caso de emergência, pagos em folha de pagamento de três a seis parcelas mensais e consecutivas e a maioria das empresas cobra juros pelos empréstimos concedidos.
  5. São geralmente concedidos em caso de emergência, pagos em folha de pagamento de doze a trinta e seis parcelas mensais e consecutivas e a maioria das empresas cobra juros pelos empréstimos concedidos.
  1. Algumas vezes, os próprios funcionários sensibilizados com uma tragédia que afetou algum colega de trabalho, se cotizam para constituírem um fundo de ajuda financeira. De que tipo de ajuda está se falando?
  1. Doação.
  2. Vale.
  3. Empréstimo.
  4. Abono.
  5. Convênio.
  1. São várias as possibilidades de benefícios aos funcionários, relacionados á saúde, transporte, necessidades financeiras, educação, entre outros. Podemos destacar aquele que remunera os profissionais com uma parcela variável, de acordo com os desempenhos individuais, setoriais ou em equipe; bem como garantir o reconhecimento dos empregados pela parcela de contribuição prestada à empresa. De qual benefício nos referimos?
  1. São objetivos complementares da organização que opta em conceder o benefício de Previdência Privada aos funcionários:
  1. Estimular a aposentadoria dos funcionários, rejuvenescendo assim a sua força de trabalho;
  2. Recompensar a permanência dos funcionários por um longo tempo na empresa;
  3. Manter a empresa competitiva no mercado;
  4. Demonstrar responsabilidade social e valorização dos empregados.
  5. Todas as alternativas estão corretas.
  1. A Diretoria da empresa Três Corações resolveu utilizar um sistema de remuneração variável, como incentivo aos funcionários da fábrica. Entre os mais procurados foram os seguintes: Assistência Médica, Assistência Educacional e Cesta Básica. Quanto a sua natureza os benefícios podem ser classificados em Monetários e Não Monetários. Como são definidos os BENEFÍCIOS MONETÁRIOS? Assinale a alternativa correta:
  1. São os benefícios em que a empresa concede uma verba mensal ou anual para o pagamento de benefícios a cada funcionário que o administra no decorrer do período
  2. São os benefícios concedidos em dinheiro, geralmente através da folha de pagamento, gerando os encargos sociais dele decorrentes
  3. São os benefícios oferecidos em forma de serviços ou facilidades para os colaboradores
  4. São os tradicionais pacotes de benefícios oferecidos a totalidade dos empregados
  5. São os benefícios concedidos por liberalidade das organizações
  1. Os planos de benefícios classificam-se em legais, obrigatórios por legislação e espontâneos, conforme a sua exigibilidade legal. Cite 5 exemplos de benefícios legais:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (90.2 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com