TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Pessoas, Direito Empresarial e do Trabalho

Por:   •  2/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.412 Palavras (6 Páginas)  •  563 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9][pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]

1. Introdução

Este trabalho foi desenvolvido com a finalidade de aprofundar nossos conhecimentos nas áreas de Gestão de Pessoas, Direito Empresarial e do Trabalho, bem como de Responsabilidade Social e Ambiental de uma empresa localizada em nosso município.

A empresa por nós escolhida, foi a empresa Clarion Agropecuária, que está instalada em Alta Floresta desde 11 de novembro de 2011, e que atua no mercado agropecuário.

        

2. Desenvolvimento

2.1. Histórico da Organização

A Clarion Agropecuária é uma empresa atacadista e varejista do ramo de produtos agropecuários. Inicialmente no ano de 1994, com os esforços e muito trabalho de dois sócios, no município de Ortigueira – PR, fundou-se então a primeira loja do grupo por nome de Casa Rural, daí por diante construiu-se uma grande história de sucesso e crescimento.

Em quase 10 anos de existência, já com 4 lojas também localizadas no Paraná, nos municípios de Pitanga, Candido de Abreu e Reserva, surgiu uma nova sociedade e junto uma divisão, onde este novo sócio começou a compartilhar os bens da então Clarion Agropecuária.

Como já era sucesso a Casa Rural, a Clarion Agropecuária também seguiu os mesmos passos, cada dia mais sendo reconhecida no mercado pela sua oferta de produtos de qualidade aliada à um bom atendimento ao cliente.

A pouco mais de 10 anos, viram um mercado atrativo perante ao grande crescimento agrícola e também pecuário, no estado do Mato Grosso, dai surgiu a grande Clarion Agropecuária no município de Sinop, onde o objetivo principal sempre foi o mercado atacadista, mas não deixando de lado o varejo também.

No ano de 2011, exatamente no dia 11 de novembro, às 11:00 horas da manhã, inaugurou-se a filial de numero 6, aqui em nosso município, cujo foco principal é o mercado varejista de produtos agropecuários.

Atualmente, o grupo conta com mais de 80 funcionários, sendo que no município de Alta Floresta que foi elaborado nosso trabalho, conta com um quadro de 10 funcionários, sendo um Gerente Comercial, uma Gerente Financeiro, uma Caixa, três vendedores internos, um vendedor externo, um estoquista, uma zeladora e um menos aprendiz.

2.2. Área de Gestão de Pessoas e de Direito Empresarial e do Trabalho

A Clarion Agropecuária, não possui em seu corpo, uma área específica de Recursos Humanos, ou seja, essa área é gerida por seus sócios, gerentes comerciais, gerentes financeiros e assistentes financeiros, onde todos em conjunto tomam todas as decisões cabíveis para a área.

A empresa presa pelo bem estar de seus funcionários, desta forma evita a rotatividade dos mesmos, o que prejudica muito a projeção da empresa, devido ao grande tempo que é necessário para se preparar uma pessoa nos moldes que a ela exige. Quando surge necessidade de se buscar um novo colaborador, a Clarion sempre busca as empresas de recrutamento, e em alguns casos, divulga as vagas em rádios e televisões que são parceiros. Feito esse recrutamento, segue-se para a seleção que é feita pelos Gerentes Comerciais e Financeiros de cada filial, por meio de entrevistas, caso seja mais de uma vaga com cargos diferentes, através desta entrevista é identificado o perfil ideal para cada cargo disponível.

O sistema de remuneração, é o mesmo em todas as filiais do grupo que consiste em salários fixos, comissões, participações nos lucros para os Gerentes Comerciais, e ainda bonificações e premiações. A empresa no momento não dispõe de benefícios sociais, mas está em projeto já em andamento alguns como por exemplo, planos de saúdes e vales transportes.

Os treinamentos ficam a cargo dos seus Gerentes Comerciais e financeiros, que buscam sempre estarem se atualizando e passando essas informações por meio de treinamentos em salas com recursos audiovisuais, bem como alguns sendo feitos em campos demonstrativos também com recursos audiovisuais. Frequentemente, algumas empresas parceiras nesse ramo (fornecedores, laboratórios, entidades, etc.), oferecem treinamentos periódicos, nos quais os Gerentes indicam alguns dos seus colaboradores para realizarem os mesmos. Os resultados desses treinamentos são mensurados pelo aumento do domínio em determinado assunto, e diretamente esse resulta é refletido em um numero maior de vendas por parte dos colaboradores naquilo que eles foram treinados e preparados.

O desempenho de cada funcionário é avaliado diariamente pelo seu Gerente Comercial, através de relatórios, domínio dos colaboradores de acordo com o seu setor, aumento de vendas, índice de perdas de mercadoria, seja ela por deterioração ou por vencimento, índice de devolução de mercadorias, satisfação dos clientes, inadimplência e muitos outros fatores que direta ou indiretamente reflete o real desempenho do colaborador, seja ele individual ou em grupo.

Partindo para as áreas de Higiene e Segurança do Trabalho, a Clarion ainda está em fase de estruturação, ou seja, ela se preocupa muito com esses fatores relacionados aos seus colaboradores. Ela tem um PCMSO que faz com que seus colaboradores semestralmente passe pela avaliação médica, bem como no seu ingresso na empresa. Visando sempre a saúde de seus funcionários, a empresa fornece a todos os funcionários que trabalham na área de risco, os devidos equipamentos de proteção individual, assim como todo o treinamento de como procederem a execução. A empresa atualmente não possui uma Comissão Interna de Prevenção de acidentes e nem um programa de Qualidade de Vida no Trabalho, mas como foi dito anteriormente, ela está em fase de estruturação e sempre buscando atender essas normas. Quanto a jornada de trabalho, ela sempre busca o bem estar do seu colaborador, portanto cada colaborador trabalha somente aquilo que é permitido pelo ministério do trabalho e se por ventura um colaborador ultrapassar esse limite, essas horas serão recompensadas com folgas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (130.4 Kb)   docx (24.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com