TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de pessoas no setor público

Por:   •  14/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  299 Palavras (2 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 2

A gestão social representa o conjunto de processos sociais em que a ação gerencial se desenvolve através de uma ação negociada, participativa e dialógica entre seus atores, perdendo o caráter tecnológico, burocrático e monológico, em função da relação direta entre o processo administrativo e a múltipla participação social e política. Contrapondo-se a isto, encontramos o modelo de gestão estratégica orientado para o sucesso, que segundo Liam Fahey:

“Gestão estratégica é nome do desafio mais importante, árduo e abrangente com que se defronta qualquer organização privada ou pública: de que maneira estabelecer as bases para o êxito de amanhã e ao mesmo tempo competir para vencer nos mercados de hoje. A vitória no presente não é o bastante; a não ser que, simultaneamente, as sementes do êxito de amanhã também estejam sendo plantadas e cultivadas, a empresa não terá futuro.”

Em resumo Gestão Estratégica se relaciona com o sucesso, os objetivos de longo prazo e às ações que serão realizadas para alcançá-los que afetam a organização como um todo. Sendo conceituado como um processo gerencial que possibilita ao executivo estabelecer o rumo a ser seguido. A responsabilidade pela Gestão Estratégica se encontra nos níveis mais altos da empresa. Na realidade, sem o envolvimento direto do principal executivo da empresa, como o líder da condução do processo estratégico em uma empresa, ele dificilmente ocorrerá a contento.

A epistemologia de desenvolvimento da gestão social está voltada para a realização do bem comum, com compreensão da ação social e preocupação quanto a forma que o conhecimento é transmitido. Sob a ótica da Gestão estratégica, informada pelas teorias tradicionais, são os mecanismos de mercado que orientam seus processos.

Fonte: GESTÃO ESTRATÉGICA Prof. Dr. Marco Antonio Pereira, curso de Gestão Voluntária.

Texto de apoio à disciplina Gestão Social e Economia Solidária: Gestão social: uma perspectiva conceitual, Fernando G. Tenório.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (50.4 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com