TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Pessoas Recrutamento e Seleção

Por:   •  12/9/2017  •  Dissertação  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 2

As atividades de Recrutamento e Seleção estãoligadas ao Sistema Agregar, e são essências para a entrada e integração de novos colaboradores dentro de uma organização.

O recrutamento é o método utilizado pelas empresas para atrair novos colaboradores que se identifiquem com a organização e as atividades propostas.Este processo podeser classificado como Interno ou Externo. Interno, nos casos em que a organização preenche a vaga com colaboradores efetivos (promovendo ou transferindo-os), e Externos nas situações que os candidatos veem de fora da organização. Já a seleção, é a escolha decandidatos recrutados que apresentamo maior número de requisitos e conhecimentos para desempenho da função estipulada, visando também o crescimento do candidato dentro da organização.

Em relação a situação destacada pela Diretora de RH Marina Silveira, acredito que usar da tecnologia também é uma ferramenta indispensável no recrutamento de traineespara profissionais da área de GP. Utilizar de redes sociais para conhecimento de características específicas dos trainees, assim como os anúncios de jornais, banners, TV, instituições de recrutamento, indicações de colaboradores internos, e etc. Dentre as vantagens do recrutamento externo destacadas por Chiavenato, de que a inclusão de novos colaboradores enriquece o patrimônio humano e incentiva a interação da organização com o mercado, vale lembrar que afeta a motivação dos atuais colaboradores e requer a aplicação de técnicas para seleção, o que exige mais tempo e recursos para a seleção.

No estudo de caso apresentado, identificamos algumas ações caracterizando o assédio moral, provocadas pelo Gerente, que após ser promovido, passou a realizar cobranças excessivas a sua colaboradora, levando a desestabilização da mesma, ainda sobre ameaças psicológicas quanto a sua possível demissão.

Caracterizado por violências psicológicas perante a um colaborador, o assédio moral tem como suas principais causas o trabalho sobre pressão, e lideranças autoritárias. Conforme a análise realizada pelos autores Arantes e Vieira e Limongi-França e Rodrigues, dentre os dois tipos de estresse, identificamos o “Distress” como fator, e resultado negativo gerado pela tensão mobilizada pelo indivíduo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (31.6 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com