TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Custos e Preços Pesquisa de Mercado e comportamento do consumidor

Por:   •  29/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.541 Palavras (7 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 7

POLO UNIDERP AMERICANA / CURSO SUPERIOR DE

TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

DESAFIO PROFISSIONAL

Nome RA

DISCIPLINAS NORTEADORAS:

Planejamento de Vendas

Gestão de Custos e Preços

Pesquisa de Mercado e comportamento do consumidor

TUTOR PRESENCIAL E A DISTÂNCIA

Sumário

1. INTRODUÇÃO 2

2. SITUAÇÃO ATUAL 3

• Preço 3

• Consumidor 3

• Concorrentes 3

2.1 Descrição Técnica do Produto/Informações: 4

• Características Geográficas da área de atuação 4

• Características Demográficas 4

• Características Psicográficas 5

3. ANÁLISE DE OPORTUNIDADES 6

• Prontos Fracos: 6

• Pontos Fortes: 6

• Oportunidades: 6

• Ameaças: 6

4. OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS 7

• Objetivos Quantitativos: 7

• Objetivos Qualitativos: 7

5. PROGRAMA DE AÇÃO, CONTROLE E ACOMPANHAMENTO 8

• Planos de ação: 8

• Resultados: 8

6. RESUMO 9

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10

1. INTRODUÇÃO

No contexto onde as organizações estão inseridas, com transformações intrínsecas no mercado, há uma busca incessante por instrumentos que possam otimizar processos, elevar a competitividade e a flexibilidade das organizações.

0 planejamento de vendas contribui para que esses aspectos sejam atendidos, por ser uma área de estudo voltada a desenvolver práticas que favoreçam a venda de produtos e serviços que estejam de acordo com as necessidades e desejos dos clientes.

Há pouco tempo atrás, o gerente de vendas era um homem preocupado em gerenciar negócios, apenas preocupado em fechar vendas. Hoje, com o mix de produtos e multinegócios ele deve ser um estrategista, e ao mesmo tempo planejando e tomando decisões. O profissional de vendas deverá ser qualificado para planejar, dirigir e controlar as atividades da força de vendas.

O vendedor deste século é dotado de competência e capacidade para auxiliar seu cliente a ter uma visão do futuro para o desenvolvimento de seus negócios. Esta é uma atitude que conquista a confiança do cliente que sempre buscará a orientação do vendedor em caso de necessidade em relação ao produto adquirido ou a ser adquirido.

Com a aquisição de uma marca Y, por nossa Holding, optaremos por trabalhar com a marca de nossa empresa (marca X), com as classes AB e B, conforme nossa pesquisa, e usaremos para a marca Y, um publico com nível classe C.

Dentro deste contexto, disponibilizamos aqui um estudo onde especificamos nossa opinião e os argumentos conforme segue nos passos seguintes para que nossa empresa tenha uma melhor visão em relação aos novos produtos a serem incorporados em nossa linha.

Usaremos nossa própria estrutura organizacional existente e adaptaremos os novos produtos da marca Y como uma nova oportunidade de negocio para nossos clientes, mostrando as vantagens do novo produto frente ao mercado com público com perspectivas altas de êxito.

A partir de estudos realizados por nossa equipe, constatamos e definimos que iremos trabalhar a segmentação de mercado:

COMPORTAMENTAL:

Classifica as pessoas de acordo com sua disposição para comprar, motivação e atitude. É um critério de segmentação que têm a ver com o comportamento do consumidor perante o produto:

Neste caso constatamos que por motivos variados as pessoas compram os produtos em lojas centralizadas, com numero alto de itens que se suponha ter um beneficio na hora da compra e preços acessíveis. Portanto optaremos por lojas como conveniências, supermercados, hipermercados, varejos, além de atacados.

Ocasião de compra: È muito comum estabelecer-se uma distinção entre o público alvo, pois na maioria dos casos as pessoas que consomem o produto Y está em horário de trabalho, em viagens de lazer, lanche na escola, portanto privilegiando aí o preço do produto na maioria da vezes.

Benefícios procurados: para um mesmo produto as motivações de compra dos consumidores podem apresentar muitas diferenças; por exemplo, na compra de uma pasta de dente, pode haver quem procure o tratamento das gengivas, ou o branqueamento, ou o sabor, ou ainda o preço baixo. Estas diferentes motivações podem dar lugar à criação de produtos especificamente destinados ao grupo que apresenta cada uma destas preocupações e eventualmente, até a combinação de algumas delas o que é o caso de nossa nova marca Y, suprirá esse público da classe C, com produtos acessíveis, de fácil acesso e com preços compatíveis.

Utilização: Os clientes com maior volume de compra terão benefícios e condições especiais. Também premiaremos a fidelidade, para consumidores individuais, empresas de varejo, atacados em geral.

Atitudes: relativamente a um produto existem sempre atitudes diferentes por parte dos potenciais consumidores, assim, existem aqueles que desconhecem o produto, aqueles que apenas conhecem a sua existência, outros que estão bem informados e a quem o produto interessa, e ainda aqueles que estão desejosos de o adquirir num futuro próximo. Todas estas atitudes podem dar origem a programas de marketing específico, traçado com forte exposição da marca Y na mídia.

Portanto definimos como sendo a classe C nosso alvo, pessoas com idade entre 15 a 40 anos que são de acordo com a pesquisa um publico com perfil considerado ótimo para nosso negócio, com perspectivas de crescimento nesta faixa etária.

PONTOS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (55.9 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com