TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Pessoas na prática – Os desafios e as soluções

Por:   •  5/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  6.242 Palavras (25 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 25

Introdução

        Recomendo o investimento na empresa Café Bistrô, tendo em vista que, diversas pesquisas têm demonstrado, o crescente hábito de consumir café entre a população brasileira, e assim observamos a oportunidade de investimento neste seguimento, proporcionando aos nossos consumidores a prazer de degustar diferentes sabores de café, numa experiência única e prazerosa.

        O consumo nacional de café no Brasil tem aumentado cerca de 50% (cinquenta por cento) na última década, além de ser o maior produtor mundial, sendo que esse consumo, tem sido alavancado no mercado interno por produtos com maior qualidade e valor agregado.

        O crescimento, no ramo de cafés gourmet, é de cerca de 15% (quinze por cento) ao ano no Brasil, sendo que esse crescimento se mostrou constante mesmo em meio à crise que o pais foi acometido no período.

        Não obstante, o mercado consumidor da Cidade de Taubaté, se mostra bastante promissor, tendo em vista que, embora haja diversos estabelecimentos que vendam café na cidade, não há nenhum com uma variedade de torras do grão, à escolha do cliente, havendo assim uma inovação e grande diferencial em nosso negócio, o que o torna um investimento muito interessante.

        A cidade de Taubaté, em sua maioria, é composta por bairros de classe média, com renda de 05 a 10 salários mínimos, com uma previsão de crescimento no município de cerca de 10% até 2030.

        Optamos por abrir nosso negócio na Avenida Itália, um dos endereços comerciais mais badalados e movimentados da cidade de Taubaté, com grande visibilidade do estabelecimento para os consumidores, sendo que o local tem fluxo intenso de veículos durante todos os horários e dias da semana.

        A viabilidade do negócio, do ponto de vista financeiro, mostrou-se bastante rentável, com uma TMA 14,30%, sendo que ao final do quinto ano demonstra uma TIRM de 16,48%, VPL de R$ 27.792,64 e IL de 1,13, e assim, diante deste cenário será possível conseguir um retorno do valor total investido de R$ 221.729,07 em cerca de quatro anos.

        Decidimos buscar para o nosso negócio, um ambiente agradável e familiar, especialmente preparado para que nossos clientes se sintam verdadeiramente entre amigos, e para isso investimos em uma decoração rústica, mas ao mesmo tempo aconchegante, com serviço cordial, hospitaleiro, sem deixar de ser sofisticado e especializado.

        O nome “bistrô” tem origem francesa, sendo relacionado a um restaurante ou bar de pequeno porte, simples e confortável, onde as pessoas podem consumir cafés, bebidas especiais e pratos diversos a um preço acessível.

        Assim, mais do que simplesmente um café, o “Café Bistrô” quer proporcionar conhecimento aos seus clientes, com um atendimento especializado, por funcionários treinados e conhecedores do produto, com eventos denominados “eventos de degustação”, site de conteúdo, e muito mais, levando o consumidor a uma experiência cativante e inovadora.

        Oferecemos no Café Bistrô uma variedade de alimentos, entre salgados, sanduíches, saladas, sendo todos confeccionados com produtos de alta qualidade, com o intuito de gerar satisfação aos nossos clientes.

        Outrossim, nossa cafeteria, como referência em cafés gourmet de origem arábica, também oferece a opção de escolha de grão diretamente pelos clientes, que podem optar por três tipos de grãos torrados: torra clara, torra média e torra escura, sendo que para cada tipo de torra existem três tipos de aroma, podendo optar pelo que mais lhe agrada.

        O foco da empresa é a satisfação do cliente, sendo essa nossa missão, com visão e valores voltados para excelência no atendimento e produtos diferenciados.

        Desta feita, investiremos nossos esforços de marketing na fidelização dos clientes do Café Bistrô, com treinamento de nossa equipe, posicionamento estratégico, compostos promocionais e de comunicação, site de conteúdo e programa de fidelização, dentre outras ações com o intuito de fidelizar nosso consumidor, mantendo a demanda estável e crescente, minorizando os riscos da sazonalidade e diminuindo a médio e longo prazo os gastos com propaganda e marketing, além de nos estabelecermos na região como referência para esse nicho de mercado.

        Os esforços de marketing serão somados a estratégia de administração que será orientada para criar consciência de qualidade em todos os processos, partindo da compra de insumos e chegando ao atendimento do consumidor final.

        Nosso padrão de qualidade estará caracterizado por funcionários devidamente uniformizados, bem treinados, com cursos fornecidos pela ABIC e o propósito da equipe na manutenção da melhoria continua no atendimento, o que acarretará um diferencial no negócio, sempre com foco na satisfação do cliente, buscando a fidelização dos nossos consumidores.

        Buscaremos também, cada vez mais, nos aprofundarmos nos conhecimentos ligados ao nosso produto, tornando-nos referência para os amantes do Café Gourmet, visando sempre estar por dentro das novidades do ramo, tendências e curiosidades, podendo assim atrair nosso nicho de mercado, cativando e fidelizando uma clientela seleta e realimente interessada e apreciadora do que há de melhor no ramo de cafeterias especializadas no produto de alta qualidade.

        

        

        

        

        

        1. Parte Teórica

        Na contemporaneidade, mesmo a população brasileira sendo grande consumidora de café, e termos uma estatística de crescimento de consumo em meio à crise, ainda assim, antes de se abrir um Café Bistrô, muitas coisas precisam ser pensadas, medidas e pesadas no intuito de se abrir um negócio, isto quer dizer, que antes de trabalhar, primeiramente deve-se estar ciente dos desafios que surgirão, também, que o trabalho exigirá dedicação, responsabilidade no trato, pois seus clientes para serem fidelizados, terão de ser tratados com afeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.9 Kb)   pdf (381.2 Kb)   docx (497.7 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com