TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de empresa

Por:   •  21/10/2015  •  Artigo  •  2.960 Palavras (12 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO .............................................................................................4

3 CONCLUSÃO ........................................................................................................11

REFERÊNCIAS .........................................................................................................12



  1. INTRODUÇÃO

Veremos na produção textual a seguir, assuntos sobre matemática comercial e financeira, planejamento tributário e contabilidade Aplicada à Administração das organizações.  

Entenderemos melhor a relevância do conhecimento desses tópicos para o sucesso na administração empresarial, com o domínio nesses assuntos saberemos como aplicar na prática e com isso a obtenção do êxito na gestão de uma empresa.

Com a finalidade de auxiliar um gerente ou um administrador de empresas, pesquisaremos em livros, fundamentos teóricos para esclarecer a importância e como a matemática e a área contábil podem contribuir para a melhoria na gestão de organização.


  1. DESENVOLVIMENTO

O diferencial de um profissional  pode  está na correta utilização da matemática na tomada de decisões, percebe-se que o papel da matemática na administração é essencial quando Gilceli Esquível, Nilo Felix , Thiago Tud e Vitor Tavares, diz:

Na administração, a matemática é útil em diversas situações: na elaboração de um planejamento, no controle do fluxo de mercadorias, proporciona também soluções de problemas empresariais, seja na área de recursos humanos, de produção, de comercialização, de finanças ou na própria área de administração geral. A área mercadológica, por exemplo, tem por foco principal a utilização de técnicas que visam permitir uma determinada organização conhecer o mercado atual e possível para o seu produto, objetivando uma maximização das vendas do referido produto.  

Entende - se que além da citação acima, o administrador sobre tudo e especificamente na área da matemática financeira deve ter domínio no que tange valores financeiros e suas datas, “Essa área da matemática é entendida como o estudo das relações dos valores financeiros com suas datas. Não podemos perder de vista que cada valor está vinculado a uma data determinada, e a alteração dessa data deverá vir acompanhada do recálculo desse valor. A importância desse recálculo está confirmada por aspectos considerados importantes na análise econômica, como a inflação e o prazo de remuneração do capital. Finalmente, tomamos consciência dessa importância quando entramos em contato com o volume dos recursos aplicados às estruturas computadorizadas que dão suporte a esse recálculo e fazem seus resultados chegarem às áreas de tomada de decisão, como já foi dito anteriormente. Do simples consumidor de bens vendidos, por meio de financiamentos, até gestores e operadores da estrutura financeira do País, todos devem, na medida das suas necessidades, conhecer a Matemática Financeira”. (Professor da Unip, não paginado.)

Verifica-se que a atuação do gestor de empresas será bem sucedida seja com a administração das finanças internas ou com as aplicações da empresa em bens e serviços, se decidir as negociações conscientes dos valores e datas estabelecidas.

No que tange do papel da contabilidade no âmbito da gestão das organizações, “acredita que a contabilidade não pode apenas atender às necessidades legais servindo basicamente às financeiras, pois assim sua utilidade para a administração praticamente desapareceria.” (Juliano do Amaral, apud  Horngren 1986, p. 23). Portanto fica evidente que a contabilidade e a administração estão lado a lado pois entre outros fatores percebe - se que a contabilidade precisa de informações e as mesmas são necessárias tanto para planejamento quanto para  as decisões mais importantes da organização.

Com isso, evidencia - se que “o trabalho gerencial é um processo administrativo que envolve planejamento, organização, direção e controle voltados para resultados.” (Oliveira, apud SANTOS, 1993, p.18). Segundo Juliano do Amaral, além do dever de cumprir todas as exigências impostas pela Legislação, uma das principais tarefas do contador é facilitar a compreensão das informações contábeis aos administradores, demonstrando a importância da Contabilidade no processo decisório.

 Face ao exposto o gestor de empresas estará bem assessorado e pronto para a obtenção do sucesso em sua prática gerencial tendo como uma das bases o apoio contábil, pois, “saber como melhor interpretar os resultados da empresa é um dos objetivos primordiais da Contabilidade gerencial.” Segundo Anthony (1974), a Contabilidade deverá preocupar-se em gerar informações úteis à administração, atendendo às necessidades dos gestores. (Juliano do Amaral 2012, não paginado).

Compreende – se no entanto, que a contabilidade atende as necessidades dos administradores, e entre outros fatores o fator contabilidade financeira, são por exemplo mostrada em uma leitura simples e explícita para o gestor, o que resulta em uma interação de sucesso entre as duas áreas administrativa e contábil.

Além de tudo que foi exposto, a situação tributária no Brasil também é de interesse das organizações, conforme afirma Janaina Testa e Jossan Batistute,  “O direito tributário é o ramo de direito ligado às regras do direito público, que disciplina (normatiza) a arrecadação de valores por parte do estado. Segue duas grandes linha de raciocínio: 1 – A constituição Federal  traça as regras básicas( normas gerais) de aplicação a todos os tributos; 2 – A Constituição Federal adota o sistema federativo, em que cada ente estatal ( União, Estados, Municípios, Distrito Federal) recebe suas atribuições próprias e, por consequência, tem tributos que lhes são exclusivos para serem instituídos, normatizados e cobrados, sempre respeitando as normas gerais do item 1”. Em síntese ainda segundo Janaina Testa e Jossan Batistute, “há exclusividade de tributos para a União, Estados, Municípios e Distrito Federal, mas todos devem respeitar em absoluto as normas gerais disciplinadas na constituição Federal.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (237.4 Kb)   docx (55 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com