TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de qualidade

Por:   •  19/9/2015  •  Resenha  •  559 Palavras (3 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 3

Os principais fatores que definem a qualidade de uma organização são as expectativas dos clientes, as exigências do mercado, os objetivos da organização e os requisitos legais como normas e regulamentos entre outras.

Na gestão da qualidade tem como seus pilares a orientação por objetivos e a orientação do cliente. Então assim a parte de gestão de qualidade dos produtos deve ser preocupar em cumprir com a visão e a missão da organização para alcançar objetivos e metas.

A qualidade total tem como abordagem a gestão da qualidade que procura maximizar a competividade da organização através da melhoria continua da qualidade de seus produtos, serviços entre outros.

Administração de processos e um modo de gerenciar a organização através do planejamento estratégico, da visão sistêmica e estruturação por processos, assim os objetivos organizacionais são bem definidos.

Os processos dentro da organização que não agrega valor devem ser imediatamente eliminados. E queos processos são uma serie sistemática de ações direcionadas para se alcançar os objetivos.

Os processos passam por todos os departamentos e áreas da organização, mas para isso se e necessário que antes de programar a administração por processos seja implementado um processo de mudança organizacional.

Processos e a mesma coisa de controle e que precisa de entradas apropriadas para conseguir produzir saídas adequadas para os objetivos traçados e que para esses objetivos ser atingidos com recursos usados na sequencia e medida certa.

As normas técnicas usadas em geral em toda organização e a serie ISO 9000, e que e composta pelas seguintes normas: ISO 9000, ISO 9001 e ISO 9004:2000.

A implementação dos sistemas de gestão se ocorre através de fases e elas são:

Diagnostico organizacional – onde se elabora – se o plano estratégico da organização

Capacitação – e iniciado uma capacitação com a conscientização da cúpula estratégica

Conscientização – onde os multiplicadores ira conscientizar os empregados sobre a implantação do sistema de gestão.

Sistema e documentação do sistema de gestão – e onde os processos antigos são ajustados ao novo plano estratégico, e os que não se encaixam nos novos objetivos da organização são eliminados e novos processos são criados caso seja necessário.

Implementação e treinamento – os funcionários passam pelo processo de conscientização e treinamento para o novo sistema de gestão.

Os principais benefícios que uma organização consegue quando se tem qualidades são menos reclamações de clientes, motivação dos trabalhadores, redução dos prazos nas entregas entre outras.

No decorrer dos tempos os conceitos de qualidade sofrem mudanças e qualidade e vista como um elemento fundamental na organização para o gerenciamento da mesma e para a sobrevivência das organizações.

A visão estratégica da qualidade, e ampla e de longo prazo e a qualidade não pode ser vista de forma isolada e que a qualidade e também um diferencial competitivo para organização.

A qualidade deve ser avaliada continuamente e deve ter objetivos em longo prazo para resultados práticos e assim obter benefícios em curto prazo. E a qualidade tem um alto custo, mas o seu retorno e vantajoso.

A gestão de qualidade total e a busca da qualidade e deve se envolver todos da organização e tem como objetivos principais a melhoria continua e a satisfação do consumidor final.

E necessita de esforços da organização para identificar oque os clientes querem, projetos produtos e serviços para atender oque os clientes querem, identificar onde ocorreram os erros nos processos para evita-los, fazer a utilização dos resultados para melhoria e expandir esses conceitos para os fornecedores e distribuidores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (40.4 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com