TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de qualidade

Por:   •  23/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.778 Palavras (8 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 8

Anhanguera Educacional

Disciplina: Gestão da Qualidade

NOME

Karolina Baessa dos Santos

RA

4997018666

NOME

Renata Silva de Sousa

RA

588575152

NOME

Roberta Silva de Souza

RA

588575192

Gestão da Qualidade

Anhanguera Educacional

ANO 2015

O impacto do conceito estratégico da qualidade para as pessoas

Uma constatação básica que pode ser feita é a de que as pessoas, como ocorre com as organizações estão atuando hoje sobre forte pressão da concorrência e isso é visível por exemplo, na crescente qualificação dos profissionais de todas as áreas nos constantes intercâmbios que eles mantêm com colegas do pais e do exterior, na facilidade que obtém as informações técnicas de qualquer área na agilidade para sempre obter dados básicos que permitam tomar boas decisões.

Em um ambiente de extrema concorrência a qualidade da ação profissional passa a ser um diferencial considerável pois nem sempre a competência técnica pode ser esse diferencial já que uma multiplicidade de meios pode viabilizar o acesso a níveis de capacitação elevados. Por isso podemos observar que o desenvolvimento da visão estratégica da qualidade nas pessoas é o primeiro passo para o desenvolvimento e a consolidação da visão estratégica da qualidade das próprias organizações

Pontos importantes

- Visão de marketing: garantir sua imagem estratégica pois conquistar respeito no mercado dependem muito das decisões e ações.

- Domínio de cena: Organizar as informações e compreender mensagens que trazem algo mais complexo assim transformando á em conhecimento assim conseguindo domínio do cenário sendo vital para a sobrevivência de quem precisa impor posições.

- Ação equilibrada: O equilíbrio entre a oferta e a demanda por ações profissionais qualificadas pode ser uma variável de difícil controle, descobrir demandas não atendidas pode ser uma postura estratégica, assim conseguindo garantir o mercado para as ações.

- Criar demanda: Garantir ideias e posturas inovadoras que sejam capazes de criar uma demanda, criando um mecanismo pratico de interesse de mercado mesmo que o mercado não tenha ideia do seu interesse.

A componente operacional no conceito da qualidade

Essa concepção está centrada no fato de que a qualidade deve ser gerada a partir do processo produtivo este princípio básico fez com que convergissem para o processo produtivo todos os esforços da qualidade e determinou por consequência que a maioria das ferramentas historicamente utilizadas para este fim fosse centradas em melhorias no processo produtivo.

A visão estratégica da qualidade acabou por mudar este quadro passando a contemplar a análise da ação de concorrentes, o atendimento de requisitos de clientes já no projeto do produto ou a análise do valor conferido pelo consumidor ao produto ou aos serviços.

Antes que fosse cristalizada a percepção de que a qualidade precisava ser gerada no processo produtivo, o esforço dos especialistas na área estava centrado na qualidade do produto, para tanto foram desenvolvidos instrumentos de avaliação do produto acabado, por meio de inspeções e analises de amostras. A ineficiência desse procedimento foi percebida rapidamente a inspeção do produto não tem o poder de alterar qualidade do próprio produto.

A ênfase da qualidade no processo concentra-se na eliminação de defeitos que ocorre ao longo de fases bem definidas, que vão desde a percepção dos defeitos, passam pela sua correção e desaguam na eliminação de suas causas. A concepção operacional da qualidade dá origem a sua gestão da qualidade no processo que pode ser definida de forma sucinta, como direcionamento de todas as ações do processo produtivo para o pleno atendimento ao cliente. Assim concentra –se no empenho para a melhoria do processo produtivo dois conjuntos de procedimentos são típicas nesse esforço as ações de controle e as melhorias do processo de produção e cada um deles gerou formas especificas de gerenciamento.

Pontos importantes

- Obtenção de resultados rápidos e esse benefício é particularmente observado quando ocorrem a anormalidades que precisam ser rapidamente corrigidas com o desvio de matérias da fábrica.

Envolvimento das pessoas no esforço pela qualidade

O esforço para criar e consolidar um efetivo envolvimento das pessoas no esforço de desenvolvimento e operação das organizações sempre existiu e o ser humano é o único recurso capaz e transformar as organizações a importância da ação é chamada de potencial humano nunca foi posta em dúvida, mas a relação de envolver as pessoas no esforço de melhoria gera preocupação pois tentando selecionar técnicas adequadas acabou gerando enorme diversidade de métodos.

O reconhecimento dessa complexidade determinou que o tratamento do processo de envolvimento das pessoas na busca da qualidade tivesse dimensões táticas e não operacionais, no nível da media gerencia com ferramentas e dispositivos de alcance pronto e amplo e essa postura gerou novas estratégias com uma nova visão ampliada desse envolvimento.

 O processo de envolvimento concebido sob forma de interações e relações, integra a dimensão tática da qualidade ou seja uma maneira de mecanismo que compõem uma visão ampla da questão e para esta nova visão pode-se definir algumas etapas bem caracterizadas das quais decorem um conjunto especifico de ações.

Pontos importantes

- Construindo as interações: Existem as relações formais, bem conhecidas, estruturada em bases contratuais e legais e dessa forma consegue-se o resultado básico esperado e a contribuição eficiente, eficaz e ajustada a organização.

- Formalizando as interações: Os mecanismos que formalizam as interações em geral de processos bem definidos e organizados de transmissão de informações e esses mecanismos envolvem treinamentos, palestras e seminários, vários métodos formais de transmissão, divulgação e melhoria das informações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (108.2 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com