TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de qualidade na administração

Por:   •  28/10/2015  •  Ensaio  •  3.095 Palavras (13 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY

ESCOLA DE GESTÃO E NEGOCIOS

Curso de Administração

TRABALHO DE GESTÃO DE SERVIÇOS

RESPOSTAS DOS EXERCICIOS DOS CAPITULOS 1, 2,3 e 4 DO LIVRO GESTÃO DE SERVIÇOS E MARKETING INTERNO

                                                                                                                     Alline Guariento

              Amanda

                                                                           Jarbas                                                

                                                                    Marcos Paulo Silva Nunes

Rio de Janeiro

     2014.2

I Introdução                      

A história de sucesso da empresa Instituto Beleza Natural relata um sucesso empreendedor e pioneiro no que diz respeito a satisfação de embelezamento de cabelos cacheados, foi fundado em 1993 pelos atuais donos da rede: Heloisa Assis, Leila Velez, Rogério Assis e Jair Conde.

 Dona Zica (Heloísa), nasceu em uma família humilde e formada por treze irmãos. O sentimento e a vontade de melhorar sua própria aparência a fez testar vários produtos, onde em um destes testes e da mistura dos produtos veio a criação de um produto inovador e adequado para o seu tipo de cabelo.

Com o espirito de empreender e inovar a empresa percebeu que no mercado havia um grande percentual de mulheres com cabelos crespos distribuído em vários níveis e classe social, a partir dai foi desenvolvida sua estratégia de investir no mercado.

“No Brasil a indústria da perfumaria e cosméticos é um dos setores que mais se destacam. Com uma média de crescimento anual de 11% nos últimos dez anos, o país alcançou em 2006 a terceira posição no ranking mundial de consumo de cosméticos e atingiu um faturamento de aproximadamente R$ 17 bilhões, ficando à frente de países como França e Inglaterra.” (LUMI, 2012).

O negocio da empresa é a produção, serviços de beleza e comercialização de cosméticos e seu objetivo é criar soluções para que de alguma forma tentar elevar a autoestima de seus clientes e colaboradores, os produtos são de boa qualidade, os preços acessíveis, os resultados eficazes e tudo isso em um ambiente agradável e diferenciado.

II  Desenvolvimento

Os serviços do Beleza Natural segue uma linha que vai desde a hidratação, escova, corte, tintura, sobrancelha, ate o  embelezamento de mãos e pés. Possui uma linha completa de produtos da marca própria e varios serviços especializados, o grande sucesso é o “Super Relaxante”, um produto desenvolvido internamente, com fabricação própria e patenteado no Brasil.

A empresa criou um inovador processo de aplicação, já que o “super relaxante” não é um produto agressivo, ele deve ser aplicado mensais, tendo a manutenção com produtos exclusivos da empresa, tais como: shampoo, condicionador e creme de pentear. Fazendo assim seu fluxo de receita ser ainda maior.

A empresa trabalha com profissionais treinados e especializados para a área atuante, e com um controle de qualidade rígido. O Beleza Natural procura manter o padrão de qualidade de suas filiais, seguindo as normais e especificações da matriz. A matriz e suas filias ficam em pontos estratégicos, de fácil acesso. Mensalmente uma equipe de auditores visitam suas filiais avaliando individualmente os colaboradores com relação ao cumprimento dos padrões de limpeza, atendimento e qualidade dos produtos e serviços oferecidos pela empresa.

Sua estrutura é bastante ampla, com designer diferenciado e com um atendimento especializado. Para deixar o processo de mais ágil e eficaz seus clientes passam por profissionais especialistas em determinada atividade, também agrega outros serviços sem nenhum custo adicional, exemplo são servidos na sala de espera cafezinho com biscoitos e pão de queijo, deixando o cliente acolhido e satisfeito.

Em uma pesquisa, vimos que no município de Florianópolis possui pouca concorrência, existem poucos salões especializados em cabelos crespos e ondulados, e os que têm, não possuem um diferencial no produto e no atendimento como o Beleza Natural tem. Sendo assim um excelente local para abrir uma filial.

O foco da empresa é o publico C e B, e o município de Florianópolis possui cerca de 48% da população na classe C, com preços acessíveis a essa classe, tendo como diferencial um salão com designer moderno e atendimento especializado, fazendo seu publico alvo sentir-se a vontade e segura de ter um resultado positivo na realização de seu serviço.

Um dos seus pontos estratégicos é a divisão de sua clientela vários nichos: mulheres clientes exclusivamente dos serviços tradicionais de cabeleireiras e manicure, crianças, mulheres clientes do Super Relaxante, homens e clientes do Espaço Vip, clientes com maior nível de exigência que buscam serviços com atendimento imediato e individualizado, com vantagens especiais e preços com margens maiores, o atendimento é feito previamente por agendamento.

No que diz respeito a sustentabilidade semanalmente a empresa recolhe a embalagens vazias, para serem processadas e reutilizadas como matéria-prima plástica para diversos fins, onde os lucros são utilizados para compras de cestas básicas para colaboradores em situação de dificuldade diversas..

 III – Conclusão

Concluímos que a Empresa Beleza Natural torna-se uma franquia que faz a diferença perante a sociedade e a seus concorrentes, sendo capaz de criar um produto revolucionário que atende um publico diferenciado efetuando um atendimento profissional com salões bem estruturados.

Além do seu produto carro chefe a grande jogada da empresa e o sentimento de respeito e honestidade no trato com clientes internos e externos, preservando a transparência das relações e o atendimento encantador. Compromisso com o resultado e veracidade de propósitos. Promoção da felicidade por meio da elevação da autoestima em um Ambiente limpo, agradável e de qualidade.

Já que os concorrentes são uma ameaça externa a busca por inovação, por soluções confiáveis e eficazes, com alto padrão de qualidade é constante. A empresa cuida também do seu ambiente interno promovendo a valorização e desenvolvimento profissional dos colaboradores, trabalhando em equipe, com sinergia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (147 Kb)   docx (21.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com