TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Negócios

Por:   •  4/6/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.750 Palavras (7 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 7

JOSELITA ELOI TELES

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE NEGÓCIO:

 PARA O MICRO EMPREENDEDOR INDIVIDUAL - MEI        

SENADOR CANEDO - GO

2017


UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

CAMPUS SENADOR CANEDO

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESTRATÉGICA EM LOGÍSTICA

JOSELITA ELOI TELES

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE NEGÓCIO:

PARA O MICRO EMPREENDEDOR INDIVIDUAL - MEI

Projeto apresentado como requisito parcial para obtenção de avaliação na disciplina Metodologia do Trabalho Científico no Curso de Especialização Lato Sensu em Gestão Estratégica em Logística - Universidade Estadual de Goiás – Campus Senador Canedo.

Orientador: Professor Doutor Raimundo Márcio Mota de Castro (Ph.D.)

SENADOR CANEDO - GO

2017

Dedico a todas as pessoas que contribuíram para a concretização desse trabalho, em especial a minha mãe Josefina Jerônima do Nascimento (em memória) que não mediu esforços para incentivar meus estudos.

Agradeço a Deus a oportunidade da vida, que sempre me impulsionou a busca de crescimento pessoal, aos meus filhos a quem precisei ser exemplo, ao Sebrae pelo movimento de empreendedorismo e ações voltadas ao micro empreendedor individual, ao professor Raimundo Márcio Mota de Castro pelo compartilhamento do seu conhecimento.

O reconhecimento do sucesso é efêmero. Os efeitos do Fracasso são mais duradouros. Empreender significa saber administrar ambos.

Renato Bernhoelf, (1997).


SUMÁRIO

1        TEMA        3

2        PROBLEMA        4

3        JUSTIFICATIVA        5

4        OBJETIVOS        6

4.1 Objetivo Geral        6

4.2 Objetivos Específicos        6

5        FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        7

6        METODOLOGIA        9

7        CRONOGRAMA        10

REFERÊNCIAS        11


  1. TEMA

A Importância da Gestão de Negócios: voltada ao Empreendedor Individual – MEI.

A escolha pelo tema deste Trabalho de Conclusão de Curso – TCC basea-se no interesse pelo desenvolvimento e capacitação, com aproveitamento para o micro empreendedor, na discussão de alternativas e modelos desenvolvimentistas adequados ao empreendedor com baixo poder aquisitivo, com ênfase ao mercado de prestação de serviços, com a expectativa de ter ampliada a demanda proveitosa que fortaleça e privilegie as pequenas empresas, ampliando sua permanecia efetiva no mercado.

  1. PROBLEMA

O Plano de negócio é a necessidade primordial para o empreendedor aumentar a possibilidade do sucesso do seu negócio, a gestão de negócios é composta por algumas áreas que fundamentam a melhor logística na obtenção de resultados positivos e a certeza de se manter no mundo dos negócios com sucesso assegurado.

A Gestão de Negócio pode ser uma ferramenta de melhoria para o micro empreendedor individual - MEI?

Pretende-se utilizar esta pergunta como norteadora e motivo principal na elaboração desta pesquisa, buscando entender de que forma a gestão de negócios trará resultados de excelência para o MEI, esse setor tem enfrentado dificuldades diante da atual reestruturação econômica, exatamente por ser composto por empreendedores com pouco poder aquisitivo, e que mesmo com um custo menor de impostação, passa por dificuldades econômicas para se manter no cenário comercial, necessitando assumir seu importante papel social.


  1. JUSTIFICATIVA

O escopo desse trabalho será aplicar os conceitos da Gestão de Negócios, procurando aumentar o período de vida útil voltado a micro empresa do ramo de locações de brinquedos.

Considera-se de grande importância pessoal pela autora, e social conforme pesquisa, são poucos Micro Empreendedores Individual - MEI que utilizam as ferramentas corretas ao iniciar o negócio próprio, exatamente por desconhecerem e pela pouca bibliografia de auxílio específico ao micro empreendedor individual. Trata-se de um estudo relevante, diante da proposta de teorias e conhecimentos em torno da Gestão de Negócios, que adquirimos ao longo da atividade acadêmica.

Justifica-se, também, porque ao elaborar a proposta de ações logísticas que facilitarão o conhecimento da situação concreta de mercado, onde se depara com um problema específico, vivenciados pelo Micro Empreendedores Individual. Os deixarão melhor preparados para conduzir o próprio negócio.

Rebouças (2010, p. 155) alega que os executivos ao serem questionados como projetam seu negócio para o futuro, demonstram imaturidade ao responder que idealiza que a empresa seja “maior”.

Na realidade existem muitas razões para preocupação com o crescimento. Provavelmente, a afirmação mais freqüente seja: ”Você tem que crescer ou morrer.” O que deve ser apreciado, entretanto, é que maior para uma empresa tem enormes implicações para o seu modelo de gestão. Envolve um modo de vida diferente, para o qual muitos executivos podem não estar preparados, em termos de comportamento, habilidade ou capacitação. (REBOUÇAS, 2010, p. 155)

Assim, somente agregando o conhecimento com a prática os empreendedores estarão capacitados a gerir com eficiência e eficácia, para tal, é importante se analise a situação interna e externa que poderão interferir no plano de gestão, sendo o plano de negócio importante para que se estabeleça os parâmetros positivos e negativos do empreendimento.

  1. OBJETIVOS

4.1 Objetivo Geral

Refletir sobre a importância do plano de negócio como ferramenta na gestão, a forma eficaz de aplicar a micro empresa e avaliar os resultados.

4.2 Objetivos Específicos

  • Identificar a necessidade do plano de negócio;
  • Levantar as oportunidades financeiras;
  • Observar ferramentas eficientes;
  • Sugerir atividades compatíveis ao MEI.


  1.  FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 

A gestão de negócio equivale a procura de soluções adequadas a modernidade na superação dos empecilhos encontrados da administração de uma empresa, sendo um ramo da ciência humana por agregar as pessoas e os negócios com modelos e técnicas administrativas, criando a possibilidade de prevenção ao fracasso com a falência e fechamento de negócio idealizado, utiliza-se a ciência da administração, sendo a logística uma de sua ramificação. Em consonância com Arbache [et. al] (2011, p. 28), “A gestão logística eficiente pode auxiliar a empresa bem posicionada no mercado, em termos de produto ou serviço, a diferenciar-se por meio da redução de custos operacionais ou de serviço bem feito (de maior valor aos olhos do cliente”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (176.5 Kb)   docx (377.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com