TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de qualidade

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.259 Palavras (14 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 14

j[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        CARACTERISTICAS DO MERCADO        

2.1        LEVANTAMENTO DAS NECESSIDADES DE TREINAMENTO        

2.1.1        PLANEJAMENTO DO PROGRAMA DE TREINAMENTO        

2.1.1.1        TIPOS DE TREINAMENTOS        

2.1.1.1.1         DINAMICAS DE GRUPO E JOGOS DE EMPRESA        5

2.2          AVALIANDO RESULTADOS        5

3  _        PROGRAMAS DE SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO        

4 _        CARGOS FUNDAMENTAIS PARA ORGANIZAÇÃO        

4.1 _        COMPETÊNCIAS GERAIS SETOR DE VENDAS        

4.2 _        COMPETÊNCIAS GERAIS SETOR LOGISTICA        

4.3         EXIGÊNCIAS PARA CONTRATAÇÃO        7

5         PROMOVENDO EQUIPES        8

5.1         NÍVEIS DE MOTIVAÇÃO DOS COLABORADORES        8

5.2         AÇÕES QUE MOTIVAM OS COLABORADORES        8

6         LIDERANÇAS        9

7         CONCLUSÃO        10

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é apresentar os principais processos que envolvem uma gestão de qualidade, através do diagnóstico organizacional em uma empresa do ramo de comercio de materiais para construção.

 Demonstrar como esses processos são essenciais para uma boa administração e de que modo a utilização desses processos ou a falta deles afeta a organização como um todo.

O objeto de estudo é a empresa Agro.Com nome fictício que representa aqui uma grande empresa do setor de comércio de materiais para construção,  estabelecida em Porto Velho, Rondônia, inaugurada em 2003.

A  Agro.Com é uma empresa familiar que não parou no tempo e que procura administrar de maneira séria e dedicada, sempre acreditando que o futuro se constrói com um presente bem feito. Com uma estrutura que não deixa a desejar  a nenhuma loja dos grandes centros, firmou liderança oferecendo uma variedade mais ampla de produtos que incluem seções de presentes, ferragens, ferramentas, pisos, material básico, material de acabamento, tintas, utilidades e etc..

Missão: Conquistar e fidelizar clientes com qualidade em serviços, produtos e soluções diferenciadas.

Visão: Exercer liderança no comércio de materiais de construção e acabamentos na Região Norte, sendo reconhecida pela qualidade de seus produtos e serviços.

Valores:

-Credibilidade perante todos os públicos.

-Lucro como fator de competência e crescimento.

-O respeito deverá ser um fator global.

-Promoção da valorização pessoal e profissional dos colaboradores.

A empresa conta com quase 100 funcionários e cerca de 3.200m2 entre loja e depósito. Sua estrutura organizacional é composta da seguinte forma: Diretoria, Secretária Executiva, Gerente Administrativo, Gerente de compras, Recursos Humanos, Supervisor de Vendas, Vendas, Caixa, Logística e Manutenção.  


  1. CARACTERISTICAS DO MERCADO

 Como em qualquer segmento do mercado, a empresa Agro.Com têm dificuldades para encontrar profissionais qualificados no seu ramo de atuação, principalmente no setor de vendas. Pois nesse setor requer alto conhecimento referente aos produtos oferecidos. Diante do desafio de achar profissionais, a solução da empresa é reduzir as exigências na hora de contratar e formar novos profissionais. O responsável pelo RH nos disse que a metade dos profissionais contratados necessita de treinamento em alguma área. Para superar a escassez de mão de obra qualificada, a empresa procura investir na capacitação dos próprios funcionários.

 

  1. LEVANTAMENTO DAS NECESSIDADES DE TREINAMENTO

De acordo com o RH, o levantamento das necessidades de treinamento é feito através de um plano anual da empresa, em nível estratégico e tático, alinhado ao mercado no qual a empresa está inserido. Levando em consideração a realidade da organização, número de funcionários e o faturamento da empresa, utilizam-se das seguintes ferramentas.

  1. Quem deve ser treinado?
  2. Como Treinar?
  3. Em que treinar?
  4. Por quem será treinado?
  5. Onde treinar?
  6. Quando treinar?
  7. Para que treinar?
  1. PLANEJAMENTO DO PROGRAMA DE TREINAMENTO

Nesta etapa são definidos os tópicos a serem seguidos, tais como: Definir as responsabilidades para cada ação do treinamento; Apresentar os planos aos executores; Divulgar o treinamento; Verificar o material a ser utilizado; Contratação, caso seja necessários, do profissional que irá ministrar o treinamento e reservar as instalações adequadas.

  1. TIPOS DE TREINAMENTOS

Para algumas funções a empresa opta pelo treinamento no ambiente corporativo, que acontece no momento em que os funcionários estão desempenhando suas tarefas. Promove treinamento também fora do local de trabalho, através de palestras e seminários.

2.1.1.1.1 DINAMICAS DE GRUPO E JOGOS DE EMPRESA

Quando os treinamentos são realizados fora do local de trabalho, de acordo com o tema, há introdução de dinâmicas de grupos e jogos de empresa que simulam situações do cotidiano da organização. Nos treinamentos realizados na empresa as dinâmicas de grupos e jogos não são utilizadas. Seria interessante incorporar essas técnicas nos treinamentos internos, pois as aplicações das dinâmicas de grupo e jogos facilitam o processo de comunicação interna e reúne vários conhecimentos de várias áreas, promove a interação, proporcionando crescimento a todos participantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (212.2 Kb)   docx (37.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com