TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DE PESSOAS, RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Por:   •  5/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS - UNIGRAN

PÓS-GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA

MBA EM GESTÃO ADMINISTRAÇÃO COM ÊNFASE EM RECURSOS HUMANOS

PROF. ME. ADM. VALDIR DA COSTA PEREIRA

DISCIPLINA: GESTÃO DE PESSOAS, RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

ATIVIDADE AULA  02

01 - Conceitue e Contextualize "Cultura Organizacional".

Cultura organizacional pode ser entendida como uma variável necessária para explicar e entender os valores. É um conjunto de crenças, valores, costumes, normas de comportamento, atitudes da organização em relação a importância das pessoas. A cultura organizacional e manifestada por meio de credos, cerimonias, politica adota na organização entre outros.

02 - Qual o papel do gestor de pessoas diante da formação da cultura

organizacional?

O gestor que ignora a cultura da organização está ignorando a identidade da mesma. Uma cultura organizacional forte é aquela que seus valores são éticos, a criatividade é valorizada e praticada na empresa, cabe ao gestor manter essa ordem e organização da empresa. Essa cultura sendo percebida por ele e seus colaboradores, será validada como oficial.

03 – Caracterize no processo de Comunicação o papel do EMISSOR - CODIFICAÇÃO - CANAL - DECODIFICAÇÃO – RECEPTOR – RUÍDO – FEEDBACK;

  • Emissor emite a mensagem, pode ser uma pessoa, um grupo uma empesa, uma instituição.
  • Codificação é o que realmente será entendido e percebido, seja por sinal, pela fala, pela escrita, ou outro meio de comunicação.
  • Canal é o meio pelo qual a mensagem viaja, ou é transmitida.
  • Decodificação quando os sinais ou símbolos são entendidos.
  • Receptor aquele que recebe a mensagem poderá ser uma pessoa, grupo.
  • Ruído pode ser qualquer elemento que interfira no processo de transmissão de uma mensagem.
  • Feedback realimentar ou da resposta a um determinado pedido. A reação a um estímulo, efeito do retorno da informação ou do processo.

04 - Caracterize a importância do processo de comunicação para as organizações, a fim de se obter eficiência e eficácia nos processos realizados. O fator comunicação nas esferas produtivas, seja de produtos ou serviços, tem alguma importância? Justifique.

A comunicação é essencial em uma organização, é a partir dela que entendi o que foi exigido, ela pode ser uma comunicação escrita, falada, por gestos e sinais, por meios eletrônicos, jornais etc. Em toda atividade humana comunicar é um processo natural, mas nem todos tem esse conhecimento.  A comunicação em alguns meios e considerados uma cultura, em meio estratégico para vendas, conquista, até mesmo se relacionar. É por isso que em uma organização se faz necessário á comunicação, ela poderá ser interpretada de varias formas, devemos tomar cuidado ao se expressar, tanto na escrita, na fala ou em gestos. É por meio dela que se resolve que se faz um entendimento do que quer, do que não deseja. Uma comunicação eficaz na empresa não ofende, não apresenta outros entendimentos além do que deseja transmitir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (123.9 Kb)   docx (65.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com