TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de qualidade

Por:   •  9/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.733 Palavras (15 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 2][pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

ADMINISTRAÇÃO

8° SEMESTRE

                   GILSON        DA SILVA CORREIA                     RA: 5536114657

                   JENNIFER CIRYNO FERREIRA                 RA: 4977926075

                   KATIA CAROLINO OLIVEIRA                     RA: 4561916216

                   SABRINA CRISTIANE DE OLIVEIRA      RA: 5531116012

GESTÃO DE QUALIDADE

                     PROFESSOR ME. MÔNICA SATOLANI

                     PROFESSOR PRESENCIAL PAULO ARAÚJO

                   

PINDAMONHANGABA

                                                2015

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO                                                                        3
  2. OQUE É QUALIDADE? COMO SEU CONCEITO SE ALTEROU AO LONGO DO TEMPO                                                                                4
  3. OQUE É GESTÃO DA QUALIDADE E COMO FOI SUA EVOLUÇÃO?          4
  4. QUAIS FORAM OS PRINCIPAIS “GURUS” DA QUALIDADE?                5
  5. QUAIS SÃO OS OITO PRINCÍPIOS DA GESTÃO DE QUALIDADE?                6
  6. GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL                                                7
  7. QUADRO 1- CICLO PDCA                                                                8
  8. O QUE É TQM E COMO O CICLO PDCA CONTRIBUI PARA UMA MELHOR GESTÃO EM TQM?                                                                        8
  9. QUADRO 2- FERRAMENTAS DE PLANEJAMENTO DA QUALIDADE         9
  10. ENTRE AS FERRAMENTAS DA QUALIDADE, QUAIS AS MAIS IMPORTANTES ANALISADAS PELA EQUIPE                                        10
  11. PROCESSO DE MELHORIA CONTÍNUA NAS EMPRESAS                        11
  12. CONSIDERAÇÕES FINAIS                                                                12
  13. REFERÊNCIAS                                                                        13

INTRODUÇÃO

Nesta nova era temos uma grande necessidade de implantar nas empresas um sistema onde busque a padronização de atividades, a melhoria contínua da produtividade e também a redução de custos. Essa busca pelo aprimoramento geralmente se faz pela área chamada "Gestão da Qualidade".

Esse programa de Qualidade visa a excelência em tudo o que é realizado, com enfoque na satisfação dos clientes, dos seus fornecedores e dos seus empregados.

Hoje as empresas vêem o quanto é importante ter um sistema de Qualidade, pois garante aos próprios clientes uma maior confiabilidade em seus produtos e serviços.

Cada empresa terá um tipo de sistema de qualidade. Isso dependerá de uma série de fatores (tamanho, tipo, filosofia, etc) que deverá ser analisada e melhor adaptada por uma consultoria. Vale lembrar que o importante não é só implantar a qualidade na empresa. Deve ser feito todo um trabalho para que seja mantido dia após dia.

OQUE É QUALIDADE? COMO SEU CONCEITO SE ALTEROU AO LONGO DO TEMPO?

A preocupação com a qualidade de bens e serviços não é recente. Os consumidores sempre tiveram o cuidado de inspecionar os bens e serviços que recebiam em uma relação de troca. Essa preocupação caracterizou a chamada era da inspeção, que se voltava para o produto acabado, não produzindo assim qualidade, apenas encontrando produtos defeituosos na razão direta da intensidade da inspeção.

O conceito de qualidade apóia-se em dois pilares: a qualidade envolve uma multiplicidade de itens e a qualidade sofre alterações conceituais ao longo do tempo. O conceito é dinâmico tanto em termos de natureza quanto em termos de alcance. A dependência do conceito de qualidade em relação ao momento gera uma importante propriedade nas ações dos setores produtivos: o empenho pelas inovações em produtos, processos ou métodos de ações.

OQUE É GESTÃO DA QUALIDADE E COMO FOI SUA EVOLUÇÃO?

A Gestão da Qualidade é uma ferramenta que visa relacionar o processo de produção às exigências do consumidor. Tem como objetivo conduzir a operação de uma organização, visando melhorar continuamente seu desempenho em longo prazo, focada no cliente e nas necessidades das partes interessadas.

A preocupação com a qualidade, no sentido mais amplo da palavra, começou com W.A. Shewhart, estatístico norte-americano que, já na década de 20, tinha um grande questionamento com a qualidade e com a variabilidade encontrada na produção de bens e serviços. Shewhart desenvolveu um sistema de mensuração dessas variabilidades que ficou conhecido como Controle Estatístico de Processo (CEP). Criou também o Ciclo PDCA (Plan, Do, Check e Action), método essencial da gestão da qualidade, que ficou conhecido como Ciclo Deming da Qualidade.

Logo após a Segunda Guerra Mundial, o Japão se apresenta ao mundo literalmente destruído e precisando iniciar seu processo de reconstrução. W.E. Deming foi convidado pela Japanese Union ofScientistsandEngineers( JUSE ) para proferir palestras e treinar empresários e industriais sobre controle estatístico de processo e sobre gestão da qualidade. O Japão inicia, então, sua revolução gerencial silenciosa, que se contrapõe, em estilo, mas ocorre paralelamente, à revolução tecnológica “barulhenta” do Ocidente e chega a se confundir com uma revolução cultural. Essa mudança silenciosa de postura gerencial proporcionou ao Japão o sucesso de que desfruta até hoje como potência mundial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (193.6 Kb)   docx (411.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com