TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Negócios em Serviços

Por:   •  17/9/2018  •  Resenha  •  338 Palavras (2 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 2

Alline Franco Pinheiro Alves   - Turma 01A

Gestão de Negócios em Serviços – Estratégia Empresarial

Aula 2 – 13/08/2018

Vantagem Competitiva

Michael Porter identificou como sendo 3 as estratégias que uma empresa pode seguir com o objetivo de enfrentar a competição: estratégia de liderança de custo, estratégia de diferenciação ou estratégia de foco (ou segmentação).

Nesse artigo, Rita McGrath , professora na Columbia Business School especialista em estratégia, contrapõe essa teoria citando uma pesquisa realizada com 5000 empresas de todo o mundo que possuem capital aberto e valor de mercado superior a $1bi. Analisando seus resultados de lucro líquido num período de 10 anos, foram elencadas 10 empresas como sendo referencial de desempenho. As empresas presentes nessa lista possuem algo em comum: nenhuma segue a estratégia clássica citada acima, mas têm como marca a mudança e a inovação.

Outrora, uma empresa que tinha vantagem competitiva fundamentada em uma das estratégias citadas por Porter, tinha sustentabilidade dos seus resultados acima do mercado ao longo do tempo.

Entretanto, nesta era digital, de rápida obsolescência tecnológica, concorrência mundial e facilidade na utilização de ativos sem propriamente possui-los, as companhias que possuem capacidade de inovar e responder rapidamente a essas mudanças saem a frente de seus concorrentes.

Por inovação entende-se como a capacidade de reinventar-se ou transformar-se continuamente. Sobre isso McGrath diz “mudar antes de ter de mudar”.

Outra característica comum nessas notáveis companhias é o que a professora nomeia de “desvinculação saudável” que significa a melhor maneira de abrir mão de um negócio/produto que perdeu força ou vantagem Ou seja, executar essa manobra de maneira digna, rapidamente liberando seus recursos para emprega-los em algo novo.

Um ponto importante a ser mencionado é que as empresas que seguem tal estratégia possuem uma liderança consonante com essa postura. Esses líderes podem ser classificados como profissionais que se recuperam e reagem rápido as más notícias e que ousam tomar decisões com poucas informações, ou seja, possuem a habilidade de estabelecer patamares para os riscos, o que lhes dá coragem para fracassar com rapidez e reconhecer os erros com a mesma velocidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (39.3 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com