TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE PESSOAS, RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Por:   •  13/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  901 Palavras (4 Páginas)  •  526 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS - UNIGRAN

PÓS-GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA

MBA EM ADMINISTRAÇÃO COM ÊNFASE EM RECURSOS HUMANOS

PROF. ME. ADM. VALDIR DA COSTA PEREIRA

DISCIPLINA: GESTÃO DE PESSOAS, RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

ATIVIDADE AULA 01

01 – A partir da leitura da aula, sua visão de mercado e demais conhecimentos na área, qual papel do Gestor de Pessoal frente ao desenvolvimento das políticas de Recursos Humanos - RH? A prática das políticas de RH, estão ligadas à experiência do gestor? Comente sua resposta;

Ajuda na organização, reinventa-se a si própria para competir de maneira mais eficaz. Reintar as funções de recursos humanos de pessoal. Atrai, desenvolve e reter  líderes e talentos para o século XXI; parceiro de negócio em conjunto com seus clientes. Respeita a diversividade no ambiente de trabalho.

Esim, podemos dizer que a prática das polítcas de RH estão ligadas a experiência do gestor porque se ele for um profissional tradicional, ele estará focado apenas em punições e legislação. Já um profissional mais atualizado e antenado saberá lidar com as mudanças ambientais, com a missão, negócio e os objetivos organizacionais.

02 - Caracterize o perfil do gestor de pessoas e exemplifique a sua atuação no ambiente organizacional? Essa atuação varia de organização para organização? Justifique

O gestor de pessoas precisa ter um perfil criador,criando políticas e estratégias de lideranca, motivação,recrutamento e seleção de qualidade de vida, treinamento, renumeração, estabelecimento de competencias e entre outras. Estar preocupado com o trabalho e com os resultados nas organizações e também estar preocupado com a qualidade de vida do trabalhador ou das pessoas no ambiente de trabalho.

Sua atuação pode variar de organização para organização dependendo do tamanho /porte porém sua presenca estar presente em diferentes níveis organizacionais como: estratégico, tático e operacional.

03 – A administração de Recursos Humanos acontece nas organizações conforme o desenvolvimento de sua cultura, assim como sua estrutura organizacional. Como pode ser vista a ARH na Pequena, Média e Grande Organização? Contextualize sua resposta;

Cada empresa tem sua realidade, sua cultura e os seus objetivos estabelecidos, e assim cada pessoa / empregado tem suas necessidades e os seus interesses. O importante é saber lidar com esses interesses em cada organização. A pequena oganização não terá sempre um setor especializado de recursos humanos, suas políticas e técnicas são desenvolvidas e empregadas pelo próprio dono.

Na media organização téra a presenca do setor de recursos humanos porém precária devido os custos para manter esse departamento exclusivamente para esses fins. Tendo ainda a influencia do dono da empresa nas suas políticas de desenvolvimento e também existira a necessidade de um auxílio externo através de uma assessoria ou profissionais de outras tais como o financeiro e administração. Tambem é preciso ressaltar que as políticas de recursos não estejam formalmente estabelecidas;na média empresa são padronozidas de acordo o numero de empregados.

Na grande organização, o recursos humanos esta totalemente instalado / estruturado, as políticas de recrutamento e seleção, salários, treinamentos, benefícios e entre outros são visualmente defenidas. O profissional do RH terá seu papel definido como executar más também irá assessorar e orientar gerentes e surpevisores. Nesse quadro o dono da empresa estará mais distante das pessoas e ja não consegue tomar decisões de RH pessoalmente e sozinho.

04 - No processo de recrutamento o gestor poderá optar pelo recrutamento interno ou pelo recrutamento externo. Cada modalidade de recrutamento apresenta as suas vantagens e desvantagens. Caracterize-as e se posicione a respeito delas, em função de sua experiência profissional;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (160.2 Kb)   docx (70 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com