TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Negócios

Por:   •  11/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.428 Palavras (6 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 TÍTULO NÍVEL 2 – SEÇÃO SECUNDÁRIA 4

2.1.1 Título Nível 3 – Seção Terciária 4

2.1.1.1 Título nível 4 – Seção quaternária 4

2.1.1.1.1 Título nível 5 – Seção quinária 4

3 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 5

3.1 EXEMPLO DE GRÁFICO 5

3.2 EXEMPLO DE FIGURA 5

3.3 EXEMPLO DE QUADRO 6

3.4 EXEMPLO DE TABELA 6

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

APÊNDICES 9

APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 10

ANEXOS 11

ANEXO A – Título do anexo 12

1 INTRODUÇÃO

O trabalho tem como proposta considerar os aspectos regionais da empresa Natura e seus desafios relacionados à sua gestão estratégica de negócios. A empresa Natura nasce em 1969, tendo mais de 40 anos de mercado. A sua crença inicial da força da interação humana que influenciou a venda direta, sendo esta uma rede que constitui uma rede viva de relações.

A Natura é uma marca de origem brasileira, nascida das paixões pela cosmética e pelas relações, presente em sete países da América Latina e na França. No Brasil, é a indústria líder no mercado de cosméticos, fragrâncias e higiene pessoal, assim como no setor da venda direta. Desde 2004, é uma companhia de capital aberto, com ações listadas no Novo Mercado, o mais alto nível de governança corporativa da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).

O seu comportamento empresarial, busca criar valor para a sociedade como um todo, gerando resultados integrados nas dimensões econômica, social e ambiental. A empresa acredita que resultados sustentáveis são aqueles alcançados por meio de relações de qualidade e, por isso, busca manter canais de diálogo abertos com todos os públicos com quem tem contato, em um exercício contínuo de transparência.

Os produtos são a maior expressão da essência da empresa. Para desenvolvê-los, mobilizam-se redes sociais capazes de integrar conhecimento científico e sabedoria das comunidades tradicionais, promovendo, ao mesmo tempo, o uso sustentável da rica biodiversidade botânica brasileira.

Consideram-se as consultoras e os consultores os primeiros consumidores. É por meio deles que os produtos Natura chegam às mãos de seus clientes, com que se incentiva que estabeleçam relações de qualidade, baseadas no entendimento e no atendimento de suas necessidades.

Para isso, faz parte da atividade da consultoria o conhecimento, a utilização e a vivência dos benefícios dos produtos Natura e de seus conceitos antes de oferecê-los a parentes, amigos, conhecidos.

Esta pesquisa visa destacar a importância do planejamento estratégico na gestão das organizações. E avaliação dos aspectos que tangem a gestão desta empresa, apontando seus pontos fortes, suas dificuldades, bem como as condições potenciais de crescimento do negócio, ou os limites que exijam mudanças.

DESENVOLVIMENTO

Em 1966, Antônio Luiz da Cunha Seabra saiu da empresa multinacional Remington Rand do Brasil e ingressou no laboratório Bionat, que pertencia a Pierre e Catherine Berjeaut. Nesta empresa, Seabra adquire as primeiras experiências no ramo dos cosméticos e conhece Jean-Pierre Berjeaut, filho de Pierre e Catherine, com quem forma a Natura em 28 de agosto de 1969.

A empresa foi fundada com o nome de Indústria e Comércio de Cosméticos Berjeaut e somente em janeiro de 1970 a razão social da empresa passa para Indústria e Comércio de Cosméticos Natura Ltda.

A natura é uma empresa nascida da paixão pela cosmética e pelas relações. A cosmética como veículo de autoconhecimento e a promoção do bem-estar e as relações humanas como forma de expressão da vida, a Natura conquistou posição de destaque no cenário empresarial brasileiro. A natura é líder no mercado nacional de cosméticos, fragrâncias e higiene pessoal, está entre as mais valorizadas do país.

A empresa comercializa seus produtos através de revendedoras, via catalogo, site e agora em sua primeira loja física.

1.0 ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA E GESTÃO DE NEGÓCIO

Segundo Andrews (1991), estratégia é o modelo de decisão da empresa em que se determinam os objetivos e as metas, as normas e os planos para o alcance dos objetivos almejados. A estratégia é responsável pela delimitação das fronteiras do negócio e da atuação da organização.

É esse modelo de decisões, quando eficaz, que delineia o caráter, a imagem e a individualidade dos componentes da empresa e da organização como um todo. Para o autor, a estratégia é um processo ligado à estrutura, à atuação e à cultura organizacional e que apesar da necessidade de ser composto por elementos racionais, é fortemente influenciada por aspectos emocionais que refletem na tomada de decisão.

A administração se preocupa com o futuro da organização, assumindo uma filosofia da adaptação, buscando como resultado a efetividade por meio da inovação ou diversificação visando o desenvolvimento sustentado com atitudes pró-ativas (auto-estimulação) com posturas de crescimento (conjuntura de oportunidades x fraquezas) ou de desenvolvimento (conjuntura de oportunidades x forças). Segundo Wagner Herreira (2007) define como:

O administrador estratégico é o responsável por criar um clima organizacional propício para a implementação do plano a partir do envolvimento da alta administração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (95.5 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com