TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de qualidade

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.195 Palavras (17 Páginas)  •  528 Visualizações

Página 1 de 17

ASSOCIAÇÃO VITORIANA DE ENSINO SUPERIOR - AVIES 

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO AVANÇADA DE VITÓRIA – IESFAVI

ANDRÉ DA COSTA CARDOZO COELHO

GLEITON LEITE

CONTROLE DE QUALIDADE TOTAL: um estudo sobre as práticas de gestão de qualidade.

VITÓRIA

2015

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO AVANÇADA DE VITÓRIA – IESFAVI

ANDRÉ DA COSTA CARDOZO COELHO

GLEITON LEITE

CONTROLE QUALIDADE TOTAL: um estudo sobre as práticas de gestão de qualidade.

           Trabalho apresentado à disciplina Processos Decisório, do curso de Administração como requisita de avaliação.

           Orientador: Prof.º Me. Cléber José de Miranda.

VITÓRIA

2015

OBJETIVO

O presente estudo sobre o Controle Total da Qualidade tem como objetivo conhecer seus fundamentos, conceitos e métodos, abrangendo-se não só ao TQC, mas também a outros conceitos como os 5 “S”, CCQ, o Método de Cumbuca e conhecer o PNQ (Prêmio Nacional de Qualidade) abrangendo seus métodos, critérios de excelência e a importância do premio para as empresas.

1  INTRODUÇÂO

Estudar o tema gestão de qualidade é de grande importante na atualidade é conhecer ferramentas administrativas de aperfeiçoamento, já que a cada dia o mercado se torna cada vez mais competitivo e exigente e não só o mercado as empresas que investem na qualidade de seus produtos, na qualidade do ambiente de trabalho dos funcionários, na qualidade de atendimento aos seus clientes e de seus processos estão à frente, possuir métodos, sistemas e processos que melhorem a cada dia as empresa é estar em um processo de evolução continuo.

2 CONTROLE DE QUALIDADE TOTAL

O controle de qualidade total é um sistema de aperfeiçoamento no Japão, foi baseado em ideias introduzidas no termino da segunda guerra mundial a partir de algumas ideias americanas, no Japão é conhecido como TQC (“Total Quality Control”), o TQC é baseado na participação de todos os setores da empresa e de todos seus empregados no estudo e condução do controle da qualidade.

No Japão as atividades de controle de qualidade podem ser divididas em quatro períodos distintos:

1945 á 1955 Japão pós-guerra, revitalização da indústria (produção de 10% do nível antes da guerra) – Busca de uma inspeção mais eficiente; seleção de produtos aceitáveis do restante; introdução dos princípios do controle da qualidade e aprendizado sobre os métodos estatísticos disseminados por Deming.

1945 á 1965 Esforços de reconstrução da indústria – Inserir nos Processos (prevenção); introdução dos círculos de controle de qualidade (CCQ) e de procedimentos para especificação da produção e padrões operacionais, além de capacitação dos funcionários.

1965 á 1975 Crescimento industrial moderado, desacelerado pela crise de petróleo na década de 1970 – Melhorar a qualidade e promover conscientização ambiental e contribuir com responsabilidade social; desenvolvimento de métodos para redução de custos; surgimento do CWQC, parte vital do TQC e introdução do gerenciamento pelas diretrizes.

1975 á 1988 Crescimento industrial acentuado (como ameaça para a indústria americana e europeia em vários setores) – Disseminação dos princípios do TQC, advindos da indústria manufatureira para outros setores industriais; disseminação no mundo por meio de conferencias; introdução de diversos cursos de capacitação, destacando-se cursos básicos e avançados sobre TQC e outros métodos e técnicas.

1988 até os dias de hoje. Busca de maior competitividade em face das respostas de outras nações, particularmente o Estados Unidos – As normas internacionais de garantia da qualidade (série ISO 9000) e normas setoriais (TL 9000, do setor de telecomunicações, QS 9000 e ISO TS 16949 do segmento automotivo); introdução do prêmio japonês da qualidade.

Na visão americana do TQC citada por Armand Feigenbaum é definido como sistema eficaz para integrar a manutenção da qualidade e os esforços de melhoria da qualidade dos vários grupos da organização, de modo a possibilitar a produção em níveis econômicos, permitindo alcançar a completa satisfação dos clientes.

2.1 PRINCIPIOS BÁSICOS DO CONTROLE DA QUALIDADE TOTAL

  1. Produzir e fornecer produtos ou serviços que atendam as necessidades dos clientes.
  2. Garantir a sobrevivência da empresa através do lucro continuo adquirido pelo domínio da qualidade.
  3. Identificar o problema mais critico e solucioná-lo pela mais alta prioridade.
  4. Falar, racionalizar e decidir com dados e com base em fatos.
  5. Gerenciar a empresa ao do processo e não por resultados.
  6. Reduzir metodicamente

2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA

O nome Administração Científica é devido a tentativa de aplicação dos métodos da ciência aos problemas da Administração a fim de aumentar a eficiência industrial. A Escola da Administração Cientifica foi iniciada no começo do século passado pelo engenheiro americano Frederick w. Taylor que teve inúmeros seguidores como Gantt, Gilbreth, Emerson, Ford, Barth entre outros e provocou uma verdadeira revolução no pensamento administrativo e no mundo industrial da sua época.

1º Período de Taylor Corresponde a época da publicação de seu livro Shop Management (1903), sobre as técnicas de racionalização do trabalho do operário, por meio do estudo dos Tempos e Movimentos. Taylor observou que o operário mais produtivo percebia que recebia a mesma remuneração que o operário com baixa produção o mesmo se acomodava, perdendo o interesse e não produzia mais de acordo com sua capacidade.

2º Período de Taylor corresponde a publicação do seu livro The Principle of Scientific Management (1911), quando concluiu que a racionalização do trabalho operário deveria ser acompanhada de uma estruturação geral para tornar coerente a aplicação dos seus princípios na empresa como um todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.4 Kb)   pdf (185.3 Kb)   docx (24.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com