TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Pessoas Recrutamento e Seleção

Por:   •  7/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  966 Palavras (4 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 4
  1. Recrutamento e Seleção

  1. Recrutamento

O Recrutamento pode ser definido como a etapa de busca, nessa parte do processo o objetivo e atrair os profissionais que mais se adequam a tal vaga disponível dentro da empresa.

Segundo Chiavenato (2015) Entende-se por recrutamento todos os esforços da empresa em atrair e engajar novos colaboradores. O recrutamento é uma ação externa da empresa para influenciar o mercado e dele obter os candidatos de que necessita para suprir as lacunas.

Existe vários processos de recrutamento que variam conforme a empresa, no início depende de uma decisão do executivo, já o departamento que trabalha com o recrutamento, funciona como uma assessoria de prestação de serviço especializados. Em muitas empresas se adotam a chamada requisição de colaborador, uma espécie de ordem de serviço que o gestor envia para o setor responsável em recrutar.

Anteriormente falamos do recrutamento externo, mas existe também o recrutamento interno, onde as empresas buscam candidatos que estejam trabalhando dentro da própria empresa onde se abriu a vaga. Certamente, são pessoas que devem ser promovidas ou transferidas para posição vaga e que devem estar pré-preparadas e treinadas para o cargo.

  1. Seleção

Concluído o processo de recrutamento, começa a parte da seleção, o que é basicamente uma comparação e escolha. Nessa etapa acontecesse as triagens de currículo, processos seletivos, avaliação psicológica, entrevistas e provas de conhecimento específicos.

Chiavenato (2015) O candidato adequado deve possuir as características requeridas ao cargo. Feita a comparação, pode haver vários candidatos adequados ao cargo.

Sendo assim cabe ao Gestor tomar a decisão e escolher o candidato que mais lhe adequa perante as os seus critérios. Para uma escolha correta, precisasse da adequação de dois fatores mutáveis: de um lado as características da função e do outro a característica da pessoa que vai ocupar a vaga, com esses dois fatores se encaixando muito provável que a aquela atividade que será executada chegara ao seu objetivo.

A participação do executivo e de extrema importância para uma escolha correta. A troca aberta de informações entre executivo e candidato é muito importante. Sem informações precisas ambos os lados não terão condições de tomar uma boa decisão.

As empresas de grande sucesso, estão cada vez mais aproximando o executivo e suas equipes ao processo de seleção.

Segundo Chiavenato (2015) Em muitas empresas, são os próprios executivos que entrevistam os candidatos e tomam as decisões sobre quem será admitido em sua equipe.

Podemos concluir que cada vez mais a responsabilidade de contratar um profissional está se tornando uma decisão do executivo, assim aumenta as chances de uma decisão assertiva, pois ninguém melhor do que o departamento que está requerido a vaga para saber as suas necessidades e com isso fazer a escolha certa.

Na KNN Idiomas de Americana – SP o seu recrutamento e seleção é feito de forma simples e online na qual a empresa possui um cadastro no site EMPREGA CAMPINAS, e recentemente no ano de 2022 o processo foi atualizado através das redes socias como Instagram e Facebook, como demonstrada nas imagens abaixo:

Imagem 1 – Rede social KNN Americana (Instragram)

[pic 1]

Fonte: disponível em: <https://www.instagram.com/knnidiomasamericana/>. Acesso em 06 abril. 2022

Imagem 2 – Site de divulgação de vagas emprega campinas

[pic 2]

Fonte: disponível em: <https://empregacampinas.com.br/2022/04/consultor-comercial-americana-1-vagas/>. Acesso em 06 abril. 2022

A seleção é feita pelo Gerente administrativo Sr. Alex Azevedo, na qual é feito a filtragem dos currículos e em seguida iniciasse o processo seletivo, feito através de entrevista individual.

  1. Processo de Gestão de Carreiras

Nesse processo existem dois lados sendo eles do profissional (funcionário) e das organizações. A gestão de carreira relacionada as pessoas têm como objetivo o seu desenvolvimento nas respectivas empresas, traçando trajetórias de carreira, e assim contribuindo com o seu autodesenvolvimento e capacitação.

Em uma organização, a gestão de carreira é muita das vezes uma prática que faz parte da estrutura da empresa. Um exemplo a ser dado é que a empresa possui um plano de carreira e remuneração baseado em promoção ou desenvolvimento de carreira. O departamento de recursos humanos da empresa é responsável pela gestão dessas questões. A gestão de carreira em um ambiente de negócios também desenvolve atividades que alinham as competências dos funcionários com as necessidades organizacionais. Ou seja, as ações planejadas pelo departamento de RH estão vinculadas aos objetivos do negócio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (205.7 Kb)   docx (439.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com